quinta-feira, 19 de maio de 2011

Morrer com dignidade - Coluna Saúde em Dia

Morrer com dignidade

O cardiologista e membro do Conselho Federal de Medicina (CFM), Henrique Batista e Silva, será entrevistado pela radialista Magna Santana neste sábado, no programa Viva Bem sobre três temas bastante polêmicos: ortotanásia, medicina humanizada e o ato de morrer com dignidade. Lembrando que o programa vai ao ar na Rádio Liberdade FM aos sábados, das 9h às 10h.

Abuso sexual

O vereador Dr. Emerson Ferreira representou ontem a Câmara Municipal de Aracaju (CMA), no simpósio promovido pelo Núcleo de Apoio a Infância e Adolescência (Naia), do Ministério Público Estadual (MPE), em comemoração ao Dia Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes. O evento, realizado no auditório do MPE, teve o objetivo de trazer novas formas de ação contra a violência sexual no público infanto-juvenil. O tema também será debatido em Sessão Especial na CMA na próxima segunda-feira, 23/5.

Homenagem e Reconhecimento

A Unimed Sergipe participou, entre 4 e 6 de maio, em São Paulo, do Encontro Nacional Unimed de Recursos e Serviços Próprios. Na ocasião, a Central Nacional Unimed homenageou o Laboratório Unidade de Diagnósticos, da Unimed Sergipe, pela certificação da Sociedade Brasileira de Patologia Clínica (SBPC). Mais um reconhecimento obtido pela excelência na prestação de serviços e por tornar a Unimed um sinônimo de qualidade. Na foto, o presidente da Unimed Sergipe, Dr. Adelson Chagas, recebendo a placa de homenagem à Unidade de Diagnósticos.

Exames em dia

A Secretaria Municipal da Saúde começará a partir de segunda-feira a realizar os exames de média e alta complexidade solicitados pelos médicos da Rede Básica de Saúde de Aracaju, em 2010, mas que ainda não foram feitos. A meta é colocar em dia a realização de exames que estão com a demanda reprimida. Em 2010, por falta de negociação, a prestação de alguns serviços ficou suspensa por um período de 4 a 6 meses, gerando este acúmulo.

200 em atraso

Para evitar mais transtornos a esses pacientes que já estão fragilizados por conta de doenças, a Secretaria Municipal de Saúde realizou um levantamento dessas pendências. Baseado nas reclamações registradas na Ouvidoria, hoje cerca de 200 exames estão na lista de espera. Entre eles, estão exames oftalmológicos, testes ergométricos, ecocardiogramas, ultrassonografias em geral, além de outros.

Medicina em Lagarto

Durante a solenidade em comemoração aos 43 anos da Universidade Federal de Sergipe (UFS), o reitor Josué Modesto dos Passos Sobrinho informou aos presentes que uma comissão do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP) visitou o Campus de Ciências da Saúde de Lagarto e referendou o parecer do Conselho Nacional de Saúde favorável à oferta do curso de Medicina na localidade. Ainda este ano será realizado o primeiro vestibular para o curso de Medicina no Campus Professor Dr. Antônio Garcia Filho.

Óxi preocupa

A chegada da mais nova droga ainda mais devastadora que o crack, o óxi, têm preocupado vereadores de Aracaju, que reforçam a necessidade de ações de combate ao tráfico mais efetivas. Por duas vezes o parlamentar Bertulino Menezes usou a tribuna da Casa para falar sobre o assunto. Outro que usou a tribuna para falar sobre os efeitos nocivos das drogas ilícitas foi o vereador Emanuel Messias, que também é médico.

Esta coluna é publicada toda quinta-feira, no Jornal do Dia.

Nenhum comentário: