quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Hospital no Réveillon - Coluna Saúde em Dia

Hospital no Réveillon

Com o intuito de assegurar a saúde dos cidadãos que irão participar do Réveillon 2011, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) designou uma grande equipe para oferecer a garantia de um evento de paz e tranquilidade a todos os que marcarem presença na grande festa oferecida pela Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA) na Orla de Atalaia. A Rede de Urgência e Emergência (Reue) irá prestar o atendimento médico aos cidadãos que necessitarem do serviço.

Hospital no Réveillon I

Um mini hospital será montado com 10 leitos, sendo que oito deles direcionados para a área amarela, onde são atendidos casos mais simples, e dois para a área vermelha, preparados para atender casos mais graves. Para dar suporte a essa estrutura, que já está sendo montada, também estarão à disposição quatro ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência - SAMU. Uma Unidade de Suporte Avançado (USA) e três Unidades de Suporte Básico (USB) estarão à disposição da população.

Um ano da Antifumo

A Lei Municipal 3756/09, que proíbe o consumo de tabaco em locais públicos da cidade, completa um ano no dia 4 de janeiro de 2011. Durante esse período foram realizadas duas grandes campanhas pela Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA) que contribuíram para que o município conquistasse o título de capital com menor índice de fumantes do Brasil. Logo que a lei entrou em vigor, a campanha 'Proibido fumar: em defesa da nossa saúde, seja você também um fiscal' conscientizou os donos de estabelecimentos comerciais e a população como um todo sobre as novas normas. A legislação proíbe que se fume em locais públicos; isso vale não só para bares e restaurantes, como também para ônibus, locais de trabalho e qualquer ambiente coletivo.

Homenagem

A Unimed Sergipe realizou o Recital Natalino em homenagem ao Maestro Doutor José Augusto Bezerra (in memoriam). O evento aconteceu na Sociedade Médica de Sergipe (SOMESE), com a presença do Coral Unimed, do qual Dr. José Augusto Bezerra foi maestro. Na ocasião, Dr. Marcos Aurélio, Dr. Lúcio Prado, Dra. Denise Tavares e o Presidente da Unimed Sergipe, Dr. Adelson Chagas, receberam a presença de Maria Lucia Bezerra, irmã do Maestro Doutor.

Arte e Medicina

O programa “A Arte na medicina às vezes cura, de vez em quando alivia, mas sempre consola”, da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade de Pernambuco (UPE), foi um dos vencedores do Prêmio Cultura e Saúde 2010, do Ministério da Cultura (MinC). O prêmio tem por finalidade premiar 120 iniciativas que atuem no campo sócio-cultural, tendo como objetos de suas atividades a promoção da saúde, a prevenção de doenças, a educação popular para o cuidado e o auto cuidado em saúde. Coordenado por Paulo Fernando Barreto Campello de Melo, o programa da UPE – que recebe pela segunda vez consecutiva o prêmio do MinC – utiliza, desde 1996, as manifestações artísticas no processo de humanização da medicina e com finalidade terapêutica.

Contra a dengue

A Operação Todos contra a Dengue, lançada em 14 de outubro, trouxe resultados positivos e importantes no controle da doença em Aracaju. A campanha, que durou aproximadamente três meses, intensificou as ações de controle da dengue de acordo com a avaliação da vulnerabilidade de alguns bairros para a circulação do vírus da doença no município em 2011. Seguindo esse critério, os bairros Coroa do Meio, Cirurgia, Cidade Nova, 18 do Forte, Palestina, Santo Antonio, Atalaia, Siqueira Campos, Industrial e Getúlio Vargas foram classificados como bairros mais vulneráveis à circulação do vírus da dengue. Essas localidades passaram por uma avaliação histórica dos últimos 10 anos e acabaram apresentando índices mais propensos à transmissão da dengue dentro dos referidos territórios.

Mais controle

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) atualizou a lista de antimicrobianos (categoria que inclui os antibióticos) de uso sob prescrição médica cuja venda deve ocorrer apenas mediante retenção de receita em farmácias e drogarias, conforme determina a RDC 44 de 2010. A RDC 61, publicada dia 22 de dezembro, alterou o anexo da norma anterior, incluindo na relação mais 26 princípios ativos. Outras cinco substâncias foram retiradas da lista, que agora passa a ter 119 substâncias sob controle. As substâncias excluídas são: 5-fluorocitosina, griseofulvina, nistatina, fenilazodiaminopiridina e sulfadoxina. Além disso, corrigiu-se a grafia da substância talilsulfatiazol para Ftalilsulfatiazol. A resolução já está em vigor.

Esta coluna é publicada toda quinta-feira, no Jornal do Dia.

Nenhum comentário: