quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Doação de sangue - Coluna Saúde em Dia

Doação de sangue

Conscientizar motoristas e pedestres sobre a importância da doação e melhorar o estoque de sangue para o período de festas de final de ano e das férias escolares. Esta foi a finalidade da blitz da cidadania realizada pelo Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose), nesta quarta-feira, 22, na Avenida Beira Mar, em Aracaju. Durante a ação foram distribuídos 5 mil panfletos contendo informações sobre os critérios para doação. O trabalho contou com o apóio da Polícia Militar de Sergipe, CPTran e da Federação de Bandeirantes do Brasil.

Bucomaxilo Facial

Um evento que teve como objetivo discutir as inovações tecnológicas e o que há de mais moderno em cirurgia bucomaxilo. Aconteceu no último dia 17, no Auditório do Hospital Primavera, o I Encontro de Cirurgia Bucomaxilo Facial. O evento foi organizado pelo Serviço de Cirurgia Bucomaxilo do Hospital Primavera (sob a responsabilidade do cirurgião Luiz Carlos Ferreira) em parceria com a Sociedade Especializada no Atendimento ao Fissurado do Estado de Sergipe (Seasese). Dentre os assuntos abordados estavam as técnicas e procedimentos para pessoas portadoras de fissura labiopalantal. O I Encontro de Cirurgia Bucomaxilo Facial contou com diversas palestras, entre elas a do cirurgião João Carlini, de Curitiba-Paraná.

Exemplo a ser seguido

Este é um bom exemplo que, como um pouco de boa vontade, merece ser seguido. Mais de 60 redes de lanchonetes e restaurantes de todo Brasil vão disponibilizar informações nutricionais sobre produtos alimentícios que comercializam. A ação é resultado de termo de ajustamento de conduta firmado, no começo de dezembro, entre a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o Ministério Público Federal de Minas Gerais e a Associação Nacional de Restaurantes (ANR).

Consulta Pública

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) iniciou na segunda, 20/12, a consulta pública nº 36 sobre Acreditação de Operadoras. A iniciativa tem por objetivo implementar um processo que permita a avaliação dos serviços disponibilizados pelas operadoras, com a utilização de indicadores de qualidade baseados em padrões internacionais. Os interessados têm 30 dias para contribuir com sugestões e comentários para a Resolução Normativa que institui o programa de acreditação de Operadoras de Planos Privados de Assistência à Saúde (OPS). As contribuições devem ser encaminhadas por meio do endereço eletrônico www.ans.gov.br, para preenchimento de formulário eletrônico que está disponível na página da ANS em “Transparência”, no item “Consultas Públicas”.

AMB analisa projetos

A Comissão de Assuntos Políticos (CAP) da Associação Médica Brasileira (AMB) analisou na última reunião deste ano, 48 projetos de lei que tramitam no Congresso, dos quais 13 passarão a integrar a Agenda Parlamentar da Saúde Responsável. O PL 5492/09, que proíbe a utilização de produtos fumígenos, derivado ou não do tabaco, em ambientes coletivos, públicos e privados de todo o território nacional, mesmo que os recintos sejam total ou parcialmente fechados, recebeu parecer favorável da CAP por criar ambientes 100% livres da fumaça do tabaco e por representar uma medida que defende a saúde da população brasileira.

AMB analisa projetos I

Dentro outros projetos, foi analisado ainda o PL 3713/09, que restringe a venda de esteróides ou peptídeos anabolizantes, também teve parecer favorável das entidades por proteger o paciente e valorizar a prescrição médica. Já o PL 7055/09, que assegurar à médica residente licença-gestante pelo período de 180 dias, foi considerado importante e constará na Agenda. Foi analisado ainda o PL 7985/10, que torna obrigatória a acreditação para os hospitais conveniados ao SUS. A CAP acompanhará a tramitação da proposta.

Ministro da Saúde

O atual ministro-chefe da Secretaria de Relações Institucionais, Alexandre Padilha volta em 2011 a se dedicar a área de sua formação acadêmica. O médico será o ministro da Saúde de Dilma Rousseff. Ele esteve à frente da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República desde setembro do ano passado, quando substituiu José Múcio no cargo. Com 39 anos, é o mais jovem ministro do atual governo. Padilha tem ligação antiga com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva – ele coordenou as campanhas presidenciais do PT em 1989 e 1994. É filiado ao PT e fez parte da executiva do partido em São Paulo e do membro do diretório estadual do início dos anos 1990 até 1995.

Esta coluna é publicada toda quinta-feira, no Jornal do Dia.

Nenhum comentário: