quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Combate ao câncer - Coluna Saúde em Dia


Combate ao câncer
No período de 23 a 30 deste mês, a Clínica Onco Hematos estará promovendo VI Semana de Combate ao Câncer. A equipe da clínica já está finalizando a programação do evento que engloba duas datas importantes: o Dia Nacional de Combate ao Câncer Infantil, 23/11, e o Dia Nacional de Combate ao Câncer, 27/11.

Cobram transparência
As entidades médicas nacionais exigem da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) transparência nas informações sobre a cobertura assistencial oferecida pelos planos de saúde. A categoria entregou documento à agência, solicitando a urgente divulgação de dados como a quantidade e a distribuição geográfica dos leitos hospitalares e de UTI, laboratórios e médicos disponíveis. O documento, assinado pelos presidentes da Associação Médica Brasileira (AMB), Conselho Federal de Medicina (CFM) e Federação Nacional dos Médicos (FENAM), é um desdobramento das reivindicações que levaram os médicos ao protesto nacional de 15 dias contra os abusos dos planos de saúde.

Coleta de plaqueta
O Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose) realizou esta semana treinamento de técnicos de enfermagem da unidade para a realização da coleta de plaquetas por aférese - processo que permite separar plaquetas do sangue com ajuda de uma máquina. A capacitação teve como objetivo a retomada da execução do procedimento responsável pela retirada de apenas uma das células do sangue total. A utilização do método representa um ganho para a saúde pública, em especial os pacientes que precisam de transfusão de plaquetas.

Atualização
A Constat realizou nos dias 29 e 30 de outubro um curso de atualização dos profissionais da Enfermagem que trabalham na empresa. Referência no atendimento domiciliar, em home care e remoção, a empresa sergipana reuniu a equipe para um treinamento teórico com profissionais especializados. O tema central foi “Treinamento interno sobre sistema urinário”, onde os participantes puderam tirar dúvidas sobre procedimentos básicos em pacientes domiciliar com enfermeiros e fisioterapeutas. A atualização dos profissionais ocorreu no Auditório do Hospital São Lucas e contou com a participação de 80 colaboradores.

Atendimento domiciliar
A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) publicou ontem a Resolução Normativa Nº 310 que estabelece princípios para a oferta de medicação de uso domiciliar para beneficiários de planos de saúde portadores de patologias crônicas. A medida tem como objetivo reduzir o sub-tratamento das patologias de maior prevalência na população (Diabetes Mellitus, Asma Brônquica, Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica - DPOC, Hipertensão Arterial, Insuficiência Coronariana e Insuficiência Cardíaca Congestiva), bem como deixar claras as regras para que o beneficiário entenda de que forma se dará a oferta.

Recomendação para Finados
Durante a tradição de visitação aos cemitérios no Dia de Finados, dia 2 de novembro, a Secretaria Municipal de Saúde, recomenda a população levar flores naturais em jarros ou vasos, plantadas com areia ou terra, para colocar nos túmulos dos parentes falecidos. Por trás da sugestão está uma ação importante: ajudar na prevenção da dengue. Jarros com flores plantadas, ao invés de colocadas em água, impedem o surgimento de novos reservatórios de larvas do mosquito Aedes aegypti, o transmissor da doença.

Curso sobre hanseníase
Técnicos da Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Aracaju participaram ontem da capacitação sobre hanseníase. O evento foi promovido pela Secretaria Estadual da Saúde (SES) e reuniu profissionais de 16 municípios sergipanos dentre Aracaju, Própria, Poço Verde, Simão Dias, Monte Alegre, Ribeirópolis e outros. As atividades aconteceram no Centro de Especialidades Médicas de Aracaju (Cemar) Siqueira Campos. O tempo de contágio até o aparecimento dos sintomas da hanseníase pode levar de dois a mais de dez anos. Por isso é tão relevante a necessidade do diagnóstico precoce assim como a sensibilidade e preparo do profissional da saúde para avaliar corretamente o estágio da hanseníase.

Um comentário:

Unknown disse...

O secretário municipal de saúde de Aracaju deveria ter uma política mais activa na prevenção do câncer de mama, deve imitar outros municípios que têm especialistas em mastologia como nos municipios do sul.