quinta-feira, 24 de março de 2011

Hora do Planeta - Coluna Saúde em Dia

Hora do Planeta

A cada dia, a Hora do Planeta ganha novas adesões em Aracaju. Este é o caso da Unimed Sergipe que, diante da consciência e responsabilidade socioambiental que possui a Cooperativa, participará da ação. Mais conhecido mundialmente como Earth Hour, o ato simbólico é um sinal de alerta contra o aquecimento global. A iniciativa propõe que as pessoas apaguem as luzes durante 60 minutos, das 20h30 às 21h30 neste sábado, 26 de março.

Hora do Planeta I

A Câmara Municipal de Aracaju (CMA) e os 19 vereadores da Casa também estarão engajados na ação preventiva contra o aquecimento global. As luzes do prédio serão apagadas no final do expediente no dia 25 de março e só serão religadas no dia 28, no retorno dos trabalhos. “Esta é uma ação importante para chamarmos a atenção para o aquecimento global. E a Câmara também está engajada nessa campanha”, disse o presidente da CMA, Emmanuel Nascimento, que também aderiu ao movimento enquanto cidadão e irá doar cerca de cem lanternas para o ato no Mirante da 13 de Julho. No local, as luzes serão apagadas e o público presente acenderá velas. Haverá também apresentação musical com artistas engajados na luta pela preservação do planeta.

Ética e bioética

A ética médica e a bioética estarão em debate em Aracaju hoje e amanhã. O Conselho Regional de Medicina de Sergipe (Cremese) irá promoverá o III Fórum de Ética Médica, hoje a amanhã o II Fórum da Sociedade Sergipana de Bioética. Os encontros serão realizados no Quality Hotel Aracaju. No primeiro encontro, dia 24, serão discutidos temas como publicidade médica, ética no atendimento de urgência, segurança na prescrição, entre outros. O Fórum será aberto pelos presidentes do Conselho Federal de Medicina (CFM), Roberto Luiz d´Avila, e do Cremese, Henrique Batista e Silva, também secretário geral do Federal. O evento será uma oportunidade de integração da diretoria do CFM com o regional. Para isso, estarão presentes nos fóruns todos os conselheiros que integram o grupo.

Ética e bioética I

No dia seguinte, uma nova entidade para o estudo da ética aplica à medicina será instalada. A Sociedade Sergipana de Bioética vai ser apresentada à população, durante fórum que discutirá assuntos como a bioética e a estrutura do sistema de saúde, bioética diante do dependente químico e na relação do profissional de saúde com o paciente. A discussão sobre o tema encerrará o encontro, com as mesas redondas que tratarão sobre a bioética diante do dependente químico e sua família, coordenada pela professora da Universidade Federal de Sergipe, Cybele Ramalho, que também é psicoterapeuta de adolescentes e adultos; a abordagem médica sobre o tema, com a coordenação do professor da Universidade Estadual de Londrina e mestre em bioética, José Eduardo de Siqueira; a abordagem do Ministério Público, com o procurador estadual Rodomarques Nascimento; e por último a abordagem teológica e filosófica, com a coordenação do padre Anderson Pina Santos, mestre em bioética.

Inscrições Prorrogadas

Em virtude dos feriados do mês de março, a Unimed Sergipe optou por prorrogar as inscrições para o Processo Seletivo de Cooperados Aspirantes até o dia 31 de março de 2011. São oferecidas vagas para as Especialidades e Áreas de Atuação a seguir especificadas: Alergia e Imunologia, Alergia e Imunologia Pediátrica, Angiologia, Cardiologia, Cirurgia de Cabeça e Pescoço, Coloproctologia, Endocrinologia, Gastroenterologia Pediátrica, Geriatria, Infectologia, Mastologia, Nefrologia, Neurologia, Neurologia Pediátrica, Nutrologia, Pediatria, Pneumologia, Pneumologia Pediátrica, Psiquiatria, Psiquiatria da Infância e Adolescência, Reumatologia. Mais informações poderão ser obtidas através do (79) 2107-8777.

Controle da Talidomida

A aprovação de uma resolução que vai garantir maior rigor na dispensação da Talidomida foi um dos resultados da segunda reunião da Diretoria Colegiada da Anvisa (Dicol) aberta ao público, ocorrida esta semana em Brasília (DF) e transmitida ao vivo. O objetivo da norma é aumentar o controle sobre a substância, promover o uso seguro e evitar o nascimento de crianças vitimadas pelo uso incorreto do medicamento.

Esta coluna é publicada toda quinta-feira, no Jornal do Dia.

Nenhum comentário: