quinta-feira, 10 de março de 2011

Alimentos termogênicos - Coluna Saúde em Dia

Alimentos termogênicos

Muito se discute o que pode ser feito para auxiliar na perda de peso. A regra mais simples é que cada pessoa deve ingerir sempre menos calorias do que gasta. E não há formula mágica: é preciso fazer ao menos uma atividade física e ter uma alimentação saudável e equilibrada. Mas nessa estrada, existem alguns alimentos que podem auxiliar na queima de gordura, acelerando o metabolismo do organismo. Eles são chamados de termogênicos. Este é o caso do café, que é um estimulante do metabolismo, mas não deve ser consumido em excesso; o chá verde, que ajuda a acelerar o metabolismo; frutas cítricas como laranja, kiwi, pimenta vermelha e vegetais fibrosos como o brócolis, a mostarda e a acelga também auxiliam na perda de peso.

Alimentos termogênicos I

O gengibre também é um termogênico e pode ser utilizado em sucos, chás e saladas. eu consumo frequente acelera o metabolismo do corpo. Suas propriedades estão mais ativas na raiz fresca que pode ser usada crua, refogada ou como chá. Quantidade recomendada: 1 pedaço de aproximadamente 2 cm 3 vezes ao dia. O vinagre de maçã é excelente para ajudar na redução da circunferência abdominal. Para surtir este efeito, deve-se ingerir 1 ½ colher de sobremesa do vinagre orgânico dissolvido em 200 ml de água, duas vezes ao dia (pela manhã e antes do almoço). Para se ter resultado, os alimentos termogênicos devem ser utilizados com frequência.

Descoberta sobre câncer

Cientistas do Institute of Cancer Research, da Inglaterra, anunciaram a descoberta da peça-chave no processo de desencadeamento da metástase no câncer. Segundo os pesquisadores, a enzima lisil oxidase-like 2 (LOXL2) é a responsável pela difusão do tumor pelo corpo inibindo a ação de duas proteínas, a TIMP1 e a MMP9, que evitam que a doença se espalhe. O estudo foi publicado no periódico americano Cancer Research. De acordo com a pesquisa, 90% dos casos de morte por câncer acontecem depois que a doença se espalha por órgãos vitais, como pulmão, fígado e ossos. Com a nova descoberta, os cientistas pretendem desenvolver drogas mais eficientes que aprimorem o tratamento da doença, atuando diretamente no bloqueio da LOXL2. Isso evitaria que o tumor sofra metástase.

Hora do Planeta

A cada dia a Hora do Planeta 2011 ganha novas adesões em Aracaju. Este é o primeiro ano que a cidade participará da ação contra o aquecimento global. O evento integra o calendário oficial de comemoração dos 156 anos de fundação da capital sergipana. A iniciativa de trazer o movimento para Aracaju foi do oncologista William Soares, assessor regional do Meio Ambiente do LIONS e o programa radiofônico Viva Bem, apresentado pela radialista Magna Santana e que tem como colaboradora esta colunista. O movimento, iniciado pela Rede WWF (World Wide Fund for Nature) em 2007, acontecerá no dia 26 de março deste ano, quando pessoas de todo o mundo apagarão voluntariamente suas luzes, entre 20h30 e 21h30. Aqui a concentração será no Mirante da 13 de Julho. Quem quiser aderir, deve entrar em contato pelos emails wsoares@sangiovanni.com.br ou ancora@canalvivabem.com.br

Mês da Mulher

Durante todo este mês o programa Viva Bem, apresentado por Magna Santana todos os sábados, das 9h às 10h na Liberdade FM, estará abordando temas ligados à saúde, bem estar e cidadania da mulher. No próximo sábado, 11/3, o tema central do programa será a violência contra a mulher. Estarão participando do programa Ivana Pereira, coordenadora da União Brasileira da Mulher (UBM) em Sergipe e Maria Teles, que será a futura secretária Extraordinária de Políticas para a Mulher.

Novo credenciamento

A Unimed credenciou o Laboratório Médico de Patologia e Citologia – Dr. Ricardo Fakhouri para os seguintes planos: Aliança, Univida Básico, Univida Especial, Univida Básico Plus, Intercâmbio, Cidade, Plansaúde e Unifácil. O laboratório está localizado em Aracaju, no endereço Av. Gonçalo Prado Rollemberg, 211 – sala 605, Bairro São José.

Paralisação nacional

No dia 7 de abril será realizado o Dia Nacional de Paralisação do Atendimento aos Planos de Saúde. A mobilização foi definida pela Associação Médica Brasileira (AMB), Conselho Federal de Medicina (CFM) e Federação Nacional dos Médicos (Fenam). As diretrizes do movimento são: organizar a luta por reajustes de honorários, tendo como balizador os valores da CBHPM/ Sexta Edição; exigir a regularização dos contratos entre operadoras e médicos, conforme a Resolução ANS Nº 71 / 2004; e promover ações no Congresso Nacional, visando a aprovação de projetos de lei que contemplem a relação entre médicos e planos de saúde.

Esta coluna é publicada toda quinta-feira, no Jornal do Dia.

Nenhum comentário: