segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Praia do Forte tem natureza e história


Praia do Forte
Igrejinha dos pescadores
Rua principal
A Praia do Forte, localizada no município baiano de Mata de São João, no litoral norte, é um desses lugares que conseguem agradar ao turista, que encontra conforto, tudo que precisa: boa comida, hotéis, pousadas e casas para alugar, bares e restaurantes bem diversificados, sem perder a característica de lugar rústico, nativo. Lá está instalado o Projeto Tamar, tem aldeia de pescadores e na rua principal – onde não trafegam carros – há uma casa de taipa onde pode ser comprar beiju feito na hora e outras iguarias, artesanato, lojas e mais lojas. No início dela fica o Bar do Souza, onde o bolinho de peixe é simplesmente uma delícia. Depois do almoço, uma caminhada para fazer a digestão faz bem , em direção ao Tango Café, cujas tortas são de dar água na boca.


Natureza e história
Artesanato
Castelo Garcia D'Ávila
Se estiver indo para Salvador ou outra praia da Linha Verde, vale a pena passar na Praia do Forte. Se tiver sem pressa, quem sabe comprar algum artesanato, bater belas fotos e não deixar de visitar o Projeto Tamar. Com mais tempo, as opções são inúmeras: praia, passeios, Projeto Baleia Jubarte, Reserva Ecológica Sapiranga e projetos de conservação do patrimônio histórico e cultural. Vale a pena também visitar o parque histórico do Castelo do Forte Garcia D'Ávila, que atrai turistas e pesquisadores de todo o mundo.



Você sabia?
A Mina de Chico Rei é uma escavação subterrânea localizada sob parte da cidade mineira de Ouro Preto onde, por tradição oral, o personagem real conhecido como Chico Rei, trazido do Congo como escravo trabalhou explorando-a até comprar sua carta de alforria. Vale a pena conferir!


Patrimônio da Humanidade
São Cristóvão, distante 23 km de Aracaju, abriga um dos 19 bens reconhecidos como Patrimônio Cultural da Humanidade. A Praça São Francisco, localizada no centro histórico do município, é um dos principais pontos turísticos do estado de Sergipe. Logo, é preciso ficar atendo ao horário de visitação dos monumentos.  As Igrejas e Museus que fazem parte do roteiro de visitação estão abertos ao público de terça-feira a sábado, das 10h às 16h. No domingo, o horário de funcionamento das Igrejas é das 9h às 13h, o Museu de Arte Sacra das 10 às 13h e o Museu Histórico de Sergipe tem seu horário normal, das 10h às 16h. Junto à Praça São Francisco está inserido no roteiro turístico a Igreja de nossa Senhora do Rosário, Igreja do São Francisco, Museu de Arte Sacra, Museu Histórico de Sergipe, Igreja Nossa Senhora da Vitória, Igreja de Nossa Senhora do Carmo, Igreja de Nosso Senhor dos Passos,Museu dos Ex-votos,  Memorial de Irmã Dulce e a Gruta de Nossa Senhora de Lourdes.

Guia Sergipe
Foi lançado na quarta-feira, 22, no hotel Mercure Aracaju, a 10ª edição do Guia Sergipe Trade Tour. A publicação é uma realização da S&Z comunicação e uma iniciativa da editora Waldete Zampieri. Durante o lançamento também foram homenageadas diversas entidades que contribuíram com a editoração do guia e, especialmente, a jornalista Silvinha Oliveira, falecida este ano e que contribuiu desde o início dos trabalhos de criação do guia. Para Waldete Zampieri editora do Guia Sergipe Trade Tour, este ano é muito especial pois se comemora o 10º aniversário da publicação. O guia já está disponível nas bancas de revistas e livrarias. Na foto, Waldete Zampieri com a Vitória e Silva Júnior, filha e esposo de Silvinha Oliveira.

Nenhum comentário: