quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Nova edição da CBHPM - Coluna Saúde em Dia

Nova edição da CBHPM

Já está disponível a todos os médicos brasileiros a Classificação Brasileira Hierarquizada de Procedimentos Médicos (CBHPM) edição 2010. Revisada e atualizada, a nova Classificação está totalmente compatível com o Rol da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) e não será mais publicada por edição, mas sim por ano de publicação. Para atender ao sistema de Troca de Informação em Saúde Suplementar (TISS), a nova CBHPM traz como novidade a reinclusão dos procedimentos de tratamentos conservadores de fraturas, com os mesmos códigos e valorações que constavam na 3ª edição da CBHPM.

Nova edição da CBHPM I

A nova edição da Classificação traz ainda a inclusão com códigos próprios, dos procedimentos diagnósticos e terapêuticos de anestesiologia, que fazem parte do Rol da ANS e da TUSS, que foi construída com base na CBHPM, pela qual a AMB é a entidade responsável por sua elaboração e atualização. Todos os procedimentos constantes da nova CBHPM foram aprovados na Câmara Técnica Permanente da CBHPM, composta por representantes das entidades médicas nacionais (AMB, FENAM e CFM) e de operadoras de planos de saúde (Unidas, Unimed, Fenasaúde e Abramge). Interessados poderão fazer pedidos pelo site da AMB: www.amb.org.br

Qualidade e Biossegurança

Qualidade nos Procedimentos Hemoterápicos; Comunicação Interpessoal; Gestão Estratégicos de Documentos; Acreditação em Serviços de Saúde; Controle de Qualidade dos Hemocomponentes; Qualidade na Transfusão de Sangue e Higienização das Mãos, são os temas abordados durante o I Seminário de Qualidade e Biossegurança. O evento será aberto nesta quinta-feira, 16, a partir das 8h, no auditório do Centro de Hemoterapia de Sergipe – Hemose e tem como objetivo reforçar a necessidade da realização de ações de planejamento, organização, desenvolvimento e avaliação dos processos de qualidade e biossegurança dos setores de saúde.

Recital Natalino

A Unimed Sergipe realiza nesta quinta-feira, 16 de dezembro, o Recital Natalino em homenagem ao Maestro Dr. José Augusto Bezerra (in memoriam). O evento acontecerá no auditório da Sociedade Médica de Sergipe (Somese), a partir das 19h. O público poderá conferir a apresentação do Coral Unimed com um repertório natalino. A entrada é gratuita. Não deixe de prestigiar!

Diagnóstico do câncer

Em recente evento realizado pela Clínica Onco Hematos em Aracaju, o cirurgião Pedro Michaluarte, do Hospital Sírio-Libanês (SP) fez um alerta sobre a importância do diagnóstico precoce. “É essencial para obtermos bons resultados e em cabeça e pescoço, temos a oportunidade de fazer esse diagnóstico visualmente, não precisa de grandes equipamentos. Lesões brancas de boca ou avermelhadas e lesões de faringe que não melhorem merecem uma avaliação médica e possivelmente uma biópsia”. Desta forma, com o diagnóstico precoce, é possível melhorar os resultados do tratamento. O câncer de cabeça e pescoço, de acordo com Dr. Michaluarte, não é o mais prevalente, mas é o responsável por 7% das mortes por câncer em homens, só o câncer de boca.

Combate ao crack

Levantamento inédito realizado pela Confederação Nacional de Municípios (CNM), sobre o uso do crack no Brasil, destacou Sergipe como um dos líderes no ranking de estados com o maior percentual de municípios que desenvolvem iniciativas contra o consumo da droga. A pesquisa, divulgada na última segunda-feira, 13, buscou traçar uma radiografia da realidade do crack no país e trouxe dados alarmantes: das quase quatro mil cidades consultadas, a droga já chegou a 98% delas.

Intolerância ao glúten

Portadores da doença celíaca devem estar atentos a temperos e caldos da marca Sazón. É que a empresa Ajinomoto do Brasil Indústria e Comércio de Alimentos Ltda verificou problemas na declaração “Não contém glúten”, em embalagem externa, e na declaração “Contém glúten”, na embalagem interna, de alguns lotes desses alimentos. A empresa já está realizando, com acompanhamento da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e do Departamento de Defesa do Consumidor do Ministério da Justiça, o recolhimento voluntário dos lotes com problemas de rotulagem que ainda estão no mercado. Em casos de reações adversas decorrentes do consumo desses alimentos, os celíacos devem suspender o uso e procurar orientação médica.

Esta coluna é publicada toda quinta-feira, no Jornal do Dia.

Nenhum comentário: