sexta-feira, 23 de setembro de 2016

Coluna Saúde em dia - Dia D de Multivacinação

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) realiza neste sábado, 24, o Dia “D” da Campanha de Multivacinação. A abertura acontecerá na nova Unidade Básica de Saúde do bairro Ponto Novo, a UBS Marx de Carvalho, às 8h. A campanha do Ministério da Saúde começou na última segunda-feira e segue até o dia 30 deste mês com o objetivo de atualizar os cartões de vacinas da população, em especial menores de cinco anos, crianças de nove anos e adolescentes de 10 a 15 anos incompletos. Durante o Dia “D” todas as 43 Unidades de Saúde da Família da Capital (USFs) estarão abertas das 8h às 17h para aplicar qualquer uma das 14 vacinas que foram disponibilizadas para a campanha, entre elas: BCG, Pentavalente, Rotavírus, Pneumo 10, Meningo C, Tríplice Viral, DTP Infantil, contra Varicela, contra Poliomielite (VIP e VOPb) , contra Hepatites A e B e contra HPV.

Yogabeneficente
Como parte da programação do Setembro Dourado, a Associação dos Voluntários a Serviço da Oncologia em Sergipe (Avosos) convida a sociedade a participar da Yogabeneficente, uma aula ao ar livre que será ministrada por Sammir Melo, fisioterapeuta, instrutor e praticante de Yoga. O evento acontecerá no próximo dia 24, às 16h, nos lagos da Orla de Atalaia, próximo ao Oceanário de Aracaju. Para participar basta doar 2 kg de alimentos não perecíveis, que serão revertidos às famílias de crianças e adolescentes assistidos pela Avosos. Os interessados em participar devem preferencialmente levar um tapete ou uma canga. As vagas para a Yogabeneficente são limitadas. Favor confirmar presença na sede da Avosos, localizada à rua Leonel Curvelo, 55, bairro Suíssa. As inscrições também poderão ser efetivadas antes do evento, no próprio local. Informações: (79) 3212-4727 / 3212-4731.

Caravana Saúde Aracaju
Neste sábado, 24, a Caravana Saúde Aracaju vai estar presente na feira livre do bairro Coroa do Meio, a partir das 7h. Promovida pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a ação oferece diversos serviços de promoção à saúde para a comunidade e também para os feirantes. O Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) Itinerante estará presente realizando testes rápidos de HIV, Hepatites e Sífilis. Além disso, a população poderá também aferir a pressão arterial, fazer exame de glicemia capilar e tirar dúvidas sobre assuntos ligados à saúde e prevenção. No local haverá ainda distribuição de panfletos educativos e preservativos femininos e masculinos.

Mais ferro
Dados do Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose) revelam que de janeiro a agosto deste ano, 1.510 voluntários foram inaptados, ou seja, não realizaram a doação de sangue em função da hemoglobina baixa, o que significa dizer que, os níveis de ferro presente no sangue estavam abaixo do recomendado para doar. O hemocentro reforça que o serviço de coleta de sangue prioriza a a segurança do doador e do receptor. Para isso utiliza a dosagem de hemoglobina ou o micro-hematócrito como métodos de triagem. A metodologia cumpre a Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) nº 34, de 11 de junho de 2014, do Ministério da Saúde (MS) que determina as condições necessárias para se tornar um doador de sangue. Os valores mínimos e máximos para liberação da doação são os seguintes: Hemoglobina: homens de 13mg/dl a 18mg/dl, e mulheres, 12,5mg/dl a 16mg/dl (miligrama/decilitro). O micro-hematócrito: homens maior ou igual a 39% e menor que 54% e mulheres maior ou igual a 38% e menor que 54%.

Reuso de produtos
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) abrirá para contribuições, a proposta de resolução (RDC) para o registro e o cadastro de produtos para saúde quanto à proibição de reuso, à rotulagem e às instruções de uso. O prazo para envio de comentários e sugestões sobre a proposta de RDC será de 60 dias. A contagem terá início sete dias após a data de publicação no DOU. O objetivo dessa proposta que entrará em discussão é estabelecer requisitos e critérios técnicos para produtos de reuso proibido e dos produtos passíveis de reuso. Aplica-se às empresas fabricantes e às importadoras de produtos para saúde quando da solicitação do registro e do cadastro dos produtos para saúde; sua alteração ou revalidação. Detalhes no http://portal.anvisa.gov.br/

Nenhum comentário: