sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Fila dupla em retorno causa engarrafamentos em avenidas de Aracaju

Veja só a falta de educação de alguns motoristas da nossa cidade. Moro próximo a clínica Unicat, na Av. Nova Saneamento e preciso fazer o retorno que fica quase em frente à clínica. Sigo a fila certinha, mas sempre tem uns engraçadinhos que se acham melhores do que os outros e fazem fila dupla no retorno. Isso acaba atrapalhando o trânsito e causando engarrafamento.

A SMTT colocou um agente num retorno na avenida Pedro Valadares que está acabando com a esperteza desses engraçadinhos. Quem inventa de passar na frente dos outros e fazer fila dupla, quebra a cara, pois quando chega lá o guarda manda seguir em frente - bem feito.

Quero pedir a SMTT para fazer o mesmo no retorno da Nova Saneamento. Ontem mesmo teve um acidente lá, porque um engraçadinho achou que podia cortar na frente dos outros.

Amigo Samarone, faça o mesmo lá. Abaixo os motoristas mal-educados.

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Hora do Planeta - Coluna Saúde em Dia

Hora do Planeta

Este ano Sergipe estará integrado à Hora do Planeta, movimento iniciado pela Rede WWF (World Wide Fund for Nature) em 2007 e tem recebido milhões de adesões a cada edição. A ação acontecerá no dia 26 de março deste ano, quando pessoas de todo o mundo apagarão voluntariamente suas luzes, entre 20h30 e 21h30, em um ato simbólico contra o aquecimento global. Aqui o movimento está sendo organizado por C.L William Soares, assessor regional do Meio Ambiente do LIONS e o programa radiofônico Viva Bem, apresentado pela radialista Magna Santana e que tem como colaboradora esta colunista. Entre em contato pelos emails wsoares@sangiovanni.com.br ou ancora@canalvivabem.com.br

Campanha

O Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose), unidade gerenciada pela Fundação de Saúde Parreiras Horta (FSPH), intensifica as atividades para incentivar doações de sangue no período que antecede o Carnaval. Com este objetivo, será realizada no próximo, sábado, 26, às 8h, uma campanha, que inicia com a parceria da Igreja Adventista do Sétimo Dia. "A idéia é mobilizar as pessoas para que façam este ato de amor, neste período que antecede o Carnaval, quando geralmente ocorre significativa diminuição do número de doadores e aumento da demanda de transfusões sanguíneas nos hospitais", explicou o diretor geral, da FSPH, Roberto Gurgel.

Caravana da Saúde

A Sociedade Médica de Sergipe (Somese) realizará a partir de amanhã, a operação Caravana da Saúde,com o objetivo de conhecer a realidade da saúde pública nos municípios sergipanos. Nesta sexta-feira, médicos, enfermeiros e estudantes visitarão Umbaúba – município da região sul do estado, com população aproximada de 30 mil pessoas -, para conhecer a realidade da saúde pública local e discutir com médicos e enfermeiros da cidade, os problemas mais comuns que vivenciam, na busca de soluções. A Caravana da Saúde da Somese será recepcionada pelo secretário municipal de saúde Eronaldo Ferreira e pelo promotor público Renato Vieira Dantas Bernardes.

Música e Saúde

Estudos comprovam que a música faz bem não só para a alma, mas para a saúde também. Pensando nisso, a Unimed Sergipe, através do Coral Unimed, levará música para algumas unidades da Cooperativa. O projeto terá início na próxima segunda-feira (28), a partir das 8h. A iniciativa acontecerá na Unidade Diagnóstico, localizada na Rua Campo do Brito, 1038, e no Centro Clínico II, situado na Av. Anízio Azevedo, 639. O objetivo é presentear os usuários com boa música e tornar o ambiente, onde são realizados os exames, mais leve.

Boa notícia

A Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA) otimizou a escala de profissionais médicos no Hospital Municipal de Zona Norte Nestor Piva. Há três semanas consecutivas, o serviço de urgência para adultos voltou à normalidade. A PMA também vem mantendo regular a escala de pediatras na Urgência Pediátrica do Hospital Municipal de Zona Sul Fernando Franco. Outra medida positiva foi a garantia de escala para a Urgência Pediátrica do Hospital Santa Isabel, reaberta no dia 16 de fevereiro, com a parceria do Governo do Estado e da Prefeitura de Aracaju na solução da crise da pediatria na capital sergipana.

Vagas na Unimed I

A Unimed torna público a abertura de inscrição para o Processo Seletivo de Cooperados Aspirantes, sendo oferecidas vagas para as especialidades e áreas de atuação alergia e imunologia, alergia e imunologia pediátrica, angiologia, cardiologia, cirurgia de cabeça e pescoço, coloproctologia, endocrinologia, gastroenterologia pediátrica, geriatria, infectologia, mastologia, nefrologia, neurologia, neurologia pediátrica, nutrologia, pediatria, pneumologia, pneumologia pediátrica, psiquiatria, psiquiatria da infância e adolescência reumatologia.

Vagas na Unimed II

O período de inscrição começou dia 21 de fevereiro e segue até o dia 4 de março. As inscrições poderão ser efetuadas diretamente pelo candidato ou por procurador com poderes específicos, portando instrumento público ou particular com firma reconhecida em cartório competente, na Sala da Coordenação de Cooperados da Unimed Sergipe (COOP), localizada no prédio sede da cooperativa, na Rua Socorro, nº 100 - Bairro São José. Mais informações poderão ser obtidas através do (79) 2107-8777.

Esta coluna é publicada toda quinta-feira, no Jornal do Dia.

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Sergipe adere à Hora do Planeta 2011

Este ano Sergipe estará integrado à Hora do Planeta, movimento iniciado pela Rede WWF (World Wide Fund for Nature) em 2007 e tem recebido milhões de adesões a cada edição. A ação acontecerá no dia 26 de março deste ano, quando pessoas de todo o mundo apagarão voluntariamente suas luzes, entre 20h30 e 21h30, em um ato simbólico contra o aquecimento global. Aqui o movimento está sendo organizado por C.L William Soares, assessor regional do Meio Ambiente do LIONS e o programa radiofônico Viva Bem, apresentado pela radialista Magna Santana e que tem como colaboradora a jornalista Alexandra Brito.

Em 2010, povos de culturas absolutamente diferentes, espalhados por mais de 100 nações, voltaram seus olhos e pensamentos para a Hora do Planeta. Irmanados pelo mesmo propósito e abraçados pelos sete continentes, estes povos fizeram companhia aos imponentes Cristo Redentor, Empire State, London Eye, Fontana de Trevi, Torre Eiffel e, junto com outros 1383 ícones mundiais, se esconderam sob o manto das estrelas.

Mas Sergipe até então não abraçou esta belíssima idéia! No Brasil, a WWF escolheu como temas da Hora do Planeta o combate ao desmatamento, a proteção e recuperação de áreas de preservação permanente, como as matas ciliares e as nascentes, e a obrigatoriedade do cumprimento das metas de redução de desmatamento e de emissões de gases de efeito estufa assumidas na Conferência de Copenhague em 2009 (COP-15 da UNFCCC). O país é considerado o terceiro maior emissor de gases de efeito estufa do mundo. A maior parte da emissão (75%) é proveniente de queimadas e desmatamento.

O C.L William Soares e o Viva Bem, através das comunicadoras Magna Santana e Alexandra Brito, aderiram simbolicamente à campanha. Juntos, eles convidam o povo, as empresas e o governo sergipano a participarem deste movimento global na esperança de que, inspirados por esta ação simples que é a de apagar as luzes por uma hora, passem a proteger cada vez mais o nosso Planeta, permitindo que no futuro os nossos filhos e netos possam usufruir dele melhor do que nós o fizemos.

Participem! Divulguem!

Juntos faremos a diferença!

Local da concentração do evento: no mirante na 13 de Julho.

Entre em contato conosco pelos emails wsoares@sangiovanni.com.br ou ancora@canalvivabem.com.br e venha participar ativamente deste movimento.

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Exames em 30 dias - Coluna Saúde em Dia

Exames em 30 dias

Mostrando que já começou a colocar em prática mais efetivamente a função de fiscalizador, O vereador Dr. Gonzaga esteve reunido na última segunda-feira com a promotora de Justiça Alessandra Pedral, para pedir a interferência do Ministério Público junto a Secretaria de Saúde para cumprimento da Lei 3.813, de sua autoria. Dr. Gonzaga explicou que esta lei estabelece um prazo de 30 dias para conclusão e diagnóstico dos exames laboratoriais de alta complexidade, como ultrassonografia, tomografia, ressonância magnética, entre outros, tendo sido sancionada em fevereiro de 2010, mas o prazo não está sendo cumprido pela SMS.

DST e Aids

O secretário adjunto de Estado da Saúde, Jorge Viana, e o gerente do Programa Estadual de DST/Aids, Almir Santana, irão lançar nesta quinta-feira, a partir das 7h, o vídeo 'Mitos e Verdades sobre DST/Aids'. O evento, que será realizado no auditório do Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose), é destinado aos profissionais da imprensa. Produzido por meio de uma parceria entre a Diretoria de Comunicação da SES, a Gerência Estadual do Programa DST/Aids e a Fundação Aperipê, o vídeo tem caráter educativo e seu principal objetivo é dirimir as dúvidas mais comuns sobre as doenças sexualmente transmissíveis e a Aids.

Laboratórios farmacêuticos

A Sociedade Sergipana de Cardiologia e a Êxito Eventos estão trabalhando em dedicação total na organização do dos congressos XXXI Norte-Nordeste de Cardiologia, XXIII Norte-Nordeste de Cirurgia Cardiovascular e o X Sergipano de Cardiologia. Na semana que vem estarão em São Paulo reunidos com diretores de Marketing das indústrias farmacêuticas que atuam no Brasil para negociar a participação destas nos eventos que acontecem em Aracaju de 18 a 20 de agosto no DioroSanta Luzia Resort & Convention, na Praia da Costa. Informações 79 2107-8585.

“Viva Mais” faz três anos

O programa “Viva Mais!” completou na última quarta-feira, 16 de fevereiro, três anos de existência. Atualmente exibido pela TV Atalaia, filiada da Rede Record, o programa tem a apresentação de Karine Andrade e produção de Theo Alves. Em comemoração a data, no próximo dia 20/02 será exibida uma homenagem ao programa. Com o fim do horário de verão, o “Viva Mais!” volta a ser exibido às 9h30, todos os domingos. Assista e fique por dentro de como cuidar melhor da sua saúde!

Família Primavera

O médico Almir Santana prestou uma homenagem ao presidente da Rede Primavera, Wagner Oliveira, e a toda a equipe de enfermagem pelo excelente trabalho desenvolvido no Hospital Primavera, e por ter cuidado com todo carinho e atenção da sua mãe, Gisélia Santana, nos dias em que esteve hospitalizada. Dr. Almir presenteou o Hospital com uma placa de agradecimento pelo profissionalismo e dedicado serviço de humanização.

Grupo de Obesidade

A Unimed, através do Serviço de Medicina Preventiva (Sempre), inicia hoje o 29º Grupo de Obesidade. Com duração de seis meses, o programa tem o objetivo de promover meios auxiliares ao tratamento médico, visando a redução do excesso de gordura corporal, de forma a obter melhor adequação do peso, da auto-estima, bem como a normalização dos níveis sanguíneos de glicemia, colesterol e frações, triglicérides, ácido úrico e controle da pressão arterial. O grupo possui uma equipe multidisplinar formada por enfermeira, nutricionista, educador físico, fisioterapeuta, psicóloga e assistente social.

Combate à dengue

A Coordenação da Vigilância Epidemiológica da Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA) reforça junto à população aracajuana a necessidade de adotar cuidados e conhecer os sintomas da dengue. Apesar da capital sergipana ter baixado o índice geral de infestação do Aedes aegypti para 1,2%, as ações de controle e eliminação de focos do mosquito transmissor da doença não param. Esta semana, a Força-Tarefa e a Operação Todos Contra a Dengue II estarão atuando nos bairros Atalaia e 18 do Forte.

Esta coluna é publicada toda quinta-feira, no Jornal do Dia.

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Pediatria problemática - Coluna Saúde em Dia

Pediatria problemática

A problemática dos plantões de pediatras em hospitais públicos e particulares de Aracaju promete render ainda muito pano para mangas. De um lado, os hospitais têm que oferecer o serviço senão pagam multas e do outro os profissionais cobram melhor remuneração. Isso no caso dos particulares. Já no caso das unidades públicas, o problema está em montar os plantões dos finais de semana, período que culturalmente em nosso Estado, é reservado para o lazer. Enquanto isso as crianças estão desamparadas. Será que esse povo por aí tem filhos?

Captação de sangue

O trabalho de captação de doadores de sangue, realizado pelo Núcleo de Captação do Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose), unidade gerenciada pela Fundação de Saúde Parreiras Horta (FSPH), iniciou esta semana, uma série de palestras educativas junto a empresas e órgãos parceiros. A iniciativa busca sensibilizar os cidadãos para a importância da doação e dessa forma, melhorar os estoques de sangue da instituição.

Osteoporose e o idoso

Cerca de 50% dos pacientes com osteoporose que sofrem fraturas não se recuperam. Este é um dos fatores que acabam comprometendo a qualidade de vida de muitas mulheres na terceira idade, daí os cuidados médicos na orientação e prevenção da doença. Exercícios físicos, dieta rica em cálcio e acompanhamento de mulheres na menopausa são alguns dos cuidados para evitar a doença. Estes e outros temas ligados à reumatologia serão debatidos por cerca de 500 profissionais de todo o país que virão a Aracaju em maio para participar da XXI Jornada Norte Nordeste de Reumatologia, que será realizado pela Sociedade Sergipana de Cardiologia e sob a organização da Êxito Eventos. Informações 79 2107-8585 ou www.reumatologia2011.com.br

Abaixo a depressão I

O Serviço de Medicina Preventiva (Sempre), da Unimed, iniciou esta semana as atividades do 11º Grupo Viva Mais. O programa é focado nos usuários que tem depressão. Com o programa, o Sempre pretende promover meios auxiliares ao tratamento médico especializado, buscando a redução dos distúrbios comportamentais e de baixa autoestima. O grupo é voltado para os beneficiários, colaboradores e cooperados da Unimed Sergipe.

Abaixo a depressão II

As atividades teóricas e práticas são desenvolvidas no turno matutino e vespertino, duas vezes por semana, e têm duração de quatro meses. Os usuários também praticam atividades físicas no decorrer do programa. A turma possui uma equipe multidisciplinar formada por psicólogo, nutricionistas, educador físico, fisioterapeuta, psicóloga, assistente social, enfermeira e pessoal técnico-administrativo. Quando diagnosticado a necessidade de psicoterapia e terapia medicamentosa, a psicóloga do SEMPRE encaminhará o usuário a um médico cooperado (psiquiatra) para prescrição de medicação antidepressiva.

Academia da Cidade

Para estimular a adoção de hábitos saudáveis, a Prefeitura de Aracaju está realizando novas ações de promoção à saúde no calçadão da 13 de Julho, onde funciona um dos pólos do Programa Academia da Cidade. Agora, as atividades físicas contam também com suporte de nutricionistas, que trabalham a questão da educação alimentar, buscando conscientizar os frequentadores sobre a necessidade de ter uma alimentação balanceada. A novidade começou na terça-feira, dia 1º, e vai até 28 de fevereiro, de segunda à sexta-feira, das 6h às 9h e das 16h às 19h.


Esta coluna é publicada toda quinta-feira, no Jornal do Dia.

quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Atendimento justo - Coluna Saúde em Dia

Atendimento justo

Estava escutando ontem a entrevista de um médico, falando sobre a possível paralisação da categoria. Acho justa a luta por condições de trabalho e salários dignos, mas também defendo que os médicos concursados ou prestadores de serviço da rede pública cumpram a carga horária para a qual foram contratados e que também atendam dignamente seus pacientes. Outro dia fui levar meu pai para fazer um exame de vista, chegamos antes da hora marcada e o médico, como geralmente acontece, chegou atrasado. Além disso, quando foi fazer o exame, colocou seis pacientes de uma vez só na sala... Isso é correto, é justo com os pacientes, pessoas humildes que são usuárias do Sistema Único de Saúde (SUS)? Para dois pesos, devem existir duas medidas. Quer saber mais sobre essa história, acesse o nosso blog www.alexandrabrito.blogspot.com

Ampliação da pediatria

A Unimed iniciou esta semana, a ampliação do atendimento pediátrico da sua unidade hospitalar. A previsão é que a obra seja concluída dentro de três meses. O projeto foi apresentado pela diretoria da cooperativa aos pediatras que trabalham no Hospital Unimed, que pediu a compreensão dos médicos diante dos transtornos que uma reforma pode causar. É um projeto importante que beneficiará a operadora, médicos e os usuários. Além da reforma, a diretoria anunciou durante encontro com os pediatras, a duplicação do número de pediatras nas horas de pico (17h às 22h), que era uma solicitação antiga dos profissionais, visando melhorar ainda mais a qualidade no atendimento.

Reforço na retaguarda

No encontro, também foi apresentada a formação de retaguarda para o Pronto-Atendimento, que inclui UTI pediátrica, laboratório, ultrassonografia, raio x, cirurgia pediátrica, neurologia e outras especialidades. Os pediatras conheceram o programa de atualização científica para a equipe. No decorrer do ano, os profissionais participarão de cursos como o PALS (Pediatric Advanced Life Suport), o curso de ressuscitação cardiorrespiratória e o programa de educação continuada, sobre os protocolos de atendimento, importante para a obtenção da Acreditação da ONA (Organização Nacional de Acreditação), outro ponto debatido na reunião.

Pedalar faz bem

Pedalar, além de ser um hábito barato, é uma ótima atividade física. Sendo usada para ir ao trabalho, como diversão ou para a prática puramente esportiva, a bicicleta traz vários benefícios à saúde. E Aracaju tem uma das maiores malhas cicloviárias do Brasil. São mais de 68 km de ciclovias na capital sergipana. Estima-se que existam 40 mil ciclistas ocupando esses espaços na cidade. Segundo o coordenador de ciclomobilidade da Superintendência Municipal de Trânsito (SMTT), Fabrício Lacerda, o principal público das ciclovias são homens de 40 a 46 anos, que recebem de um a dois salários mínimos.

Avaliação de agrotóxicos

Apresentação de estudos sobre avaliação de riscos nos trabalhadores rurais será requisito obrigatório para registro de agrotóxicos no Brasil. É o que prevê a consulta pública aberta pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A avaliação do risco é um procedimento mais sensível e acurado que permite analisar possíveis efeitos dos agrotóxicos na saúde. A Consulta Pública 02/2011 propõe uma atualização da Portaria 03/1992 do Ministério da Saúde. Sugestões deverão ser encaminhadas por escrito, no prazo de 60 dias, para a Agência Nacional de Vigilância Sanitária, SIA, Trecho 5, Área Especial 57, Bloco D - sub-solo, Brasília/DF, CEP 71.205-050; por Fax 61-3462-5726; ou para o email: toxicologia@anvisa.gov.br

Aracaju é destaque

A promoção e a prevenção em saúde são alguns dos serviços públicos mais importantes para assegurar o direito à vida e o bem-estar dos cidadãos. Em Aracaju, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) teve programas que gerencia destacados na mídia nacional. A Globo News, em parceria com a TV Sergipe, produziu uma reportagem de 13 minutos de duração sobre Hanseníase, com amplo destaque para o programa de prevenção da doença desenvolvido pelo município, e que tem como objetivo conscientizar as pessoas por meio de palestras nas unidades de saúde da cidade. Outra grande notícia foi veiculada pela Record News, mas desta vez com foco no combate à dengue. Depois de uma epidemia que assolou o Estado de Sergipe há 3 anos, a Prefeitura de Aracaju criou a Brigada de Combate aos focos da Dengue, que atualmente funciona com operações de uma força tarefa nos bairros da cidade.

Academia da Cidade

Para estimular a adoção de hábitos saudáveis, a Prefeitura de Aracaju está realizando novas ações de promoção à saúde no calçadão da 13 de Julho, onde funciona um dos pólos do Programa Academia da Cidade. Agora, as atividades físicas contam também com suporte de nutricionistas, que trabalham a questão da educação alimentar, buscando conscientizar os frequentadores sobre a necessidade de ter uma alimentação balanceada. A novidade começou na terça-feira, dia 1º, e vai até 28 de fevereiro, de segunda à sexta-feira, das 6h às 9h e das 16h às 19h.

Esta coluna é publicada toda quinta-feira, no Jornal do Dia.

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Atendimento justo para pacientes do SUS

Estava escutando nesta quarta-feira, a entrevista de um médico, falando sobre a possível paralisação da categoria. Acho justa a luta por condições de trabalho e salários dignos, mas também defendo que os médicos concursados ou prestadores de serviço da rede pública cumpram a carga horária para a qual foram contratados e que também atendam dignamente seus pacientes.

Outro dia fui levar meu pai para fazer um exame de vista, chegamos antes da hora marcada e o médico, como geralmente acontece, chegou atrasado. Além disso, quando foi fazer o exame, colocou seis pacientes de uma vez só na sala... Isso é correto, é justo com os pacientes, pessoas humildes que são usuárias do Sistema Único de Saúde (SUS)? Para dois pesos, devem existir duas medidas.

Meu pai está com 70 anos e há cerca de um ano e meio vem apresentando problemas de saúde. Ex-fumante e ex-consumidor de bebida alcoólica (não alcoólatra), teve um princípio de derrame, já fez uma cirurgia para colocar cristalino em um dos olhos, é diabético e pelos últimos exames, está com água no pulmão.

Agradeço a Deus por existir o SUS, que atende hoje todo mundo, quem trabalha, desempregado etc. Esta é a salvação do meu pai, que nunca de preocupou com o futuro - acho que pensou que não ia envelhecer. Mas é preciso que ele seja igualitário, a todos que chegam no posto em busca de atendimento.

Aí volto ao caso que citei acima. É constrangedor para o paciente ser colocado dentro de uma sala com mais cinco pessoas, para ser atendido coletivamente. O médico nem olhou direito para o meu pai. Mandou ele olhar para cima, para baixo, depois pegou um papel lá - acho que a ficha de meu pai - e rabiscou algo lá e o liberou. Não perguntou nada sobre ele, se tinha diabetes, pressão alta ou outras doenças. Em 15 minutos, tempo que deveria gastar com um paciente, atendeu seis. Tem qualidade um atendimento deste? Faria o mesmo se fosse uma consulta particular ou de convênio?

Sei que há deficiências nos postos de saúde, que precisa melhorar muita coisa, tanto de estrutura física como de equipamentos. Mas para cobrar condição de trabalho digna e salário justo, é preciso também ter comprometimento, cumprir a carga horária e atender bem o paciente. Se não quer agir assim, abra mão do cargo, deixe que seja ocupado por outros que o queiram.

Trabalhei no comércio por cerca de cinco anos e cumpria o meu horário certinho. Como jornalista, nos meios de comunicação pelos quais passei, sempre foi exigida a carga horária e os empregados tem que cumprir e bater inclusive cartão de ponto. E é correto, pois como pode um profissional exigir diretos trabalhistas se não agir conforme previsto na lei? Como alguém pode exigir que o tratem bem, se não fizer isso com os outros?

Não estou aqui tecendo críticas ou denegrindo a categoria médica, pois conheço muitos médicos que admiro, que já tive a oportunidade de ver que o atendimento e atenção que têm aos pacientes são iguais, sejam eles da rede pública ou particular. E confesso, ver isso é simplesmente lindo. Pode mudar sim a estrutura física da rede particular e pública, mas jamais a forma de atendimento ao paciente, pois é ser humano.

Não quero também apontar culpados pelas falhas na saúde pública, mas apenas chamar atenção para o fato de que, enquanto se briga por cima, a razão dos sistema existir - o paciente - está sofrendo as consequências. O paciente, o ser humano, deveria está no topo da briga e não interesses outros.

Pequenas atitudes, como atender de forma humanizada a pessoa usuária do SUS já faria uma grande diferença.