quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Alimentação saudável nos colégios

Um projeto de lei vem criando polêmica na Câmara Municipal de Aracaju. Trata-se do que estabelece a obrigatoriedade das cantinas e lanchonetes de colégios públicos e particulares de Aracaju só comercializarem alimentos saudáveis.

No meu ponto de vista, é uma idéia louvável e já adotada por alguns estabelecimentos de ensino particulares da cidade. Tento como mãe, ofereceu uma alimentação equilibrada à minha filha, inclusive o lanche que ela leva para a escola.

Na lista de lanche, não entra refrigerante nem aqueles famosos salgadinhos à base de milho e gordura vegetal. Ainda cometo alguns pecados, porque libero batata-frita e biscoito recheado, mas tento controlar a quantidade de vezes que ela leva para a escola.

De tanto trabalhar com médicos, já absorvi a idéia de ter refeições saudáveis, ingerir pouca gordura, açúcar, embutidos etc. (o que para mim é muito difícil, já que sempre comi tudo isso). Mas tento melhorar o que ofereço a minha filha.

Acho importante sim os colégios oferecerem alimentos considerados saudáveis. Isso faz a diferença na formação da criança e pode evitar que se torne um adulto obeso. O avanço da obesidade infantil é uma das grandes preocupação dos médicos.

Um comentário:

Anônimo disse...

Sim acho muito importante a orientação sobre alimentação saudavel, mas o que não está sendo levado em consideração é que, infelizmente, OS ALUNOS QUE LANCHAM EM CANTINAS DAS ESCOLAS É A MINORIA (NÃO CHEGA A 25%). Sendo assim essa lei não vai surtir efeito pois os alunos continuam levando salgainhos fritos e industrializados tipo cheEtos e outros mais COMO TAMBÉM REFRIGERANTES. cOM A LEI A SITUAÇÃO VAI SE AGRAVAR, POIS SE NÃO COMEM NA ESCOLA LEVAM DE CASA E OS PAIS PERMITEM.