Exame final de Medicina
Exames finais de cursos de Medicina estão na pauta do II Encontro Nacional dos Conselhos de Medicina, que começou ontem em Brasília, e prossegue até amanhã. O evento reúne representantes dos Conselhos Federal e Regionais de Medicina de todo o país. do ano de 2010, que se realiza entre 1º e 3 de setembro, em Brasília. Outros assuntos previstos para o debate são recertificação de título de especialistas e os modelos de gestão do SUS (fundações, OSCIPs e OSs). Sobre o exame final, ainda não há consenso entre as entidades médicas, quanto aos moldes e à necessidade de avaliação externa ao fim do curso de medicina. Os Conselhos Regionais de Medicina de São Paulo e Espírito Santo por exemplo, aplicam um exame opcional há anos. A proposta segue os moldes do exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).
Alvimar na Primavera
O médico Alvimar Rodrigues de Moura é o novo Gerente Médico da Rede Primavera. Desde a semana passada, ele assumiu o cargo com o objetivo de somar e dar uma forte contribuição no constante crescimento da empresa. Alvimar Rodrigues tem 25 anos de medicina e uma ampla experiência. Formado pela Universidade Federal de Sergipe (UFS), ele tem pós graduação em gestão empresarial pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e administração hospitalar pela Universidade de Ribeirão Preto (Unaerp), além de especialização em clínica médica e medicina do trabalho. Agora, ele encara a gerência médica da Rede Primavera como um novo desafio em sua carreira. “A Rede tem um grande potencial e a cada dia contribui para o desenvolvimento da saúde em Sergipe. Incorporando ao grupo, venho para crescer como profissional e como pessoa”, comemora Alvimar.
Hábitos saudáveis
A Abramge, associação que representa as operadoras de plano de saúde no país, encaminhou proposta à Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) solicitando autorização para que as empresas possam conceder descontos a clientes com hábitos saudáveis. Segundo matéria publicada no site www. destakjornal.com.br , clientes que não fumam, não bebem e fazem exercícios regularmente seriam beneficiados pela medida. Para identificar esses clientes, diz a associação, seriam realizados testes. A Abramge também propõe que clientes com doenças ganhem descontos, caso comprovem que têm se esforçado para evitar o agravamento da enfermidade. A ANS ainda não se pronunciou sobre as propostas.
Edvaldo na Somese
A tradicional reunião almoço da Sociedade Médica de Sergipe (Somese), que acontece sempre às quintas-feiras, dá trégua esta semana em ouvir as propostas dos candidatos majoritários da eleição deste ano. O convidado de hoje será o prefeito Edvaldo Nogueira, que falará para a classe médica sobre suas realizações em Aracaju, principalmente as voltadas para a área de saúde. O almoço começa sempre às 12 horas.
Uso de medicamentos I
Estão abertas, até o dia 15 de setembro, as inscrições para o Prêmio Nacional de Incentivo ao Uso Racional de Medicamentos. Criado em 2009, o prêmio visa reconhecer o mérito de experiências e estudos voltados à promoção do uso racional de medicamentos importantes para a saúde pública e o trabalho de profissionais que buscam garantir o direito à vida. O Ministério da Saúde instituiu o prêmio como forma de compartilhar o conhecimento e de incentivar a produção técnico-científica na área com aplicação no Sistema Único de Saúde (SUS).
Uso de medicamentos II
É uma iniciativa do Comitê Nacional para a promoção do Uso Racional de Medicamentos, do Departamento de Assistência Farmacêutica e Insumos Estratégicos da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde (DAF/SCTIE/MS). O Concurso está dividido em seis categorias: Experiência bem sucedida de profissionais nos serviços de saúde; Tese de doutorado; Dissertação de mestrado; Monografia de especialização e/ou residência; Trabalho em nível de graduação; e Trabalho desenvolvido em: entidades/instituições; meios de comunicação; e no âmbito da cultura.
Ética médica
O novo Código de Ética, de acordo com o vereador e médico Emerson Ferreira, fortalece a cidadania e o exercício profissional da Medicina e procura desvincular a atividade médica de interesses puramente mercadológicos. Entre as alterações destacada pelo parlamentar, que também é presidente da Comissão Estadual de Honorários Médicos está a obrigatoriedade do médio em redigir receita e atestado legíveis, informando sempre o CRM. “A medicina não pode ser exercida como comércio; médico não pode atender paciente por meio de veículo de comunicação ou internet; o médico não pode abandonar seu paciente; o médico tem de apresentar todas as opções de tratamento e submetê-las à escolha do paciente; médicos não podem se vincular a cupons de desconto e consórcios e não podem ter relação com comércio e farmácia”, destaca Dr. Emerson, complementando que “médicos não podem atuar em salões de beleza; o médico não pode permitir a escolha do sexo do bebê na reprodução assistida; o médico que desobedecer a qualquer ponto do Código está sujeito a processo administrativo.
Esta coluna é publicada toda quinta-feira, no Jornal do Dia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário