quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Coluna Saúde em Dia

Aracaju sem cigarros

A campanha 'Respire qualidade de vida: Aracaju sem cigarros' da Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA) foi divulgada pela coordenadora da Vigilância Sanitária de Aracaju, Ana Angélica, que esteve na manhã de ontem na Câmara Municipal de Aracaju (CMA). O trabalho de conscientização tem início ontem, quando equipes da Secretaria Municipal de Saúde juntamente com a Vigilância Sanitária começaram fazer abordagens educativas de combate ao tabagismo, por meio da distribuição de panfletos e de adesivos em órgãos públicos e agências bancárias do Centro da capital.

Projeto de Emmanuel

Sem esconder a satisfação em ver um projeto de lei de sua autoria conquistando bons resultados, o vereador Emmanuel Nascimento (PT) usou a tribuna da Câmara Municipal de Aracaju (CMA) ontem, para falar sobre o prêmio recebido pela capital sergipana, por registrar o menor índice de fumantes do país. Segundo o vereador petista, o prêmio é consequência de projeto de lei aprovado pela Casa Legislativa. “Esse prêmio é fruto da lei 3.756, cujo projeto foi de minha autoria e proíbe o cigarro em locais públicos fechados, mas aqui aprovada, portanto, é de todos os vereadores. Graças ao nosso trabalho, a população tem um ar melhor para respirar, uma melhor saúde e o município tem menos gastos no tratamento de pessoas fumantes", destacou Emmanuel.

Novos servidores

Na próxima segunda-feira, 13, será realizada a posse dos novos funcionários da Fundação de Saúde Parreiras Horta (FSPH), aprovados no último concurso público realizado no ano passado. A solenidade será no auditório do Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose), às 8h. Eles serão recepcionados pelo diretor-geral, Roberto Gurgel, diretor Operacional, Sérvulo Nunes e Diretor Administrativo-Financeiro, Augusto dos Santos. Ao todo serão 58 técnicos de laboratório e uma assistente social, que irão trabalhar nas unidades Hemose e no Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen).

Quitação de dívidas

Pensando em facilitar a quitação de débitos dos clientes inadimplentes, a Unimed Sergipe está negociando as faturas em aberto. Os clientes poderão parcelar a dívida nos cartões Visa, Mastercard e Banese ou no cheque pré-datado. A depender do valor do pagamento a ser realizado, o cliente terá a facilidade de dividir a dívida em até 10x no cartão ou 6x no cheque pré-datado. O único critério que a Unimed utilizará para efetuar o parcelamento será a condição do nome do cliente não estar no SERASA. Para negociar a dívida, os clientes inadimplentes deverão comparecer à Central de Atendimento, no setor de Relacionamento, localizado na Av. Barão de Maruim, 638 – Centro.

Déda na Somese

O espaço de almoço da Sociedade Médica de Sergipe (Somese) será pequeno para comportar o número de pessoas que deverá almoçar por lá hoje. É que, dando sequência ao calendário de reunião almoço com os candidatos ao governo de Sergipe, a diretoria da entidade recepcionará o atual governador Marcelo Déda, que deverá falar sobre o que já foi feito e o que ainda tem planejado para a área da saúde. O encontro começa sempre ao meio-dia.

Humanidades em Medicina

Começa amanhã no Rio de Janeiro o I Congresso Brasileiro de Humanidades em Medicina. O evento é uma promoção do Conselho Federal de Medicina (CFM) e da Federação Brasileira de Academias de Medicina (FBAM). Durante o evento, será realizada a conferência sobre a imanência filosófica da Medicina, ministrada pelo presidente da Academia Brasileira de Filosofia, João Ricardo Moderno. Também está previsto o painel sobre a importância das humanidades em medicina, coordenado pelo orador da Academia Nacional de Medicina, Aníbal Gil, e pelo representante da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), José Santana. A tarde do evento está reservada para a conferência “Literatura e Medicina” e o painel sobre a importância da antropologia e da sociologia na medicina.

Encontro ANS I

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) estará realizando nos dias 29 e 30 de setembro, em São Paulo, o Encontro ANS. A proposta é reunir 800 participantes do segmento de saúde de todo o país, no Espaço de Eventos Hakka, no bairro da Liberdade, para a apresentação de balanços e perspectivas do setor e esclarecimento de temas relacionados à regulação da saúde suplementar. Na ocasião, estarão presentes diretores e técnicos da agência, além de representantes das operadoras de planos privados, órgãos de defesa do consumidor, entidades médicas, estabelecimentos de saúde e centrais sindicais.

Encontro ANS II

O evento é fechado para convidados e as inscrições estarão abertas no sítio eletrônico da ANS, apenas para as operadoras com registro no Estado de São Paulo, de 1º a 26 de setembro. Para melhor organização das empresas, informamos que o primeiro dia do evento será destinado a dirigentes de operadoras e o segundo ao corpo técnico. Poderão participar até dois representantes de cada operadora por dia de evento. Se não houver mais vagas disponíveis ou a operadora desejar indicar mais participantes, poderá inscrevê-los em lista de espera, que será confirmada até 27 de setembro.



Esta coluna é publicada toda quinta-feira, no
Jornal do Dia.

Nenhum comentário: