quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Coluna Saúde em Dia

Exame final de Medicina

Exames finais de cursos de Medicina estão na pauta do II Encontro Nacional dos Conselhos de Medicina, que começou ontem em Brasília, e prossegue até amanhã. O evento reúne representantes dos Conselhos Federal e Regionais de Medicina de todo o país. do ano de 2010, que se realiza entre 1º e 3 de setembro, em Brasília. Outros assuntos previstos para o debate são recertificação de título de especialistas e os modelos de gestão do SUS (fundações, OSCIPs e OSs). Sobre o exame final, ainda não há consenso entre as entidades médicas, quanto aos moldes e à necessidade de avaliação externa ao fim do curso de medicina. Os Conselhos Regionais de Medicina de São Paulo e Espírito Santo por exemplo, aplicam um exame opcional há anos. A proposta segue os moldes do exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

Alvimar na Primavera

O médico Alvimar Rodrigues de Moura é o novo Gerente Médico da Rede Primavera. Desde a semana passada, ele assumiu o cargo com o objetivo de somar e dar uma forte contribuição no constante crescimento da empresa. Alvimar Rodrigues tem 25 anos de medicina e uma ampla experiência. Formado pela Universidade Federal de Sergipe (UFS), ele tem pós graduação em gestão empresarial pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e administração hospitalar pela Universidade de Ribeirão Preto (Unaerp), além de especialização em clínica médica e medicina do trabalho. Agora, ele encara a gerência médica da Rede Primavera como um novo desafio em sua carreira. “A Rede tem um grande potencial e a cada dia contribui para o desenvolvimento da saúde em Sergipe. Incorporando ao grupo, venho para crescer como profissional e como pessoa”, comemora Alvimar.

Hábitos saudáveis

A Abramge, associação que representa as operadoras de plano de saúde no país, encaminhou proposta à Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) solicitando autorização para que as empresas possam conceder descontos a clientes com hábitos saudáveis. Segundo matéria publicada no site www. destakjornal.com.br , clientes que não fumam, não bebem e fazem exercícios regularmente seriam beneficiados pela medida. Para identificar esses clientes, diz a associação, seriam realizados testes. A Abramge também propõe que clientes com doenças ganhem descontos, caso comprovem que têm se esforçado para evitar o agravamento da enfermidade. A ANS ainda não se pronunciou sobre as propostas.

Edvaldo na Somese

A tradicional reunião almoço da Sociedade Médica de Sergipe (Somese), que acontece sempre às quintas-feiras, dá trégua esta semana em ouvir as propostas dos candidatos majoritários da eleição deste ano. O convidado de hoje será o prefeito Edvaldo Nogueira, que falará para a classe médica sobre suas realizações em Aracaju, principalmente as voltadas para a área de saúde. O almoço começa sempre às 12 horas.

Uso de medicamentos I

Estão abertas, até o dia 15 de setembro, as inscrições para o Prêmio Nacional de Incentivo ao Uso Racional de Medicamentos. Criado em 2009, o prêmio visa reconhecer o mérito de experiências e estudos voltados à promoção do uso racional de medicamentos importantes para a saúde pública e o trabalho de profissionais que buscam garantir o direito à vida. O Ministério da Saúde instituiu o prêmio como forma de compartilhar o conhecimento e de incentivar a produção técnico-científica na área com aplicação no Sistema Único de Saúde (SUS).

Uso de medicamentos II

É uma iniciativa do Comitê Nacional para a promoção do Uso Racional de Medicamentos, do Departamento de Assistência Farmacêutica e Insumos Estratégicos da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde (DAF/SCTIE/MS). O Concurso está dividido em seis categorias: Experiência bem sucedida de profissionais nos serviços de saúde; Tese de doutorado; Dissertação de mestrado; Monografia de especialização e/ou residência; Trabalho em nível de graduação; e Trabalho desenvolvido em: entidades/instituições; meios de comunicação; e no âmbito da cultura.

Ética médica

O novo Código de Ética, de acordo com o vereador e médico Emerson Ferreira, fortalece a cidadania e o exercício profissional da Medicina e procura desvincular a atividade médica de interesses puramente mercadológicos. Entre as alterações destacada pelo parlamentar, que também é presidente da Comissão Estadual de Honorários Médicos está a obrigatoriedade do médio em redigir receita e atestado legíveis, informando sempre o CRM. “A medicina não pode ser exercida como comércio; médico não pode atender paciente por meio de veículo de comunicação ou internet; o médico não pode abandonar seu paciente; o médico tem de apresentar todas as opções de tratamento e submetê-las à escolha do paciente; médicos não podem se vincular a cupons de desconto e consórcios e não podem ter relação com comércio e farmácia”, destaca Dr. Emerson, complementando que “médicos não podem atuar em salões de beleza; o médico não pode permitir a escolha do sexo do bebê na reprodução assistida; o médico que desobedecer a qualquer ponto do Código está sujeito a processo administrativo.


Esta coluna é publicada toda quinta-feira, no Jornal do Dia.

Nenhum comentário: