quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Contra a Aids - Coluna Saúde em Dia


Contra a Aids
1º de dezembro é o Dia Mundial de Luta Contra Aids e ações para o diagnóstico precoce e prevenção da doença já estão sendo postas em prática em Aracaju. Em novembro e dezembro de 2012, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) por meio do Programa Municipal de DST/Aids e Hepatites Virais reforça o movimento de luta e prevenção contra a Aids, com a oferta de testes rápidos para HIV, Sífilis e Hepatites B e C, palestras, panfletagens na Passarela do Caranguejo, encontros e seminários para debates com a população. A data é um momento de salvar vidas, diagnosticando precocemente o HIV. Estima-se que no Brasil existam 600.000 pessoas portadoras do HIV/Aids. A capital sergipana, lidera o número de casos de HIV e Aids no Estado, este ano, até o mês de outubro foram registrados 245 novos casos diagnosticados.

Ainda o Ato Médico
O Senado Federal adiou a votação do projeto que regulamenta o exercício da Medicina. A matéria voltará à pauta da Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) depois de cinco dias em vista coletiva, prevista para a próxima terça-feira, dia 4 de dezembro. O adiamento se deu pelo pedido do senador João Capiberibe (PSB-AP) que requereu vista alegando necessidade de tempo para análise mais detida do tema.

Novos concursados
A Fundação Hospitalar de Saúde (FHS) realiza a 30ª convocação do concurso público para provimento de vagas em unidades de saúde da Capital, Canindé do São Francisco, Nossa Senhora do Socorro e Tobias Barreto. Estão sendo convocados fisioterapeutas, condutores de veículo de urgência – SAMU, assistentes de enfermagem I e II e enfermeiros.

Cantinho da Arte
A Unimed Sergipe convida a todos para participar da última edição do ano do Cantinho da Arte, que será realizada na próxima segunda-feira (3), a partir das 19h, no Centro Assistencial da Cooperativa, situada na Rua Dom Bosco, nº 499. A edição especial de fim de ano tem entre as atrações a artista plástica Maria Elisa da Cruz, os escritores Péricles Andrade e Joanildo Burity, o cantor sergipano Minho-San-Liver e uma homenagem do Coral Unimed e do pianista Ronisson Nascimento ao maestro sergipano Mabel Bezerra Moura (in memorian). A entrada é gratuita.

Controle da esquistossomose
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), atua permanentemente no controle dos casos de esquistossomose (doença também conhecida por barriga d'água). Nesta semana, o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) está realizando atividades de educação em saúde e coleta de amostras para exames parasitológicos nos bairros Soledade e Lamarão.

ANS atende usuários
A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) iniciou em esta semana o envio de mensagem eletrônica aos beneficiários de planos de saúde que encaminharam reclamações pelos canais de atendimento da Agência. O objetivo é acompanhar de perto a solução de conflitos de natureza assistencial entre operadoras e consumidores, bem como dar maior agilidade à resolução do problema. A partir da denúncia registrada pela ANS, a operadora de plano de saúde tem cinco dias para responder à notificação feita pela agência reguladora em busca da resposta à demanda do beneficiário.

Nenhum comentário: