Atendimento justo
Estava escutando ontem a entrevista de um médico, falando sobre a possível paralisação da categoria. Acho justa a luta por condições de trabalho e salários dignos, mas também defendo que os médicos concursados ou prestadores de serviço da rede pública cumpram a carga horária para a qual foram contratados e que também atendam dignamente seus pacientes. Outro dia fui levar meu pai para fazer um exame de vista, chegamos antes da hora marcada e o médico, como geralmente acontece, chegou atrasado. Além disso, quando foi fazer o exame, colocou seis pacientes de uma vez só na sala... Isso é correto, é justo com os pacientes, pessoas humildes que são usuárias do Sistema Único de Saúde (SUS)? Para dois pesos, devem existir duas medidas. Quer saber mais sobre essa história, acesse o nosso blog www.alexandrabrito.blogspot.com
Ampliação da pediatria
A Unimed iniciou esta semana, a ampliação do atendimento pediátrico da sua unidade hospitalar. A previsão é que a obra seja concluída dentro de três meses. O projeto foi apresentado pela diretoria da cooperativa aos pediatras que trabalham no Hospital Unimed, que pediu a compreensão dos médicos diante dos transtornos que uma reforma pode causar. É um projeto importante que beneficiará a operadora, médicos e os usuários. Além da reforma, a diretoria anunciou durante encontro com os pediatras, a duplicação do número de pediatras nas horas de pico (17h às 22h), que era uma solicitação antiga dos profissionais, visando melhorar ainda mais a qualidade no atendimento.
Reforço na retaguarda
No encontro, também foi apresentada a formação de retaguarda para o Pronto-Atendimento, que inclui UTI pediátrica, laboratório, ultrassonografia, raio x, cirurgia pediátrica, neurologia e outras especialidades. Os pediatras conheceram o programa de atualização científica para a equipe. No decorrer do ano, os profissionais participarão de cursos como o PALS (Pediatric Advanced Life Suport), o curso de ressuscitação cardiorrespiratória e o programa de educação continuada, sobre os protocolos de atendimento, importante para a obtenção da Acreditação da ONA (Organização Nacional de Acreditação), outro ponto debatido na reunião.
Pedalar faz bem
Pedalar, além de ser um hábito barato, é uma ótima atividade física. Sendo usada para ir ao trabalho, como diversão ou para a prática puramente esportiva, a bicicleta traz vários benefícios à saúde. E Aracaju tem uma das maiores malhas cicloviárias do Brasil. São mais de 68 km de ciclovias na capital sergipana. Estima-se que existam 40 mil ciclistas ocupando esses espaços na cidade. Segundo o coordenador de ciclomobilidade da Superintendência Municipal de Trânsito (SMTT), Fabrício Lacerda, o principal público das ciclovias são homens de 40 a 46 anos, que recebem de um a dois salários mínimos.
Avaliação de agrotóxicos
Apresentação de estudos sobre avaliação de riscos nos trabalhadores rurais será requisito obrigatório para registro de agrotóxicos no Brasil. É o que prevê a consulta pública aberta pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A avaliação do risco é um procedimento mais sensível e acurado que permite analisar possíveis efeitos dos agrotóxicos na saúde. A Consulta Pública 02/2011 propõe uma atualização da Portaria 03/1992 do Ministério da Saúde. Sugestões deverão ser encaminhadas por escrito, no prazo de 60 dias, para a Agência Nacional de Vigilância Sanitária, SIA, Trecho 5, Área Especial 57, Bloco D - sub-solo, Brasília/DF, CEP 71.205-050; por Fax 61-3462-5726; ou para o email: toxicologia@anvisa.gov.br
Aracaju é destaque
A promoção e a prevenção em saúde são alguns dos serviços públicos mais importantes para assegurar o direito à vida e o bem-estar dos cidadãos. Em Aracaju, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) teve programas que gerencia destacados na mídia nacional. A Globo News, em parceria com a TV Sergipe, produziu uma reportagem de 13 minutos de duração sobre Hanseníase, com amplo destaque para o programa de prevenção da doença desenvolvido pelo município, e que tem como objetivo conscientizar as pessoas por meio de palestras nas unidades de saúde da cidade. Outra grande notícia foi veiculada pela Record News, mas desta vez com foco no combate à dengue. Depois de uma epidemia que assolou o Estado de Sergipe há 3 anos, a Prefeitura de Aracaju criou a Brigada de Combate aos focos da Dengue, que atualmente funciona com operações de uma força tarefa nos bairros da cidade.
Academia da Cidade
Para estimular a adoção de hábitos saudáveis, a Prefeitura de Aracaju está realizando novas ações de promoção à saúde no calçadão da 13 de Julho, onde funciona um dos pólos do Programa Academia da Cidade. Agora, as atividades físicas contam também com suporte de nutricionistas, que trabalham a questão da educação alimentar, buscando conscientizar os frequentadores sobre a necessidade de ter uma alimentação balanceada. A novidade começou na terça-feira, dia 1º, e vai até 28 de fevereiro, de segunda à sexta-feira, das 6h às 9h e das 16h às 19h.
Esta coluna é publicada toda quinta-feira, no Jornal do Dia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário