quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Novembro Azul - Coluna Saúde em Dia


Novembro Azul
Após a realização do Outubro Rosa, movimento que visa conscientizar a mulher sobre o câncer de mama, agora é a vez do Novembro Azul. De acordo com o oncologista Adolfo Scherr, que integra a equipe da Clínica Onco Hematos, é a vez dos homens tomarem ciência sobre o câncer de próstata. Atualmente o câncer de próstata é o 2º que mais afeta os homens, perdendo apenas para o de pele não melanoma, segundo dados do Instituto Nacional do Cãncer (Inca). Um em cada oito homens com mais de 50 anos de idade é acometido pelo câncer de próstata no Brasil, se considerada uma expectativa de vida de 80 anos.

Combate ao câncer
Fisioterapia, dia de beleza, oficina de brigadeiro, cupcake e outras guloseimas, exposição de artesanato produzido por pacientes, panfletagem em colégios, dentre outras atividades, marcarão a 6ª Semana de Combate ao Câncer, realizada pela Clínica Onco Hematos. O período da semana, 23 a 30 de novembro, abrange duas importantes datas: o Dia Nacional de Combate ao Câncer Infantil, 23/11, e o Dia Nacional de Combate ao Câncer, 27/11.

Corrida Volta de Aracaju
Para muitos, o feriado de 15 de novembro será dedicado ao descanso; para outros, é hora de calçar o tênis, aproveitar o dia ao ar livre e participar da tradicional corrida Volta de Aracaju. Em 2012, o GBarbosa patrocinará a inscrição de 10 colaboradores como forma de estimular a prática de esportes ao ar livre, contribuindo para que todos busquem levar uma vida mais saudável. A largada será às 7h15, no parque Augusto Franco, sentido Orla da Atalaia. Anualmente a prova reúne em torno de 1.500 participantes, oferecendo duas opções de percurso: 5km e 10km. De acordo com os especialistas, a corrida de rua é um ótimo exercício para aliviar as tensões e promover relaxamento, bem-estar e absorção de cálcio, permitindo ao coração bombear mais sangue com menos intensidade.

Caminhada do Diabetes
Em comemoração ao Dia Mundial do Diabetes, 14/11, que este ano tem como tema “Diabetes: proteja o nosso futuro”, a Associação Sergipana de Proteção ao Diabético (Aspada) e Centro de Diabetes de Sergipe estarão promovendo uma caminhada no próximo dia 24. A saída está marcada para as 15h30, na praça do Mini Golf, em direção ao Parque da Sementeira. De 2000 a 2010, o diabetes foi responsável por mais de 470 mil mortes em todo o Brasil. Neste período, o número saltou de 35,2 mil para 54,8 mil. Isso significa que a taxa de mortalidade avançou de 20,8 para 28,7 mortes por 100 mil habitantes. O diabetes Mellitus está entre as cinco doenças que mais matam. É uma doença metabólica caracterizada pelo aumento anormal de glicose (açúcar) no sangue. Embora ainda não haja uma cura definitiva, há vários tratamentos que podem melhorar a qualidade de vida.

Homenagem póstuma
Na próxima quarta-feira, 21/11, a Academia Sergipana de Medicina (ASM) estará realizando uma sessão solene em homenagem póstuma aos médicos Marcos Aurélio Prado Dias e Gilton Machado Rezende. A solenidade acontecerá no auditório da Sociedade Médica de Sergipe (Somese), a partir das 20h, quando farão uso da palavra os acadêmicos José Hamilton Maciel Silva e Zulmira freire Rezende.


Parto cesárea
Parecer aprovado pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) pode ser um instrumento importante para reduzir o número de partos cesáreos realizados no Brasil. Na avaliação do CFM, o país enfrenta uma epidemia de cesarianas, sendo que muitas ocorrem pela impossibilidade dos médicos de ficarem disponíveis várias horas. Com essa nova orientação, se abre a possibilidade de que médico e a paciente acordem parâmetros de acompanhamento, o que pode resultar no aumento gradativo dos partos normais também na saúde suplementar.  O Brasil é campeão mundial em cesarianas. De acordo com dados do Ministério da Saúde, em 2010, na rede privada e suplementar, o índice de partos por cesariana chegou a 82%. Já na rede pública, o indicador caiu a menos da metade (37%). De qualquer modo, ambos os percentuais estão bem acima dos 15% recomendados pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Nenhum comentário: