sexta-feira, 30 de setembro de 2016

Coluna Saúde em Dia - Outubro Rosa

Na próxima quinta-feira, 6, das 14h às 17h, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), em parceria com o laboratório Roche, está realizando uma palestra sobre o Câncer de Mama, que será ministrada pelo Profº. Dr. Michel Fabiano Silva Alves, oncologista e chefe do serviço de oncologia do HUSE. O evento faz parte das comemorações do Outubro Rosa, que é o mês dedicado à conscientização da população para o Câncer de Mama. A palestra será realizada no Hotel Go Inn Aracaju, na rua Alferes José Pedro de Brito, nº 50, bairro Farolândia.

Conscientização
O movimento Outubro Rosa nasceu nos Estados Unidos, na década de 1990, para estimular a participação da população no controle do câncer de mama. A data é celebrada anualmente com o objetivo de compartilhar informações sobre o câncer de mama e promover a conscientização sobre a importância da detecção precoce. Como forma de esclarecer a população sobre a doença, a Clínica Onco Hematos trará durante esse mês, entrevistas com os médicos oncologistas da clínica para abordar diversos assuntos que envolvem a doença.  Segundo os dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), a estimativa para o Brasil, em 2016, são esperados 57.960 casos novos de câncer de mama, com um risco estimado de 56,20 casos a cada 100 mil mulheres.

Paz no Trânsito
A Unimed Sergipe, que é membro do Comitê Municipal de Mobilização pela Saúde, Segurança e Paz no Trânsito, foi uma das parceiras da SMTT na Semana Nacional do Trânsito. A iniciativa tem o objetivo de conscientizar sobre a segurança e a gentileza nas ruas da cidade. Durante o evento, foram realizados testes de glicemia e aferição de pressão arterial, além da participação do grupo de colaboradores voluntários da cooperativa em outras ações da Semana.  

Multivacinação
Iniciada no dia 19 de setembro, a Campanha de Multivacinação foi encerrada ontem. Realizada pelo Ministério da Saúde em parceria com a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), a campanha teve como principal objetivo regularizar as vacinas pendentes da população aracajuana, em especial de crianças e adolescentes. De acordo com os últimos dados divulgados pela SMS, até a última quarta, foram aplicadas 6.709 doses dos 14 tipos de vacinas disponibilizadas nas 43 Unidades de Saúde da Família de Aracaju. Durante a campanha, foi realizado no sábado, 24, o Dia D de intensificação, onde todas as unidades estiveram abertas para os pais pudessem fazer a atualização da Caderneta de Vacina de seus filhos. Em Aracaju, a abertura do Dia D aconteceu juntamente com a entrega do novo prédio da UBS Marx de Carvalho, no Ponto Novo, o primeiro da capital com dois pavimentos totalmente adaptado, com acessibilidade, plataforma elevatória, piso tátil, bebedouro para cadeirante e banheiro para deficiente físico.

Farmacopeia Brasileira
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) abriu a Consulta Pública 241, com o objetivo de fazer a atualização periódica da Farmacopeia Brasileira. O texto propõe a revisão das monografias de plantas medicinais e derivados na 5ª edição da Farmacopeia Brasileira, que possui atualmente 58 teses vigentes. Os interessados devem enviar as sugestões para a Consulta Pública 241 até 14 de novembro, por meio do preenchimento do formulário eletrônico. A Anvisa analisará as contribuições e, ao final, publicará o resultado da Consulta Pública no portal da Agência.

Academia ampliada
A atividade física é um importante instrumento para prevenir diversos tipos de doenças e é um grande aliado para as pessoas que sofrem com alguns tipos de doenças crônicas. Além de equipamentos de ginásticas instalados em diversos locais públicos, a população de Aracaju conta também com a Academia da Cidade, programa da Secretaria Municipal da Saúde, que possui 24 pólos espalhados em toda a cidade, inclusive na zona de expansão. Formado por professores e estudantes de Educação Física, o programa oferece a prática de atividades físicas gratuitamente para o povo da capital sergipana.

sexta-feira, 23 de setembro de 2016

Coluna Saúde em dia - Dia D de Multivacinação

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) realiza neste sábado, 24, o Dia “D” da Campanha de Multivacinação. A abertura acontecerá na nova Unidade Básica de Saúde do bairro Ponto Novo, a UBS Marx de Carvalho, às 8h. A campanha do Ministério da Saúde começou na última segunda-feira e segue até o dia 30 deste mês com o objetivo de atualizar os cartões de vacinas da população, em especial menores de cinco anos, crianças de nove anos e adolescentes de 10 a 15 anos incompletos. Durante o Dia “D” todas as 43 Unidades de Saúde da Família da Capital (USFs) estarão abertas das 8h às 17h para aplicar qualquer uma das 14 vacinas que foram disponibilizadas para a campanha, entre elas: BCG, Pentavalente, Rotavírus, Pneumo 10, Meningo C, Tríplice Viral, DTP Infantil, contra Varicela, contra Poliomielite (VIP e VOPb) , contra Hepatites A e B e contra HPV.

Yogabeneficente
Como parte da programação do Setembro Dourado, a Associação dos Voluntários a Serviço da Oncologia em Sergipe (Avosos) convida a sociedade a participar da Yogabeneficente, uma aula ao ar livre que será ministrada por Sammir Melo, fisioterapeuta, instrutor e praticante de Yoga. O evento acontecerá no próximo dia 24, às 16h, nos lagos da Orla de Atalaia, próximo ao Oceanário de Aracaju. Para participar basta doar 2 kg de alimentos não perecíveis, que serão revertidos às famílias de crianças e adolescentes assistidos pela Avosos. Os interessados em participar devem preferencialmente levar um tapete ou uma canga. As vagas para a Yogabeneficente são limitadas. Favor confirmar presença na sede da Avosos, localizada à rua Leonel Curvelo, 55, bairro Suíssa. As inscrições também poderão ser efetivadas antes do evento, no próprio local. Informações: (79) 3212-4727 / 3212-4731.

Caravana Saúde Aracaju
Neste sábado, 24, a Caravana Saúde Aracaju vai estar presente na feira livre do bairro Coroa do Meio, a partir das 7h. Promovida pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a ação oferece diversos serviços de promoção à saúde para a comunidade e também para os feirantes. O Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) Itinerante estará presente realizando testes rápidos de HIV, Hepatites e Sífilis. Além disso, a população poderá também aferir a pressão arterial, fazer exame de glicemia capilar e tirar dúvidas sobre assuntos ligados à saúde e prevenção. No local haverá ainda distribuição de panfletos educativos e preservativos femininos e masculinos.

Mais ferro
Dados do Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose) revelam que de janeiro a agosto deste ano, 1.510 voluntários foram inaptados, ou seja, não realizaram a doação de sangue em função da hemoglobina baixa, o que significa dizer que, os níveis de ferro presente no sangue estavam abaixo do recomendado para doar. O hemocentro reforça que o serviço de coleta de sangue prioriza a a segurança do doador e do receptor. Para isso utiliza a dosagem de hemoglobina ou o micro-hematócrito como métodos de triagem. A metodologia cumpre a Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) nº 34, de 11 de junho de 2014, do Ministério da Saúde (MS) que determina as condições necessárias para se tornar um doador de sangue. Os valores mínimos e máximos para liberação da doação são os seguintes: Hemoglobina: homens de 13mg/dl a 18mg/dl, e mulheres, 12,5mg/dl a 16mg/dl (miligrama/decilitro). O micro-hematócrito: homens maior ou igual a 39% e menor que 54% e mulheres maior ou igual a 38% e menor que 54%.

Reuso de produtos
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) abrirá para contribuições, a proposta de resolução (RDC) para o registro e o cadastro de produtos para saúde quanto à proibição de reuso, à rotulagem e às instruções de uso. O prazo para envio de comentários e sugestões sobre a proposta de RDC será de 60 dias. A contagem terá início sete dias após a data de publicação no DOU. O objetivo dessa proposta que entrará em discussão é estabelecer requisitos e critérios técnicos para produtos de reuso proibido e dos produtos passíveis de reuso. Aplica-se às empresas fabricantes e às importadoras de produtos para saúde quando da solicitação do registro e do cadastro dos produtos para saúde; sua alteração ou revalidação. Detalhes no http://portal.anvisa.gov.br/

sexta-feira, 16 de setembro de 2016

Coluna Saúde em Dia - SAMU 192 ativo

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgências (Samu 192 Sergipe) informa que o número 192 não está com defeito e permanece recebendo ligações gratuitamente de quem necessita do serviço. A mensagem que circula nos grupos de WhatsApp informando que o número apresenta problemas e que as ligações são pagas é falsa e os números expostos são residenciais. O número do Samu 192 encontra-se ativo, operativo e funcionando totalmente para prestar assistência pré-hospitalar de urgência e de emergência.  A Secretaria de Estado da Saúde e a Fundação Hospitalar de Saúde pedem à população que não repasse mensagens falsas porque, assim como os trotes, podem comprometer os trabalhos importantes desenvolvidos pelo Samu.

Multivacinação
 A Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), inicia nesta segunda-feira, 19, e segue até o dia 30, a Campanha Nacional de Multivacinação 2016 nas Unidades de Saúde da Família (USFs) da capital. Tendo como público-alvo menores de cinco anos, crianças de nove anos e adolescentes de 10 a 15 anos incompletos, o ministério enviou 19,2 milhões de doses extras de 14 vacinas para os postos de saúde de todo o País. Em Aracaju, as vacinas serão ofertadas em todas USFs da capital, com o objetivo de atualizar todas as vacinas pendentes.

Projeto Corujinha
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informa que, a partir deste mês de setembro, a equipe do Projeto Corujinha não atuará mais dentro da Clínica e Maternidade Santa Helena, localizada no bairro Suíssa. A suspensão do atendimento foi solicitada pela direção da própria unidade hospitalar. A orientação da SMS é que as mães dos bebês nascidos na referida maternidade e residentes em Aracaju, procurem a Unidade de Saúde da Família (USF) Dona Sinhazinha, que ficará como referência para a realização da aplicação destas primeiras vacinas: a BCG – ID, que é realizada em dose única e previne contra as formas graves de tuberculose; e a 1ª dose da vacina contra a Hepatite B. A SMS lembra ainda que a segunda dose contra a Hepatite B deve ser tomadas após 30 dias da primeira e a terceira dose após 180 dias também da primeira.
Saúde nos Santos Dumont
Hoje, das 8h às 12h, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) estará realizando mais uma Caravana Saúde Aracaju, desta vez na praça Ulisses Guimarães, no bairro Santos Dumont. A ação contará com a parceria da Sejesp , que levará o “Lazer em meu bairro” para a garotada ( oficinas de brinquedo e de desenho e os pula-pulas), e da Fundat, que ofertará corte de cabelo e oficina de currículo. Serão ofertados testes rápidos de HIV, Sífilis e Hepatites B e C; aferição de pressão arterial, glicemia capilar e Índice de Massa Corpórea (IMC); orientação nutricional e de saúde bucal; e atividade física com a Academia da Cidade. A população também receberá orientação postural e massagens rápidas, com fisioterapeutas do Nasf. Agentes do Centro de Controle do Zoonozes (CCZ), estarão mostrando o desenvolvimento da larva do mosquito Aedes aegypti, e outros tipos de animais peçonhentos.

Palestra sobre radioncologia
O radioncologista do Hospital de Cirurgia e do Hospital de Urgência de Sergipe (HUSE), Marco Antonio Santana, realizou na última quarta-feira, 14, uma palestra na Clínica Onco Hematos para os profissionais e convidados. O tema de debate foi o Carcinoma “in situ” de mama – as margens e a adjuvância. O carcinoma é uma lesão cancerosa pré-maligna ou não invasiva da mama e o objetivo da palestra foi atualizar os dados sobre a doença. Durante a palestra, além de tirar dúvidas dos profissionais, o radioncologista explicou os tipos de tratamentos relacionados à radioterapia e os fatores de risco da doença. Marco Antônio também esclareceu que a doença não é um câncer e tem baixíssima mortalidade, porém, para quem tem a doença, o risco de câncer de mama é 1,8 vezes maior que a população que não tem.

sexta-feira, 9 de setembro de 2016

Coluna Saúde em Dia - Medicamentos recolhidos

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou ontem a proibição da distribuição, comercialização e uso de dois lotes do antidepressivo Cloridrato de Fluoxetina, 20mg cartucho com 70 cápsulas, da empresa Blisfarma Indústria Farmacêutica Ltda. Uma amostragem do lote 593815 (validade abril/2017) constatou a presença de corpo estranho em blíster, enquanto o lote 612915 (validade setembro/2017) apresentou blísteres sem rótulo. Também foi determinado que a empresa promova o recolhimento de todo o estoque do produto existente no mercado.

Yogabeneficente
Como parte da programação do Setembro Dourado, a Associação dos Voluntários a Serviço da Oncologia em Sergipe (Avosos) convida a sociedade a participar da Yogabeneficente, uma aula ao ar livre que será ministrada por Sammir Melo, fisioterapeuta, instrutor e praticante de Yoga. O evento acontecerá no próximo dia 24, às 16h, nos lagos da Orla de Atalaia. Para participar basta doar 2 kg de alimentos não perecíveis, que serão revertidos às famílias de crianças e adolescentes assistidos pela Avosos. Os interessados em participar devem preferencialmente levar um tapete ou uma canga. As vagas para a Yogabeneficente são limitadas. Favor confirmar presença na sede da Avosos, localizada à rua Leonel Curvelo, 55, bairro Suíssa. Mais informações: (79) 3212-4727 / 3212-4731.

Saúde no 18 do Forte
A feira livre do bairro 18 do Forte  recebe neste sábado, 10,  a Caravana Saúde Aracaju. A ação, promovida pela  Secretaria Municipal de Saúde (SMS), vai oferecer diversos serviços de promoção à saúde para a comunidade e também para os feirantes, a partir das 7h. O Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) Itinerante estará presente realizando testes rápidos de HIV, Hepatites e Sífilis. Além disso, a população poderá também aferir a pressão arterial, verificar a glicemia e tirar dúvidas sobre assuntos ligados à saúde e prevenção. No local haverá ainda distribuição de panfletos educativos e preservativos femininos e masculinos. Iniciada em abril deste ano, a Caravana Saúde Aracaju já percorreu 25 localidades da cidade, sendo em 18 delas integradas às feiras livres, com o objetivo de aproximar ainda mais a população dos serviços de saúde, somando mais 16 mil atendimentos em cinco meses.

Corrente pela Vida
O Projeto Salve - Corrente de Assistência à Vida já é uma realidade em Sergipe. Fruto de uma parceria entre a Sociedade Médica de Sergipe (Somese), a Cooperativa dos Anestesiologistas de Sergipe (Coopanest-SE), Samu e Corpo de Bombeiros, o projeto foi lançado oficialmente no dia 1º de setembro, em noite festiva na sede da Somese. Estima-se que diariamente no Brasil, cerca de 800 pessoas têm parada cardiorrespiratória. O objetivo do Projeto Salve é ensinar à população em geral a reconhecer uma parada cardiorrespiratória, umas das principais causas de mortes anualmente no mundo. Com esse conhecimento, a pessoa pode realizar, imediatamente, os procedimentos de ressuscitação cardiopulmonar, o que pode aumentar em 75% as chances de sobrevivência.

Combate ao mosquito
Dando continuidade à força tarefa, um trabalho constante realizado pelo Programa Municipal de Controle do Aedes Aegypti, da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), agentes de Endemias e Comunitários de Saúde vão atuar hoje no bairro Cirurgia. As equipes se concentrarão, a partir das 7h30, na Unidade de Saúde da Família (USF) Oswaldo de Souza, de onde seguirão para intensificar o trabalho de eliminação dos focos do Aedes aegypti. Os agentes também estarão orientando à comunidade, de como manter livre a sua casa do mosquito, transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya.