quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Exames polêmicos - Coluna Saúde em Dia


Exames polêmicos
A solicitação de exames de urina ou sangue para saber se o candidato a uma vaga de emprego faz uso de drogas ilícitas foi considerada eticamente inaceitável pelo plenário do Conselho Federal de Medicina (CFM). O parecer do órgão baseou-se em princípios do Código Civil, da Constituição Federal e do Código de Ética Médica (CEM). O documento aprovado pelo CFM diz que “os exames exigidos pela empresa devem ser aqueles previstos na legislação específica, visando sempre a avaliação da capacidade laborativa do empregado, caracterizando- se discriminatória qualquer exigência que extrapole os requisitos técnicos para a função a ser exercida”.

Comunicação e medicina
Estão abertas as inscrições para o IV Encontro de Comunicação das Entidades Médicas. Com o tema: "Como fazer mais e melhor”, o evento visa estimular o intercâmbio de experiências entre as diferentes entidades do movimento médico, promover práticas de planejamento em comunicação, discutir a relação entre as entidades e a mídia, avaliar o uso das tecnologias em comunicação, especialmente das novas mídias e qualificar a parceria entre técnicos de comunicação e dirigentes das entidades médicas. O encontro será realizado nos dias 29 e 30 de novembro, em Curitiba, com a parceria da Associação Médica Brasileira (AMB), Sindicato dos Médicos do Paraná (Simpepar) e Conselho Regional de Medicina do Estado do Paraná (CRM-PR).

Combate à dengue
Até sábado, 10/11, a Força-tarefa de Combate à Dengue da Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA) atua na Zona Norte da capital. Ontem e hoje, as ações acontecem no bairro Coqueiral. Já amanhã e sábado, a força-tarefa atua no bairro Cidade Nova, que também receberá o mutirão de combate à dengue. Na sexta-feira, oito agentes de endemias da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e 10 agentes de limpeza da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) atuam em terrenos baldios e, aproximadamente 300 residências do bairro Cidade Nova e no sábado a equipe da SMS realiza um mutirão na localidade.

Encontro da hemorrede
No período de 22 a 24 de novembro o Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose) unidade da Fundação de Saúde Parreiras Horta (FSPH) realiza o II Encontro da Hemorrede Pública e Privada de Sergipe e III Semana da Qualidade. O objetivo é discutir as diretrizes da política nacional de sangue, tendo como prioridade a qualidade dos serviços e a distribuição de sangue e hemocomponentes à rede hospitalar. Ambos são destinados aos profissionais  do Hemose e demais unidades hospitalares que trabalham com transfusão sanguínea. A abertura no dia 22, contará com a palestra sobre a Política Nacional do Sangue, ministrada por Guilherme Genovês, coordenador Geral do Sangue e Hemoderivados do Ministério da Saúde (MS).

Farmacovigilância das Américas
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) promove,  de hoje até sábado, 10/11, em Brasília, o IX Encontro Internacional de Farmacovigilância das Américas. O encontro conta com o apoio da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) e objetiva fortalecer o trabalho de farmacovigilância na região. Este é o primeiro ano em que o evento será realizado no Brasil. As últimas edições da reunião, que ocorre a cada dois anos, aconteceram na Colômbia. A coordenadora do Programa de Monitoramento de Medicamentos da Organização Mundial de Saúde (OMS), Shanthi Pal, e o diretor-presidente da Anvisa, Dirceu Barbano, participam da abertura do encontro, hoje às 9h, no Centro de Eventos Brasil 21.

Bioética em discussão
De 29 de novembro a 1º de dezembro será realizado em Brasília (DF), na sede da Fiocruz, o IV Congreso del La Redbioética para América Latina e Caribe da Unesco. O tema do evento deste ano será Bioética, Direitos Humanos e Inclusão Social. O encontro terá 25 convidados estrangeiros, entre os melhores especialistas da área de todo o subcontinente, além de convidados nacionais de outras universidades e programas de Bioética no Brasil. Mais informações estão disponíveis no site da entidade www.sbbioetica.org.br .

Nenhum comentário: