Decisão contestada
O Conselho Federal de Medicina (CFM) entrará na Justiça contra a decisão da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) de permitir a disposição de medicamentos isentos de prescrição fora dos balcões das farmácias. O tipo da ação a ser impetrada nos próximos dias ainda está sendo definido. Em nota distribuída dia 27 de julho, mesma data da publicação da resolução da Anvisa, juntamente com o Conselho Federal de Farmácia e com a Federação Nacional dos Farmacêuticos, o CFM afirma que a decisão da agência induz à automedicação e ao uso irracional de medicamentos, contribui para o aumento no total de casos de intoxicação por medicamentos e estimula a falsa percepção de que remédios isentos de prescrição são inofensivos ou não fazem mal, entre outros pontos.
Remédios à mão
Analgésicos, antitérmicos e remédios vendidos sem prescrição médica voltam a ser expostos nas prateleiras das farmácias e drogarias em todo Brasil. Até então, esses medicamentos não ficavam em locais de livre acesso ao público. Para adquirir, o consumidor deveria solicitar esses produtos ao farmacêutico no balcão da farmácia. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) alterou no dia 27 de julho o parágrafo primeiro do artigo 40 da Resolução nº 44 de 2009, autorizando a venda desses medicamentos fora do balcão, em locais ao alcance dos usuários.
Saúde Bucal
A Secretaria Municipal de Saúde promoveu esta semana uma palestra sobre saúde bucal para os usuários do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), localizado no Centro de Especialidades Médicas, Cemar - Augusto Franco. No CEO são ofertados serviços e tratamentos especializados gratuitos nas áreas de cirurgia, periodontia, endodontia e radiologia. O dentista especializado em periodontia, Carlos Augusto Bittencourt, abordou os hábitos saudáveis como a correta higienização bucal e boas práticas em saúde para aqueles que sofrem de doenças que afetam os tecidos da boca, como a gengivite e a placa bacteriana.
Saúde Bucal I
Acontece esta semana no Hotel Oasis Atlantico, em Fortaleza, a convenção semestral da Maisodonto. No evento, reúne-se toda a equipe do comercial, relacionamento e credenciamento odontológico de todas as 11 praças que a empresa atua, incluindo Sergipe. O principal objetivo do encontro é alinhar as metas e ações da empresa durante o semestre.
Nestor Piva
De janeiro a julho de 2012, a Unidade de Urgência Nestor Piva (Zona Norte) atendeu 85.214 usuários, realizando 291.012 atendimentos nas áreas de clínica médica, ortopedia, enfermagem, cirurgia e odontologia. A unidade compõe a Rede de Urgência e Emergência da Prefeitura de Aracaju. No primeiro semestre foram realizados 62.873 atendimentos clínicos e 11.461 cirúrgicos. A maior procura acontece nos turnos da manhã e tarde quando a unidade registra quase o dobro do fluxo do atendimento do período noturno. Em média, a cada mês a unidade atende 14 mil usuários e realiza 48 mil procedimentos.
Trabalho reconhecido
Dos 210 bancos de leite que existem no Brasil, 140 foram homenageados. Desses, dois são sergipanos: o Banco de Leite Humano Marly Sarney, vinculado à Maternidade Nossa Senhora de Lourdes, e o Banco Irmã Rafaela Pepel, de Itabaiana. Eles foram homenageados pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) em julho por terem mantido os dados atualizados no período compreendido entre os anos de 2006 e 2011.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário