domingo, 25 de novembro de 2012

Gramado cheia de encantos



Gramado é uma cidade linda, que para muitos brasileiros, principalmente no imaginário infantil, parece ter saído diretamente dos contos de fadas. A arquitetura das casas, flores espalhadas por todos os lados nos leva a isto, principalmente no período natalino, onde toda a cidade vira um cenário de filme de Papai Noel.

Difícil chegar lá? Nem tanto, se você já chegou até Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul. Na rodoviária tem ônibus saindo a cada hora para a cidade, numa viagem tranqüila de cerca de 1h30. Têm ônibus que também passam no aeroporto portoalegrense.

Até chegar ao destino, o visitante pode aproveitar para apreciar a paisagem do caminho. Chegando em Gramado, a rodoviária fica bem no Centro do município, que possui hotéis e pousadas para todos os gostos e bolsos.
Logo ao lado do terminal, fica a Casa do Colono, onde existem diversos produtos da região à venda, a exemplo de doces, geléias, o queijo colono e uma deliciosa cachaça, feita com a casca da uva. Bem atrás da Casa do Colono tem um forno comunitário, onde podem ser comprados, bem quentinho, pãezinhos de calabresa e cuca dos mais variados sabores.

Todos lá são unânimes em afirmar que o visitante não pode deixar de saborear o tão falado café colonial. É tanta iguaria, entre café, chocolate quente, chás, vinhos, doces, salgados, bolos que precisa estar com muita fome para, ao menos experimentar um pouquinho de tudo. Mas vale a pena.

Abençoada com uma geografia linda, Gramado, que fica ao lado de Canela, no Vale das Hortênsias, é uma cidade que aprendeu a explorar bem a parte turística – a cidade tem evento o ano todo -. O Natal Luz já virou referência e atrai milhares de pessoas todos os anos. Além dos atrativos naturais do município, toda a cidade, a partir de novembro, se transforma na terra do Papai Noel, encantando não só crianças, mas também os adultos.
Em Gramado, se permita andar pela cidade, explorar cada cantinho, sem deixar de passar nas tão faladas fábricas de chocolate. Mini-mundo, mundo a vapor, fábrica de cristais, museu de cera, zoo, igrejas e até mesmo o pórtico de entrada da cidade valem a pena uma visita. De lá também saem passeio para municípios vizinhos, a exemplo do tour da uva e do vinho.

Este último final de semana, em particular, a cidade realizou o 24º Festival de Turismo de Gramado, contando inclusive com 13ª edição da Noite Sergipana em Gramado, idealizada pela jornalista Silvinha Oliveira, que este ano deixou o plano terreno. Se não der para aproveitar o Natal Luz deste ano, se programe para 2013, para conhecer até mesmo antes do Natal; o inverno lá é cenário ideal para degustar fondues e vinhos, aquecido pelo fogo da lareira.

Um comentário:

sonia pedrosa cury disse...

Alexandra, adorei o seu blog! Gramado é uma cidade linda, fácil de explorar e cheia de atrativos!
Beijo grande,
sonia
ps. comecei um blog ontem. Estou experimentando: www.curopacopapacp.blogspot.com