quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Coluna Saúde em Dia

Dormir bem

Interessada em divulgar mais informações sobre o sono, a psicóloga Célia Maria A. Machado Vieira montou o site www.sonomelhor.com.br , que aborda os diversos distúrbios relacionados ao sono, que afligem a população em geral, sejam adultos ou crianças. Para a psicóloga, dormir bem não é um privilégio de poucos e sim uma necessidade para garantir a qualidade de vida de todos. “Infelizmente com o estilo de vida que temos, a epidemia do ‘dormir mal’ espalhou-se cada vez mais na sociedade moderna, fazendo com que muitas pessoas, durante o dia, sintam o peso de uma noite mal dormida, como cansaço, sonolência, dificuldade de concentração e memória, baixa de libido, obesidade, o que traz sérios riscos para a saúde”, explica ela.

Contra o tabagismo

De acordo com pesquisa realizada pelo Instituto Nacional do Câncer (Inca) existem no Brasil 25 milhões de fumantes com idade igual ou superior a 15 anos. A pesquisa revela ainda que a geração de brasileiros nascida a partir da década de 1980 começa a fumar, em média, a partir dos 17 anos. Foi justamente para evitar que as crianças e adolescentes de hoje venham a se transformar no fumante de amanhã que equipes da campanha “Respire Qualidade de Vida: Aracaju sem Cigarros” estão visitando as escolas da capital.

Hipertensão e colesterol

Até amanhã, o Serviço de Medicina Preventiva (Sempre) da Unimed, estará promovendo mais uma Semana de Saúde. O projeto, que este mês aborda hipertensão e colesterol, acontece das 7 às 10h, na Unidade Diagnóstico I, localizada na Rua Campo do Brito - n° 1038. Além da aferição de pressão arterial, será realizada a distribuição de panfletos sobre vários temas e exposição de banners informativos. Os usuários terão também informações sobre os programas do Serviço de Medicina Preventiva, assim como o formulário de encaminhamento para usufruir das atividades do Sempre.

Somese ouve Albano

Dando sequência à programação de reuniões com os candidatos majoritários nas eleições 2010, a Sociedade Médica de Sergipe (Somese) recebe hoje, o deputado federal Albano Franco, do PSDB, que concorre a uma das duas vagas para o Senado. Ele já governou o Estado de Sergipe e também ocupou mandato de senador. Com uma candidatura independente, Albano vem apresentando bons índices nas pesquisas até agora divulgadas. Ele é filho do ex-governador Augusto Franco e neto do cirurgião Augusto Leite. O tradicional almoço começa ao meio dia, na sede da entidade, à rua Guilhermino Rezende, 426, no bairro São José. Os médicos interessados em participar das atividades devem confirmar presença com Elenilde, pelo telefone 3211-9357.

Biblioteca online

A biblioteca online do Conselho Federal de Medicina (CFM) está disponibilizando dois novos títulos. O primeiro é o livro “A Medicina para além das normas: reflexões sobre o novo Código de Ética Médica”, organizado pela conselheira e integrante da pela Comissão Nacional de Revisão do Código (CNR-CEM), Nedy Neves. São 14 artigos produzidos pela Comissão que abordam temas como conflito de interesse, remuneração, terminalidade da vida, publicidade médica, direitos humanos e compromissos profissionais. Um total de 15 mil livros impressos foi disponibilizado para os Conselhos e Faculdades de Medicina.

Biblioteca online I

O segundo livro é a versão de bolso do “Código de Ética Médica”. A entidade já distribuiu cerca de 300 mil exemplares entre os Conselhos Regionais e entidades, para que repassem para os médicos brasileiros. Os interessados podem fazer a solicitação pelo e-mail imprensa@portalmedico.org.br. A distribuição é gratuita. O CFM também se prepara para lançar em outubro – mês do médico - o Código de Processo Ético-Profissional que apresenta as normas processuais no que diz respeito à condução dos processos ético-disciplinares, quando do desrespeito de dispositivos contidos no Código de Ética Médica.

Produção de hemoderivados

O trabalho da Empresa Brasileira de Hemoderivados e Biotecnologia (Hemobrás) no desenvolvimento de produtos derivados de sangue, está sendo acompanhado pelo Comitê Técnico Regulatório, criado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). O objetivo é que os dois órgãos trabalhem em conjunto para tornar o Brasil auto-suficiente na produção de hemoderivados. Durante as reuniões do Comitê, serão apresentadas as exigências sanitárias que a Hemobrás deverá seguir na fabricação de produtos derivados de sangue, possibilitando que as linhas de produção dos hemoderivados nacionais estejam adaptadas aos critérios de segurança, qualidade e eficácia no menor tempo possível.

Esta coluna é publicada toda quinta-feira, no Jornal do Dia.

Nenhum comentário: