sexta-feira, 16 de setembro de 2016

Coluna Saúde em Dia - SAMU 192 ativo

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgências (Samu 192 Sergipe) informa que o número 192 não está com defeito e permanece recebendo ligações gratuitamente de quem necessita do serviço. A mensagem que circula nos grupos de WhatsApp informando que o número apresenta problemas e que as ligações são pagas é falsa e os números expostos são residenciais. O número do Samu 192 encontra-se ativo, operativo e funcionando totalmente para prestar assistência pré-hospitalar de urgência e de emergência.  A Secretaria de Estado da Saúde e a Fundação Hospitalar de Saúde pedem à população que não repasse mensagens falsas porque, assim como os trotes, podem comprometer os trabalhos importantes desenvolvidos pelo Samu.

Multivacinação
 A Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), inicia nesta segunda-feira, 19, e segue até o dia 30, a Campanha Nacional de Multivacinação 2016 nas Unidades de Saúde da Família (USFs) da capital. Tendo como público-alvo menores de cinco anos, crianças de nove anos e adolescentes de 10 a 15 anos incompletos, o ministério enviou 19,2 milhões de doses extras de 14 vacinas para os postos de saúde de todo o País. Em Aracaju, as vacinas serão ofertadas em todas USFs da capital, com o objetivo de atualizar todas as vacinas pendentes.

Projeto Corujinha
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informa que, a partir deste mês de setembro, a equipe do Projeto Corujinha não atuará mais dentro da Clínica e Maternidade Santa Helena, localizada no bairro Suíssa. A suspensão do atendimento foi solicitada pela direção da própria unidade hospitalar. A orientação da SMS é que as mães dos bebês nascidos na referida maternidade e residentes em Aracaju, procurem a Unidade de Saúde da Família (USF) Dona Sinhazinha, que ficará como referência para a realização da aplicação destas primeiras vacinas: a BCG – ID, que é realizada em dose única e previne contra as formas graves de tuberculose; e a 1ª dose da vacina contra a Hepatite B. A SMS lembra ainda que a segunda dose contra a Hepatite B deve ser tomadas após 30 dias da primeira e a terceira dose após 180 dias também da primeira.
Saúde nos Santos Dumont
Hoje, das 8h às 12h, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) estará realizando mais uma Caravana Saúde Aracaju, desta vez na praça Ulisses Guimarães, no bairro Santos Dumont. A ação contará com a parceria da Sejesp , que levará o “Lazer em meu bairro” para a garotada ( oficinas de brinquedo e de desenho e os pula-pulas), e da Fundat, que ofertará corte de cabelo e oficina de currículo. Serão ofertados testes rápidos de HIV, Sífilis e Hepatites B e C; aferição de pressão arterial, glicemia capilar e Índice de Massa Corpórea (IMC); orientação nutricional e de saúde bucal; e atividade física com a Academia da Cidade. A população também receberá orientação postural e massagens rápidas, com fisioterapeutas do Nasf. Agentes do Centro de Controle do Zoonozes (CCZ), estarão mostrando o desenvolvimento da larva do mosquito Aedes aegypti, e outros tipos de animais peçonhentos.

Palestra sobre radioncologia
O radioncologista do Hospital de Cirurgia e do Hospital de Urgência de Sergipe (HUSE), Marco Antonio Santana, realizou na última quarta-feira, 14, uma palestra na Clínica Onco Hematos para os profissionais e convidados. O tema de debate foi o Carcinoma “in situ” de mama – as margens e a adjuvância. O carcinoma é uma lesão cancerosa pré-maligna ou não invasiva da mama e o objetivo da palestra foi atualizar os dados sobre a doença. Durante a palestra, além de tirar dúvidas dos profissionais, o radioncologista explicou os tipos de tratamentos relacionados à radioterapia e os fatores de risco da doença. Marco Antônio também esclareceu que a doença não é um câncer e tem baixíssima mortalidade, porém, para quem tem a doença, o risco de câncer de mama é 1,8 vezes maior que a população que não tem.

Nenhum comentário: