quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Pediatria problemática - Coluna Saúde em Dia

Pediatria problemática

A problemática dos plantões de pediatras em hospitais públicos e particulares de Aracaju promete render ainda muito pano para mangas. De um lado, os hospitais têm que oferecer o serviço senão pagam multas e do outro os profissionais cobram melhor remuneração. Isso no caso dos particulares. Já no caso das unidades públicas, o problema está em montar os plantões dos finais de semana, período que culturalmente em nosso Estado, é reservado para o lazer. Enquanto isso as crianças estão desamparadas. Será que esse povo por aí tem filhos?

Captação de sangue

O trabalho de captação de doadores de sangue, realizado pelo Núcleo de Captação do Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose), unidade gerenciada pela Fundação de Saúde Parreiras Horta (FSPH), iniciou esta semana, uma série de palestras educativas junto a empresas e órgãos parceiros. A iniciativa busca sensibilizar os cidadãos para a importância da doação e dessa forma, melhorar os estoques de sangue da instituição.

Osteoporose e o idoso

Cerca de 50% dos pacientes com osteoporose que sofrem fraturas não se recuperam. Este é um dos fatores que acabam comprometendo a qualidade de vida de muitas mulheres na terceira idade, daí os cuidados médicos na orientação e prevenção da doença. Exercícios físicos, dieta rica em cálcio e acompanhamento de mulheres na menopausa são alguns dos cuidados para evitar a doença. Estes e outros temas ligados à reumatologia serão debatidos por cerca de 500 profissionais de todo o país que virão a Aracaju em maio para participar da XXI Jornada Norte Nordeste de Reumatologia, que será realizado pela Sociedade Sergipana de Cardiologia e sob a organização da Êxito Eventos. Informações 79 2107-8585 ou www.reumatologia2011.com.br

Abaixo a depressão I

O Serviço de Medicina Preventiva (Sempre), da Unimed, iniciou esta semana as atividades do 11º Grupo Viva Mais. O programa é focado nos usuários que tem depressão. Com o programa, o Sempre pretende promover meios auxiliares ao tratamento médico especializado, buscando a redução dos distúrbios comportamentais e de baixa autoestima. O grupo é voltado para os beneficiários, colaboradores e cooperados da Unimed Sergipe.

Abaixo a depressão II

As atividades teóricas e práticas são desenvolvidas no turno matutino e vespertino, duas vezes por semana, e têm duração de quatro meses. Os usuários também praticam atividades físicas no decorrer do programa. A turma possui uma equipe multidisciplinar formada por psicólogo, nutricionistas, educador físico, fisioterapeuta, psicóloga, assistente social, enfermeira e pessoal técnico-administrativo. Quando diagnosticado a necessidade de psicoterapia e terapia medicamentosa, a psicóloga do SEMPRE encaminhará o usuário a um médico cooperado (psiquiatra) para prescrição de medicação antidepressiva.

Academia da Cidade

Para estimular a adoção de hábitos saudáveis, a Prefeitura de Aracaju está realizando novas ações de promoção à saúde no calçadão da 13 de Julho, onde funciona um dos pólos do Programa Academia da Cidade. Agora, as atividades físicas contam também com suporte de nutricionistas, que trabalham a questão da educação alimentar, buscando conscientizar os frequentadores sobre a necessidade de ter uma alimentação balanceada. A novidade começou na terça-feira, dia 1º, e vai até 28 de fevereiro, de segunda à sexta-feira, das 6h às 9h e das 16h às 19h.


Esta coluna é publicada toda quinta-feira, no Jornal do Dia.

Nenhum comentário: