segunda-feira, 14 de março de 2011

Concentração da Hora do Planeta 2011 será no Mirante da 13 de Julho

No próximo dia 26, todos os aracajuanos estão convidados a participar do movimento A Hora do Planeta. Este é o primeiro ano que Aracaju participa da ação, que integra a programação oficial dos 156 anos de Aracaju, preparada pela Prefeitura Municipal. O movimento foi criado pela Rede WWF, para chamar atenção para o aquecimento global do planeta. A iniciativa de incluir Aracaju na ação foi da radialista Magna Santana e do médico oncologista William Soares.

O Mirante da 13 de Julho será o palco do ato simbólico. Durante uma hora todas as lâmpadas do local serão apagadas e velas e lanternas farão a iluminação do espaço, das 20h30 às 21h30. E para animar todos os presentes, haverá a apresentação musical de artistas engajados na luta pela preservação do planeta. Esta será a primeira vez que o ato será realizado em Aracaju de forma ampliada, envolvendo a sociedade, instituições, artistas, ambientalistas, imprensa e administração municipal.

A primeira edição do movimento ‘A Hora do Planeta' foi realizada em março de 2007, e desde então tem ganhado milhares de adesões a cada ano, no mundo inteiro. O que começou como um evento isolado em Sidney, na Austrália, tornou-se uma ação global, envolvendo centenas de milhões de pessoas em mais de 4.400 cidades de 128 países.

No Brasil

Em 2009, quando o WWF-Brasil realizou pela primeira vez ‘A Hora do Planeta' no país, quase um bilhão de pessoas no planeta desligaram suas luzes. Alguns dos mais conhecidos monumentos mundiais, como as pirâmides do Egito, a Torre Eiffel, a Acrópole de Atenas e até mesmo a cidade de Las Vegas, ficaram no escuro durante uma hora.

Em 2010, brasileiros de 98 cidades, incluindo 20 capitais, apagaram as luzes e demonstraram sua preocupação com o aquecimento global. Ícones nacionais como o Cristo Redentor, a Ponte Estaiada, o Congresso Nacional e o Teatro Amazonas ficaram no escuro por 60 minutos.

Adesões em Aracaju

Em Aracaju, a Hora do Planeta 2011 já recebeu várias adesões de pessoas, de orgãos públicos e empresas, a exemplo da Ernergisa, do Instituto Federal e Tecnológico de Sergipe (IFS) e do reitor Ailton Ribeiro, e da Câmara Municipal de Aracaju (CMA).

Quem quiser obter mais informações dobre o movimento e participar, pode fazer o cadastro no site http://www.horadoplaneta.org.br/.

Nenhum comentário: