segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Apologia ao fumo no Brasil começa no Brasão da República


É isso mesmo. A apologia ao fumo no Brasil começa no Brasão da República. Isso passa despercebido ao cidadão comum, mas por questão ética, deveria ser mudada. À época da instituição do Brasão, até se justificava as folhas de fumo integrá-lo, uma vez que, ao lado do café, é uma das mais importantre culturas agrícolas do país.
Passados tantos anos, onde o combate ao fumo e aos males que ele causa é crescente, está mais do que na hora de buscar uma outra "folhinha" que cause menos danos à saúde da população. Se fosse para analisar aqui em Sergipe, poderíamos utilizar as folhagens da laranjeira, cuja flor é bonita e perfumada, ou ainda quem sabe as do cajueiro, que se espalha por nossa terra.

Como sugestão, temos ainda os milharais, de cujo fruto se produz tanta coisa gostosa e saborosa. Até o feijão, tão brasileiro, seria mais indicado...

Sabemos que esta não é uma mudança fácil, pois trata-se de um símbolo nacional, mas com certeza é politicamente correta. Vamos torcer para que algo seja feito.

3 comentários:

Jose Ailton disse...

Para quem está menos informado, as folhas que estão em nosso brasão representam nosso café.

Jose Ailton disse...

Apenas corrigindo: não sou fumante portanto, não havia reconhecido as folhas de fumo à direita ao lado das de café. É piada...

Alexandra Brito disse...

São coisas que precisam ser revistas...