terça-feira, 27 de março de 2012

Ensinamentos

Os mais velhos, por mais humildes que sejam, mesmo aqueles que tem pouca instrução, sempre têm algo para ensinar aos mais jovens.
Gosto muito de ouvir o que as pessoas mais velhas, com mais experiência, têm a dizer. E também observar seus atos e atitudes. Pra mim servem de lição, tanto os erros, para que evitá-los, como os acertos, que podem servir de exemplo.
Quando saí da TV Sergipe, fui me despedir de todos os amigos e lembro-me bem até hoje as palavras que o então diretor técnico, o falecido Nilton Linhares - mais conhecido por todos como seu Linhares -, me disse: - "Minha filha, não fique triste, pois tem algumas coisas na vida que a gente tem certeza, a maior delas é que todos um dia vão morrer. O mesmo acontece com quem está empregado, que pode ficar desempregado. Você é jovem, sabe trabalhar, então toque sua vida pra frente...".
Sim, sábias palavras de seu Linhares. Segui em frente, percorrendo o meu caminho.
Assim como aprendi com ele, aprendi e aprendo com várias pessoas mais velhas. Com a minha mãe, a nunca se lamentar pelo passado e parar para desejar mal a ninguém. Dona Márcia se separou aos 29 anos de idade, com três filhos pequenos pra criar, nada de ajuda de ex-marido e foi a luta para garantir o nosso sustento.
Minha avó, aos 86 anos, fazia as contas do que tinha para pagar somando de cabeça e mantinha tudo sob controle - essa ainda estou tentando seguir. Meus tios, primos, amigos, conhecidos, colegas de trabalhos....
E tantas outras pessoas que passam pela nossa vida... Aprender é um exercício diário, seja na vida pessoal ou profissional.

Nenhum comentário: