sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

Estão me cobrando IPTU que já paguei

Hoje estou indignada e tenho razão para tanto...Recebido ontem uma correspondência da Prefeitura Municipal de Aracaju e só abri hoje, achando que era já o carnê do IPTU deste ano. Qual não foi a minha surpresa quando li que se tratava de uma cobrança da última parcela do referido imposto, de 2009, que já está paga.

A minha sorte é que guardo sempre esses documentos oficiais, mas cá para nós, é um saco. O que deveria mesmo era esses orgãos emitirem, ao final de cada ano, uma certidão negativa de débitos para os contribuintes. Isso vale também para boletos de água, energia, telefone etc.

O que acho mais absurdo é a pessoa ter pago e ter que comprovar que pagou. Até o momento, não vi nehuma empresa, administradora de cartões e órgãos públicos errarem para mais, ou seja, que pagamos a mais e temos dinheiro para receber. Só erram para menos e você que não prove que pagou.

Isso já aconteceu comigo há uns seis anos, quando estava prestes a ter minha filha. Recebi várias ligações da Caixa Econômica Federal, inclusive no trabalho, onde diziam que eu estava devendo parcelas do Crédito Educativo, que eu tinha pago. Apesar de informar que estava no final da gravidez, com complicações de saúde, as ligações aconteceram antes e depois do parto.

Por sorte consegui encontrar o que tinha pago, na época há mais três anos. Quitei o que faltava porque precisei contrair um financiamento imobiliário junto a Caixa e só poderia fazer se não tivesse devendo nada. Fui lá e comprovei que tinha pago, mas juro que da próxima vez que passar por um constrangimento desse vou à Justiça pedir idenização por danos morais.

Quer um exemplo, o teto máximo de recolhimento para o INSS é de dez salários mínimos, mas se a pessoas tiver dois ou mais vínculos empregatícios e recolher a mais, o instituto não devolve o 'excesso'. O trabalhador que se vire para levar uma certidão de um emprego para o outro, para fazer ajustes no recolhimento.

No final, quem sempre paga a conta é o cidadão.

Um comentário:

Anônimo disse...

poxa eu paguei de 2011,e nao acho o comprovante..me dao uma ideia..acho isso um absurdo..