quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Hospital no Réveillon - Coluna Saúde em Dia

Hospital no Réveillon

Com o intuito de assegurar a saúde dos cidadãos que irão participar do Réveillon 2011, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) designou uma grande equipe para oferecer a garantia de um evento de paz e tranquilidade a todos os que marcarem presença na grande festa oferecida pela Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA) na Orla de Atalaia. A Rede de Urgência e Emergência (Reue) irá prestar o atendimento médico aos cidadãos que necessitarem do serviço.

Hospital no Réveillon I

Um mini hospital será montado com 10 leitos, sendo que oito deles direcionados para a área amarela, onde são atendidos casos mais simples, e dois para a área vermelha, preparados para atender casos mais graves. Para dar suporte a essa estrutura, que já está sendo montada, também estarão à disposição quatro ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência - SAMU. Uma Unidade de Suporte Avançado (USA) e três Unidades de Suporte Básico (USB) estarão à disposição da população.

Um ano da Antifumo

A Lei Municipal 3756/09, que proíbe o consumo de tabaco em locais públicos da cidade, completa um ano no dia 4 de janeiro de 2011. Durante esse período foram realizadas duas grandes campanhas pela Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA) que contribuíram para que o município conquistasse o título de capital com menor índice de fumantes do Brasil. Logo que a lei entrou em vigor, a campanha 'Proibido fumar: em defesa da nossa saúde, seja você também um fiscal' conscientizou os donos de estabelecimentos comerciais e a população como um todo sobre as novas normas. A legislação proíbe que se fume em locais públicos; isso vale não só para bares e restaurantes, como também para ônibus, locais de trabalho e qualquer ambiente coletivo.

Homenagem

A Unimed Sergipe realizou o Recital Natalino em homenagem ao Maestro Doutor José Augusto Bezerra (in memoriam). O evento aconteceu na Sociedade Médica de Sergipe (SOMESE), com a presença do Coral Unimed, do qual Dr. José Augusto Bezerra foi maestro. Na ocasião, Dr. Marcos Aurélio, Dr. Lúcio Prado, Dra. Denise Tavares e o Presidente da Unimed Sergipe, Dr. Adelson Chagas, receberam a presença de Maria Lucia Bezerra, irmã do Maestro Doutor.

Arte e Medicina

O programa “A Arte na medicina às vezes cura, de vez em quando alivia, mas sempre consola”, da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade de Pernambuco (UPE), foi um dos vencedores do Prêmio Cultura e Saúde 2010, do Ministério da Cultura (MinC). O prêmio tem por finalidade premiar 120 iniciativas que atuem no campo sócio-cultural, tendo como objetos de suas atividades a promoção da saúde, a prevenção de doenças, a educação popular para o cuidado e o auto cuidado em saúde. Coordenado por Paulo Fernando Barreto Campello de Melo, o programa da UPE – que recebe pela segunda vez consecutiva o prêmio do MinC – utiliza, desde 1996, as manifestações artísticas no processo de humanização da medicina e com finalidade terapêutica.

Contra a dengue

A Operação Todos contra a Dengue, lançada em 14 de outubro, trouxe resultados positivos e importantes no controle da doença em Aracaju. A campanha, que durou aproximadamente três meses, intensificou as ações de controle da dengue de acordo com a avaliação da vulnerabilidade de alguns bairros para a circulação do vírus da doença no município em 2011. Seguindo esse critério, os bairros Coroa do Meio, Cirurgia, Cidade Nova, 18 do Forte, Palestina, Santo Antonio, Atalaia, Siqueira Campos, Industrial e Getúlio Vargas foram classificados como bairros mais vulneráveis à circulação do vírus da dengue. Essas localidades passaram por uma avaliação histórica dos últimos 10 anos e acabaram apresentando índices mais propensos à transmissão da dengue dentro dos referidos territórios.

Mais controle

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) atualizou a lista de antimicrobianos (categoria que inclui os antibióticos) de uso sob prescrição médica cuja venda deve ocorrer apenas mediante retenção de receita em farmácias e drogarias, conforme determina a RDC 44 de 2010. A RDC 61, publicada dia 22 de dezembro, alterou o anexo da norma anterior, incluindo na relação mais 26 princípios ativos. Outras cinco substâncias foram retiradas da lista, que agora passa a ter 119 substâncias sob controle. As substâncias excluídas são: 5-fluorocitosina, griseofulvina, nistatina, fenilazodiaminopiridina e sulfadoxina. Além disso, corrigiu-se a grafia da substância talilsulfatiazol para Ftalilsulfatiazol. A resolução já está em vigor.

Esta coluna é publicada toda quinta-feira, no Jornal do Dia.

quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Doação de sangue - Coluna Saúde em Dia

Doação de sangue

Conscientizar motoristas e pedestres sobre a importância da doação e melhorar o estoque de sangue para o período de festas de final de ano e das férias escolares. Esta foi a finalidade da blitz da cidadania realizada pelo Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose), nesta quarta-feira, 22, na Avenida Beira Mar, em Aracaju. Durante a ação foram distribuídos 5 mil panfletos contendo informações sobre os critérios para doação. O trabalho contou com o apóio da Polícia Militar de Sergipe, CPTran e da Federação de Bandeirantes do Brasil.

Bucomaxilo Facial

Um evento que teve como objetivo discutir as inovações tecnológicas e o que há de mais moderno em cirurgia bucomaxilo. Aconteceu no último dia 17, no Auditório do Hospital Primavera, o I Encontro de Cirurgia Bucomaxilo Facial. O evento foi organizado pelo Serviço de Cirurgia Bucomaxilo do Hospital Primavera (sob a responsabilidade do cirurgião Luiz Carlos Ferreira) em parceria com a Sociedade Especializada no Atendimento ao Fissurado do Estado de Sergipe (Seasese). Dentre os assuntos abordados estavam as técnicas e procedimentos para pessoas portadoras de fissura labiopalantal. O I Encontro de Cirurgia Bucomaxilo Facial contou com diversas palestras, entre elas a do cirurgião João Carlini, de Curitiba-Paraná.

Exemplo a ser seguido

Este é um bom exemplo que, como um pouco de boa vontade, merece ser seguido. Mais de 60 redes de lanchonetes e restaurantes de todo Brasil vão disponibilizar informações nutricionais sobre produtos alimentícios que comercializam. A ação é resultado de termo de ajustamento de conduta firmado, no começo de dezembro, entre a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o Ministério Público Federal de Minas Gerais e a Associação Nacional de Restaurantes (ANR).

Consulta Pública

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) iniciou na segunda, 20/12, a consulta pública nº 36 sobre Acreditação de Operadoras. A iniciativa tem por objetivo implementar um processo que permita a avaliação dos serviços disponibilizados pelas operadoras, com a utilização de indicadores de qualidade baseados em padrões internacionais. Os interessados têm 30 dias para contribuir com sugestões e comentários para a Resolução Normativa que institui o programa de acreditação de Operadoras de Planos Privados de Assistência à Saúde (OPS). As contribuições devem ser encaminhadas por meio do endereço eletrônico www.ans.gov.br, para preenchimento de formulário eletrônico que está disponível na página da ANS em “Transparência”, no item “Consultas Públicas”.

AMB analisa projetos

A Comissão de Assuntos Políticos (CAP) da Associação Médica Brasileira (AMB) analisou na última reunião deste ano, 48 projetos de lei que tramitam no Congresso, dos quais 13 passarão a integrar a Agenda Parlamentar da Saúde Responsável. O PL 5492/09, que proíbe a utilização de produtos fumígenos, derivado ou não do tabaco, em ambientes coletivos, públicos e privados de todo o território nacional, mesmo que os recintos sejam total ou parcialmente fechados, recebeu parecer favorável da CAP por criar ambientes 100% livres da fumaça do tabaco e por representar uma medida que defende a saúde da população brasileira.

AMB analisa projetos I

Dentro outros projetos, foi analisado ainda o PL 3713/09, que restringe a venda de esteróides ou peptídeos anabolizantes, também teve parecer favorável das entidades por proteger o paciente e valorizar a prescrição médica. Já o PL 7055/09, que assegurar à médica residente licença-gestante pelo período de 180 dias, foi considerado importante e constará na Agenda. Foi analisado ainda o PL 7985/10, que torna obrigatória a acreditação para os hospitais conveniados ao SUS. A CAP acompanhará a tramitação da proposta.

Ministro da Saúde

O atual ministro-chefe da Secretaria de Relações Institucionais, Alexandre Padilha volta em 2011 a se dedicar a área de sua formação acadêmica. O médico será o ministro da Saúde de Dilma Rousseff. Ele esteve à frente da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República desde setembro do ano passado, quando substituiu José Múcio no cargo. Com 39 anos, é o mais jovem ministro do atual governo. Padilha tem ligação antiga com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva – ele coordenou as campanhas presidenciais do PT em 1989 e 1994. É filiado ao PT e fez parte da executiva do partido em São Paulo e do membro do diretório estadual do início dos anos 1990 até 1995.

Esta coluna é publicada toda quinta-feira, no Jornal do Dia.

quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Nova edição da CBHPM - Coluna Saúde em Dia

Nova edição da CBHPM

Já está disponível a todos os médicos brasileiros a Classificação Brasileira Hierarquizada de Procedimentos Médicos (CBHPM) edição 2010. Revisada e atualizada, a nova Classificação está totalmente compatível com o Rol da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) e não será mais publicada por edição, mas sim por ano de publicação. Para atender ao sistema de Troca de Informação em Saúde Suplementar (TISS), a nova CBHPM traz como novidade a reinclusão dos procedimentos de tratamentos conservadores de fraturas, com os mesmos códigos e valorações que constavam na 3ª edição da CBHPM.

Nova edição da CBHPM I

A nova edição da Classificação traz ainda a inclusão com códigos próprios, dos procedimentos diagnósticos e terapêuticos de anestesiologia, que fazem parte do Rol da ANS e da TUSS, que foi construída com base na CBHPM, pela qual a AMB é a entidade responsável por sua elaboração e atualização. Todos os procedimentos constantes da nova CBHPM foram aprovados na Câmara Técnica Permanente da CBHPM, composta por representantes das entidades médicas nacionais (AMB, FENAM e CFM) e de operadoras de planos de saúde (Unidas, Unimed, Fenasaúde e Abramge). Interessados poderão fazer pedidos pelo site da AMB: www.amb.org.br

Qualidade e Biossegurança

Qualidade nos Procedimentos Hemoterápicos; Comunicação Interpessoal; Gestão Estratégicos de Documentos; Acreditação em Serviços de Saúde; Controle de Qualidade dos Hemocomponentes; Qualidade na Transfusão de Sangue e Higienização das Mãos, são os temas abordados durante o I Seminário de Qualidade e Biossegurança. O evento será aberto nesta quinta-feira, 16, a partir das 8h, no auditório do Centro de Hemoterapia de Sergipe – Hemose e tem como objetivo reforçar a necessidade da realização de ações de planejamento, organização, desenvolvimento e avaliação dos processos de qualidade e biossegurança dos setores de saúde.

Recital Natalino

A Unimed Sergipe realiza nesta quinta-feira, 16 de dezembro, o Recital Natalino em homenagem ao Maestro Dr. José Augusto Bezerra (in memoriam). O evento acontecerá no auditório da Sociedade Médica de Sergipe (Somese), a partir das 19h. O público poderá conferir a apresentação do Coral Unimed com um repertório natalino. A entrada é gratuita. Não deixe de prestigiar!

Diagnóstico do câncer

Em recente evento realizado pela Clínica Onco Hematos em Aracaju, o cirurgião Pedro Michaluarte, do Hospital Sírio-Libanês (SP) fez um alerta sobre a importância do diagnóstico precoce. “É essencial para obtermos bons resultados e em cabeça e pescoço, temos a oportunidade de fazer esse diagnóstico visualmente, não precisa de grandes equipamentos. Lesões brancas de boca ou avermelhadas e lesões de faringe que não melhorem merecem uma avaliação médica e possivelmente uma biópsia”. Desta forma, com o diagnóstico precoce, é possível melhorar os resultados do tratamento. O câncer de cabeça e pescoço, de acordo com Dr. Michaluarte, não é o mais prevalente, mas é o responsável por 7% das mortes por câncer em homens, só o câncer de boca.

Combate ao crack

Levantamento inédito realizado pela Confederação Nacional de Municípios (CNM), sobre o uso do crack no Brasil, destacou Sergipe como um dos líderes no ranking de estados com o maior percentual de municípios que desenvolvem iniciativas contra o consumo da droga. A pesquisa, divulgada na última segunda-feira, 13, buscou traçar uma radiografia da realidade do crack no país e trouxe dados alarmantes: das quase quatro mil cidades consultadas, a droga já chegou a 98% delas.

Intolerância ao glúten

Portadores da doença celíaca devem estar atentos a temperos e caldos da marca Sazón. É que a empresa Ajinomoto do Brasil Indústria e Comércio de Alimentos Ltda verificou problemas na declaração “Não contém glúten”, em embalagem externa, e na declaração “Contém glúten”, na embalagem interna, de alguns lotes desses alimentos. A empresa já está realizando, com acompanhamento da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e do Departamento de Defesa do Consumidor do Ministério da Justiça, o recolhimento voluntário dos lotes com problemas de rotulagem que ainda estão no mercado. Em casos de reações adversas decorrentes do consumo desses alimentos, os celíacos devem suspender o uso e procurar orientação médica.

Esta coluna é publicada toda quinta-feira, no Jornal do Dia.

quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Entidades médicas - Coluna Saúde em Dia

Entidades médicas

Começa nesta quarta-feira, 8/12, o Fórum Nacional das Entidades Médicas, no Hotel Radisson, em Aracaju. Durante três dias, as principais lideranças da categoria discutirão propostas que podem trazer maior qualidade para a assistência e também para o exercício da Medicina no país. Cerca de 300 representantes de conselhos, sindicatos, associações e sociedades de especialidade de todo o país participarão do Fórum Nacional das Entidades Médicas, organizado pelo Conselho Federal de Medicina (CFM), Associação Médica Brasileira (AMB) e Federação Nacional dos Médicos (Fenam).

Entidades médicas

Na pauta, a recertificação do título de especialista/área de atuação; os modelos de gestão dos serviços públicos de saúde; e o exame de final de curso para os egressos de medicina. O objetivo é aprofundar a reflexão das entidades acerca de cada um desses temas, o que fortalecerá futuros posicionamentos nas diferentes esferas.

Produtos em farmácias

A Sessão Especial na Câmara Municipal de Aracaju (CMA) com o Sindicato do Comércio Varejista de Produtos Farmacêuticos no Estado de Sergipe (Sicofase) acontece nesta quinta-feira, 9/12. A sessão com o Sicofase visa discutir melhor o Projeto de Lei elaborado pelo vereador e presidente da Casa Emmanuel Nascimento (PT), com o propósito de aumentar os itens para comercialização nos estabelecimentos de farmácias e drogarias.

Boa repercussão

Teve boa repercussão a Sessão Especial realizada pela Câmara Municipal de Aracaju (CMA) na segunda-feira, 6/12, quando foi discutida a questão da pediatria nos hospitais particulares. A sessão foi solicitada pelo Movimento SOS Criança, organizado por Rosângela Dória e Karina Drummont e reuniu representantes dos pediatras, dos Planos de Saúde e Hospitais de Aracaju, além de membros do Ministério Público. O movimento pede a interferência do poder público na reabertura das urgências pediátricas dos hospitais particulares.

Prêmio Relacionamento

A Unimed Sergipe obteve o segundo lugar, entre as singulares de médio porte (até 100 mil clientes), no Prêmio Unimed Relacionamento Cliente 2010. A Coordenadora do Call Center, Paola Salgado, recebeu a certificação durante o Encontro Nacional entre Unimeds, realizado em São Paulo (SP). Organizado pela Central Nacional Unimed, esta foi a terceira edição da premiação.

BioLogicus I

A BioLogicus, empresa pernambucana de Biotecnologia, referência na produção e pesquisa de produtos naturais probióticos, acaba de receber recursos do Fundo de Investimentos Criatec que vão acelerar o crescimento da empresa, cuja expertise é o desenvolvimento de biocosméticos, alimentos funcionais e dermatológicos. O Criatec adquiriu participação na empresa pelo elevado crescimento e retorno que a BioLogicus oferece por meio da inovação.

BioLogicus II

O Criatec tem uma ampla rede de relacionamento que facilita o contato da BioLogicus com potenciais clientes e parceiros. A partir de agora são acionistas da empresa os bancos BNDS e BNB. A expectativa é avançar na pesquisa com os probióticos e industrializar os produtos. A empresa tem como visão posicionar-se como um agente inovador e propulsor de pesquisas e desenvolvimento de produtos visando melhorar a saúde e a qualidade de vida.

Esta coluna é publicada toda quinta-feira, no Jornal do Dia.

quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Pediatria na CMA - Coluna Saúde em Dia

Pediatria na CMA


A situação da pediatria em Aracaju será debatido em Sessão Especial, na Câmara Municipal de Aracaju (CMA), na próxima segunda-feira, 6/12, a partir das 9h. De autoria do vereador Elber Batalha Filho (PSB), para a sessão, foram convidados donos planos de saúde e hospitais, Ministério Público, Poder Judiciário, Defensoria Pública e a comissão formada pelas mães, além da sociedade civil. “Vamos pressionar de todas as formas. É uma luta de todos. Se não conseguirmos resolver este problema após esta sessão, faremos uma solicitação ao Ministério da Saúde que baixe a classificação dos hospitais que fecharam a pediatria e eles parem de receber financiamentos federais. Temos que atacá-los por onde eles mais estão preocupados: o bolso”, avisou.


Amparo às crianças

O presidente da CMA, Emmanuel Nascimento (PT) demonstrou preocupação com a falta de assistência médica às crianças e parabenizou o colega parlamentar, Elber Batalha (PSB), pelo requerimento solicitando uma Sessão Especial. "Nós vereadores precisamos ser parceiros das crianças. Não podemos ficar omissos diante dessa lamentável falta de atendimento por parte dos prinicpais hospitais de Aracaju", disse Emmanuel.


Cabeça e pescoço

A Clínica Onco Hematos realiza no dia 4 de dezembro, Simpósio sobre Câncer de Cabeça e Pescoço. O evento, dirigido a cirurgiões de cabeça e pescoço, oncologistas, radioterapeutas, cirurgiões Buco-maxilo-faciais, fonoaudiólogos, fisioterapeutas, enfermeiros e estudantes, acontecerá no hotel Radisson, das 8h30 às 12h30. O simpósio irá discutir “Tratamento cirúrgico”, por Pedro Michaluarte, do Hospital Sírio Libanês (SP), “Quimioterapia”, por Fernando Maluf, também do Sírio Libanês; “Radioterapia”, por Eduardo Tagawa, do Centro Especializado em Radio-Oncologia de Minas Gerais (Cerom), além de discussão de casos clínicos. As inscrições podem ser feitas na Onco Hematos. Informações pelo telefone 2105-9900.


Cantinho da Arte

Na próxima segunda-feira (6), a Unimed Sergipe irá realizar a última edição de 2010 do seu Cantinho da Arte. Artes plásticas, literatura, exposição fotográfica e música de qualidade são os ingredientes que farão parte dessa noite especial. O Cantinho da Arte acontece a partir das 18h, na Rua Dom Bosco, nº 499 – Bairro Cirurgia. A entrada é gratuita e você não pode deixar de prestigiar a arte sergipana. Participe!


Grande participação

A caminhada 'Vamos controlar o diabetes já', ocorrida no último dia 27, reuniu mais de 1.200 pessoas na Praça do Minigolf, localizada na avenida Beira Mar, de onde os participantes saíram com destino ao Parque da Sementeira. O evento, organizado através de uma parceria das Regionais das Sociedades Brasileiras de Diabetes e de Endocrinologia e Metabologia, com apoio de da Secretaria Municipal de Saúde de Aracaju, GBarbosa e demais parceiros.


Prescrição de antibióticos

Os Conselhos de Medicina querem ampliar a divulgação das novas regras de prescrição e vendas dos antibióticos entre os médicos brasileiros. O Conselho Federal de Medicina (CFM) encaminhará a todos os médicos inscritos nos CRMs um comunicado pela internet com as normas estabelecidas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), em vigor desde o dia 28 de novembro. A regra vale para o uso e o comércio de 93 tipos de substâncias antimicrobianas que compõem todos os antibióticos registrados no Brasil, como amoxicilina, azitromicina, cefalexina e sulfametoxazol, algumas das mais vendidas no país.


Tabaco sem aroma

A adição de sabores e aromatizantes aos produtos derivados do tabaco pode ser proibida pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A Agência abriu esta semana, uma consulta pública (CP 112/2010) que propõe a proibição de aditivos que conferem sabor doce, mentolado ou de especiarias, por exemplo, a esses produtos. De acordo com o gerente de produtos derivados do tabaco da Anvisa, Humberto Martins, os sabores estimulam a iniciação de jovens e adolescentes no fumo, pois mascaram o sabor e odor desagradável do cigarro. Países como Estados Unidos e Canadá já proibiram o comércio dos cigarros aromatizados.


Esta coluna é publicada toda quinta-feira, no Jornal do Dia.