quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Coluna Saúde em Dia

Mais 3,6 anos de vida

A esperança de vida ao nascer, em Sergipe, aumentou 3,6 anos, entre o período de 1999 e 2009, segundo levantamento feito pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Há 11 anos, a média de vida do sergipano era de 68 anos, passando para 71,6 anos no último levantamento, realizado ano passado. Mesmo assim ainda está abaixo da média nacional que em 1999 era de 70 anos e passou para 73,1 em uma década.

DSTs/Aids

A equipe da Gerência do Programa de DST/Aids da Secretaria de Estado da Saúde (SES) continua a percorrer o território sergipano com uma série de atividades educativas voltadas para a prevenção da Aids e demais doenças sexualmente transmissíveis. As ações, que pretendem alcançar diversos públicos, seguem até amanhã. Hoje a equipe estará distribuída na realização da Campanha de Prevenção com a participação do Camisildo na Vaquejada de Porto da Folha, na capacitação do Programa Saúde e Prevenção nas Escolas em Poço Redondo e em Canindé.

Câncer de Boca

O vereador Dr. Gonzaga já se reuniu com o Secretário de Saúde, Antônio Samarone, e com representantes do Conselho Regional de Odontologia de Sergipe (CRO), para discutir o planejamento e execução da Semana de Prevenção e Diagnóstico Precoce de Câncer de Boca de Aracaju. O programa será realizado pela primeira este ano em Aracaju, em cumprimento a Lei 3.764, de autoria do parlamentar. A campanha será lançada no dia 5 de outubro e terá como público alvo toda a população de Aracaju, especialmente aqueles que apresentem qualquer alteração da mucosa oral ou esteja no grupo de risco.

Câncer de Boca I

De acordo com os dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), apurados em 2009, o câncer de boca ocupa a sétima posição em relação a todos os cânceres. Para o ano de 2010 são estimados 10.330 novos casos em homens e 3.790 em mulheres, em todo o Brasil, o que representa 14.000 novos casos da doença. Embora Sergipe seja o menor estado do Brasil, está à frente de dez estados e mais o Distrito Federal no que se refere ao número de casos de câncer de boca estimados para o ano de 2010: 160 novos casos por 100.000 habitantes.

Doutorado em bioética

O Conselho Federal de Medicina (CFM) divulga novas regras para a 4ª turma de doutorado em Bioética. O curso é uma parceria com a Universidade do Porto, em Portugal. O CFM disponibilizará 25 vagas para a seleção. Para concorrer, o candidato deverá apresentar monografia de, no mínimo, cinco páginas sobre os temas selecionados (ver em www.portalmedico.org.br), além de currículo resumido e contatos. O material deverá ser encaminhado sem identificação no trabalho entre os dias 1º e 30 de outubro para doutoradocfm@portalmedico.org.br. A lista dos selecionados será divulgada em 30 de novembro. O curso está orçado em 2,7 mil euros, que deverão ser pagos pelo aluno, assim como as despesas com deslocamento para Brasília, aquisição de livros, etc. As aulas serão ministradas em 2011

Consulta pública

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) divulga a sua 33º consulta pública, sobre “A participação da sociedade civil e dos agentes regulados no processo de edição de normas e tomada de decisão da Agência”. A contribuição da sociedade civil, por meio de seus representantes, organizados ou não, e dos agentes regulados nas decisões da ANS tem sido fundamental para a regulamentação de temas como a cobertura mínima obrigatória para os planos de saúde, a criação de novas regras para a portabilidade de carências e a mudança de metodologia de reajuste para planos individuais. Serão realizadas audiências públicas presenciais e em ambiente virtual, o que possibilitará a qualquer interessado participar. A consulta pública terá a duração mínima de 30 dias.

Planos de saúde

O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) acendeu a luz amarela para os movimentos de consolidação de empresas no setor de saúde. O órgão antitruste aprovou dois atos de concentração na área, mas mostrou-se preocupado com a célere modificação da estrutura do setor. Nos anos 90, um grande grupo da área de saúde tentou verticalizar suas operações, mas depois voltou atrás. Agora, esse grupo tem mostrado interesse novamente em ampliar sua atuação. O primeiro caso da área aprovado foi o ato de concentração entre a Medial Saúde e o Grupo Amesp. A operação consiste da aquisição de 100% do capital social das sociedades do Grupo Amesp pela Medial Saúde e o Hospital Alvorada Taguatinga. O outro é um ato de concentração entre a Amico Saúde e Life System Assistência Médica. Trata-se de operação de aquisição, pela Amico, da totalidade das cotas da Life, Emed Serviços Médicos Hospitalares, Hospital Metropolitano e Life System Serviços Médicos Ambulatoriais e Diagnósticos.

Esta coluna é publicada toda quinta-feira, no Jornal do Dia.

Nenhum comentário: