quinta-feira, 8 de março de 2012

Semana da Mulher - Coluna Saúde em Dia

Semana da Mulher

Para marcar as ações de prevenção e promoção em saúde realizadas na semana do Dia Internacional da Mulher, 8 de março, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) vem realizando desde a última segunda-feira, 5/3, várias atividades para as usuárias do Sistema Único de Saúde (SUS) em Aracaju. A Semana da Mulher segue até amanhã nas Unidades de Saúde da Família (USF) da Capital, enfatizando a importância de que a prevenção e o diagnóstico precoce são as melhores formas de garantir saúde para a população feminina.

Pedal das Divas

Hoje, o Dia Internacional da Mulher vai ser comemorado de uma forma diferente em Aracaju. É o Pedal das Divas, um passeio ciclístico promovido pela ONG Associação Ciclo Urbano (http://www.ciclourbano.org.br), que conta com a parceria da Secretaria Estadual de Saúde, através da Coordenação de DST/AIDS, da bicicletaria Magazine Bike Show e da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT). A concentração será às 19h, no Calçadão da 13 de Julho e o passeio seguirá até a Passarela do Caranguejo.

Medicina hospitalar

Desde o ano passado, está em implantação no Hospital Primavera o projeto de Medicina Hospitalar. Trata-se de uma área de atuação que tem como meta a melhoria na atenção aos pacientes internados, com um maior envolvimento e cooperação da equipe multidisciplinar, visando a segurança do paciente.

Olho na obesidade

Metade das pessoas obesas que fazem redução de estômago volta a engordar parcialmente, e 5% ganham todo o peso de novo. Por isso, não adianta apenas se submeter à cirurgia bariátrica: é preciso mudar de hábitos e manter uma reeducação alimentar para o resto da vida. A operação também deve ser a última alternativa para quem precisa emagrecer – seja por obesidade mórbida ou por doenças associadas ao excesso de peso.

Mulheres afetadas

Segundo o IBGE, até 2010 havia 12,5% dos homens adultos com obesidade e 16,9% das mulheres. A incidência é maior entre homens de 45 a 54 anos e mulheres de 55 a 64 anos.

Superação

Mulheres que lidam com câncer serão entrevistadas no próximo sábado, pela radialista Magna Santana, no programa Viva Bem. A psicóloga da Clínica Onco Hematos, Shirley Rocha, também fará parte do bate papo. Anote o horário: de 9h as 10h.

Doação

O Dia Internacional da será de mobilização e promoção a cidadania no Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose). A ação educativa e de doação contará com a colaboração do Centro Comunitário ‘Deus é Bom’, além de funcionários da Azaléia.

Kit de beleza

A Fundação Hospitalar de Saúde (FHS) lançou a campanha 'Mulher, você faz a diferença' para homenagear as servidoras. Elas poderão responder a pergunta 'Por que você faz a diferença no Sistema Único de Saúde (SUS)?' através do site www.fhs.se.gov.br . As cinco melhores respostas ganharão um kit de beleza.


Nenhum comentário: