sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Praças Almirante Barroso e Olímpio Campos precisam de reparos


A praça Fausto Cardoso está um verdadeiro cartão postal de Aracaju. Sendo mais justa, voltou a ser um dos mais belos pontos, não só turístico, da cidade, após a reforma empreendida pela Prefeitura de Aracaju. Após meses fechada, a praça foi reinaugurada em março deste ano, com monumento, coreto e piso restaurados.

Mas andando um pouco mais adiante, a gente percebe que a prefeitura deve continuar o que foi iniciado. Faltam ser reformadas as outras duas praças que formam o conjunto arquitetônico da principal área do Centro de Aracaju: a Almirante Barroso e a Monsenhor Olímpio Campos.

Nas extremidades da Almirante Barroso estão quatro prédios históricos, que hoje abrigam a Escola do Legislativo Estadual, a Câmara Municipal de Aracaju, a Procuradoria Geral do Estado e o antigo Palácio do Governo (em reforma, que será transformado em museu). A praça precisa de reparos no piso, nos canteiros e no banheiro público, que hoje está servido de depósito (sabe-se lá pra quem).

Na sequência vem a Praça Olímpio Campos, que abriga a Catedral Metropolitana de Aracaju, é a que mais precisa atualmente de reparos urgentes, muito além do que podar as árvores, como foi feito essa semana. O prédio do Cacique Chá nem lembra mais o point que foi no passado. Aliás, só a catedral é que está em boas condições.

O final de ano já está próximo e será mais um Natal com as praças em estado precário...Vamos aguardar para ver se isso muda em 2010.

Fotos: Lísia Martins/AAN

sábado, 24 de outubro de 2009

Um quisque para o Gordo do Banho Doce

Mais um domingo está batendo à porta e com toda certeza (se não chover é claro) irei dar a minha caminhada na praia, lá pelas bandas do Banho Doce...A bica, depois de reformada, vai ficar uma beleza, com deck, dois quiosques para vender de coco e a fonte com quatro chuveiros.

O local merecia há tempos uma boa reforma e a prefeitura foi generosa no projeto. Quem frequenta o lugar, com toda certeza, vai agradecer (eu já estou fazendo isso desde agora).

Por lá ando desde que o ponto de ônibus mais próximo era no antigo Tropeiro, o calçadão da Atalaia só chegava até o posto dos bombeiros e na areia da praia ainda eram avistados restos de um navio que naufragou naquela área. Ia sempre aos domingos, logo cedo, com a minha saudosa avó. Herdei de D. Zinha o gosto pela praia.

Naquela época o local era deserto, frequentado por poucos. Depois foi se modernizando, ganhou calçadão e pista, facilitando o acesso ao Banho Doce. E por lá, há cerca de 15 anos, está o Gordo do coco. Ex-policial militar, ele chega cedo, empurrado o seu singelo carrinho e espalha por ali algumas poucas mesas, cadeiras e sombreiros. A simplicidade é a mesma desde o início, mas os amigos que fez ao longo dos anos são muitos.

Gordo sempre atende bem, com um sorriso e quando o movimento aumenta, fregueses mais antigos sempre o ajudam, graças a sua camaradagem. É tanto que o pessoal que frequenta o Banho Doce já está fazendo um abaixo-assinado, para garantir que ele tenha um dos quiosques que estão sendo feitos dentro do projeto de reforma da bica.

Nada mais justo, já que ele atende tão bem aos banhistas há uma década e meia. E acreditamos que, um prefeito que teve a sensibilidade de solicitar a elaboração de um belo projeto para aquele recanto, também tenha o mesmo senso e seja justo com quem já está lá há anos, servido tão bem aos banhistas. Nós apostamos que sim.

quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Câmara Federal aprova regulamentação da Medicina

A classe médica em todo o país tem muito a comemorar. Após três anos de muita luta, finalmente foi aprovado na tarde de ontem pela Câmara Federal, a conhecida Lei do Ato Médico, que regulamenta o exercício da profissão médica em todo o país.

De acordo com o médico sergipano Roberto Gurgel, diretor de Defesa Profissional da Associação Médica Brasileira (AMB), mais de 300 reuniões foram realizadas para que o projeto de lei finalmente fosse aprovado. Gurgel retorna hoje de Brasília, onde foi acompanhar a votação da propositura na Câmara Federal. "De Sergipe, apenas o deputado federal Iran Barbosa votou contra o projeto", informou o médico.

Agora o PL 7.703/06 seguirá para ser apreciado pelo Senado, e só então será enviado para ser sancionado pelo presidente Luís Inácio Lula da Silva.

Somese é reconhecida de utilidade pública pela CMA

A entidade médica mais antiga do Estado, a Somese, acaba de ser reconhecida como de utilidade pública pela Câmara Municipal de Aracaju (CMA). O Projeto de Lei 26/2009, de autoria do vereador e médico Dr. Emerson Ferreira (PT), foi aprovado na manhã de quarta-feira, 21/10, em terceira discussão e redação final.

O reconhecimento chega no mês dedicado aos médicos e no ano em que a Sociedade Médica de Sergipe completa 72 anos de fundação. A cópia do documento será entregue hoje pelo autor da propositura ao presidente da entidade, Petrônio Andrade Gomes, durante o tradicional almoço que acontece todas as quintas-feiras, na sede da Somese.

A Sociedade Médica de Sergipe foi fundada em 27 de junho de 1937 e é a instituição que representa a classe médica mais antiga do Estado, pois, de lá para cá, não houve interrupção dos seus trabalhos.

quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Todos somos responsáveis

Sei que estou longe de ser uma fiel defensora do meio ambiente, mas procuro fazer algumas coisas que ajudam. Uma delas é não jogar papel ou qualquer outro tipo de lixo nas ruas. O mesmo eu faço com a minha filha: ensino que não se deve jogar nada no chão, seja em casa, na rua ou em qualquer outro lugar.

Sei que um simples papel de bala leva anos para ser absorvido pela natureza. Além de proteger o meio ambiente, é uma questão de educação...Não adiante reclamar que a cidade está suja se nós mesmos fazemos isso: descartamos pequenos "lixos" em meio à rua.

Depois não adianta reclamar que a cidade está suja ou que os ônibus que andamos são imundos se nós mesmos constumamos fazê-los de lixeira. A minha filha, seja um simples papel, me entrega ou coloca num lixeiro. Nem mesmo pela janela do carro, não jogo qualquer tipo de "lixinho" (as lixeirinhas, aquelas que colocamos ao lado do câmbio do carro, são bastante úteis). E olhe que já vi jogarem latas de bebidas e até bagaço de jaca...Pense que isso pode provocar um acidente.

Quer ver outra coisa: costumamos deixar na incumbência das escolas ensinar tudo aos nossos filhos, quando uma parcela desta educação compete aos pais. Falo no sentido de comportamento, higiene pessoal e também no acompanhamento do conteúdo que o aluno está aprendendo na escola (eu olho todos os dias a pasta da minha filha).

A princípio, um papel de bala é ínfimo e não causa esse estrago todo ao meio ambiente...Mas já parou para analisar se todos pensarem assim? Então vamos, cada um, fazer a nossa parte, com pequenos gestos? Afinal, os beneficiados seremos nós mesmos.

segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Uma bela avenida que precisa de cuidados

Adoro passar pela avenida Augusto Maynard, por baixo de suas árvores frondosas, sentir a brisa bater no rosto...Lá comecei a estudar no Educandário Gurilândia Feliz, já próximo à praça Tobias Barreto, da saudosa mestre D. Lourdes. Hoje o educandário não existe mais, mas lembro-me bem que sempre aproveitávamos para mordiscar os oitis que caíam das ávores.

Para mim, é uma das avenidas mais bonitas de Aracaju e como todas as outras deveriam ser, cheias de árvores, no canteiro do meio e nas portas das residências. A cidade teria mais verde e mais brisa....

Só que a bela e pequena avenida - o percurso dela é curto - está precisando de manutenção. As copas das árvores estão muito altas e precisam ser aparadas, até mesmo para não comprometer a fiação elétrica do local.

quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Profissão médica segue para regulamentação da Câmara Federal


A regulamentação da profissão médica está perto de um desfecho. Na próxima semana, mais precisamente dia 20 de outubro - dois dias após o Dia do Médico -, o Projeto de Lei 7.703/06, que regulamenta o exercício da Medicina, segue para a aprovação do plenário da Câmara Federal. Na manhã da última quarta-feira, 14/10, a Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara dos Deputados aprovou – por unanimidade - o relatório do deputado federal Eleuses Paiva (DEM-SP) sobre o referido PL. O projeto também foi aprovado nas Comissões de Educação e Cultura; de Seguridade Social e Família; e de Trabalho de Administração e Serviço Público.

O Conselho Federal de Medicina (CFM) e demais entidades médicas federais e também estaduais já estão mobilizando a categoria. O objetivo é levar o maior número de médicos a Brasília na próxima terça-feira, para participar da sessão solene da Câmara Federal, em homenagem ao Dia do Médico. O PL 7.703/06 deverá ser colocado em votação nesta data e caso seja aprovado, seguirá para ser apreciado pelo Senado Federal, e só então seguirá para sanção presidencial.
Comissão de Seguridade
No início da reunião da Comissão de Seguridade Social, o biomédico e deputado, Lobbe Neto (PSDB-SP), tentou barrar a votação e entregou um requerimento solicitando a retirada do projeto da ordem do dia. A Comissão rejeitou o pedido, pois considerou que o projeto já havia sido debatido exaustivamente há três anos na Câmara dos Deputados, inclusive em audiência pública promovida na última semana.

Para o deputado Ronaldo Caiado (DEM-GO), o que os médicos estão buscando é uma legislação que defina que a atividade médica possa ter uma legislação específica. “Nossa posição é clara e cristalina: nós não abriremos mão da prerrogativa do diagnóstico, do tratamento e do comando da equipe multidisciplinar no tratamento de um paciente. Do contrário seria negar a Medicina. Precisamos debater sobre o quê podemos avançar para o paciente”, destacou.

O relator Eleuses Paiva entrou em acordo com a comissão e fez algumas emendas ao projeto em acordo com as outras profissões da saúde. “Não queremos prejudicar nenhum profissional, mas o diagnóstico e indicação do tratamento de doenças é ato privativo do médico”, defendeu Paiva. Uma das emendas garante que “a realização de exames citopatológicos e seus respectivos laudos não são atos privativos do médico”, assunto muito discutido pelas categorias.

O presidente em exercício do Conselho Federal de Medicina, Carlos Vital, comemorou a aprovação do projeto e enfatizou que este é um momento muito especial para a categoria. “Esta Casa poderá homenagear a medicina, pelo Dia do Médico, com a aprovação do PL. Esperamos que muitos médicos estejam presentes para comemorarmos a regulamentação da profissão”.

terça-feira, 13 de outubro de 2009

Irresponsáveis nas BRs

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) até que se esforça e consegue fazer um excelente trabalho, principalmente nos feriados prolongados, mas a irresponsabilidade de alguns motoristas extrapola qualquer limite. Ontem, voltando da Bahia, pude perceber claramente isso.

A partir de Itaporanga, o engarrafamento se estendeu até a entrada de Aracaju e vi todos os tipos de infrações de trânsito. Era motorista cortando pela acostamento, buzinando para que os outros saíssem da frente (pense isso numa BR) e outros tentanto forçar a entrada na frente dos demais. Vale dizer que nunca vi um engarafamento desse na BR, tendo que parar o carro.

Foi numa dessa de forçar para entrar na frente dos outros que vi um irresponsável dirigindo um golf verde, saindo de uma estradinha em São Cristóvão e tentanto se dar bem que, ele cortou em meio à pista, ficou atravessado na outra mão e por pouco não causou um acidente grave. A mulher, que vinha na mão dela, freiou forte para não bater no golf, cujo motorista ainda achou ruim quando foi xingado...

O irrensponsável e moleque achou ruim e mais adiante foi um dos que cortou pelo acostamento...Mais na frente, quando passei pelo posto da PRF, o carro estava lá parado e ele fora ao celular. Não sei qual foi o motivo pelo qual foi parado, mas bem que achei correto.

Motoristas com ele agem de forma egoísta, não pensam que num carro que ele forçe podem vir crianças, uma família e até mesmo alguém que está voltando para os entes queridos. Não sei o que passa pela cabeça deles, mas chorar depois de provocar um acidente não adianta muito. E às vezes não saí machucado só os outros, mas as sequelas para os irresponsáveis são grandes também.

segunda-feira, 5 de outubro de 2009

O mundo não gosta de mim...

Eu tive depressão....E da mesma forma que entrei consegui vencê-la....Mas senti bem que a linha que separa a racionalidade da loucura é tênue.

Sem ter como arcar com um tratamento adequado, conversei com alguns psicólogos e médicos...Mas para contornar aquela angústia sem fim, no meu caso, a melhor forma foi lembrar que Deus existe, ama a todos, que tinha pessoas ao meu lado que gostavam de mim (e algumas incondicionalmente, a exemplo da minha filha) e que mudar dependia muito mais de atitudes minhas.

Foi difícil, mas consegui...Lembro-me bem que naquela fase, qualquer coisa ou reclamação me soava como algo estridente, de proporções enormes, monstruosas. Não há explicações nem mesmo exames clínicos que demonstrem isso claramente. Tomei inúmeros tipos de medicação e muitas nem surtiram efeitos (pelo menos não senti).

A angústia, a dor que me sufocava e me impedia de respirar direito, as tremedeiras, as lágrimas que vinham ao menor problema. O mundo estava desabando em cima de mim e eu achava que não tinha onde me agarrar. O desânimo tomava conta...

Eu me cobrava demais, em tudo, e acabei assim...Hoje, baixo a cabeça, trabalho muito, mas se não dá para resolver tudo, retomo o que ficou pendente no dia seguinte...Voltei, aos poucos reservar tempo para fazer coisas que me dão prazer (e são coisas simples, a exemplo de caminhar na praia e ir ao cinema).

Não abro mão também de curtir a minha filha (isso sempre foi sagrado) e passei a entender que, se hoje me sacrifico, é muito mais por ela. Como é difícil ela entender isso, passo tempo ao lado dela com qualidade, seja brincando, assistindo o que ela gosta, enfim, fazendo atividades que ela gosta...

Para vencer a depressão, é preciso o apoio de todos que estão ao redor, mas depende principalmente da gente querer sair dela e ter sempre fé em Deus.

Palestra da CVV abordará a depressão

Depressão, o mal do século, será o tema da palestra a ser proferida pela psiquiatra e psicanalista Norma Alves de Oliveira, no próximo sábado, 10 de outubro. o evento está sendo promovido pelo Centro de Valorização da Vida (CVV).

A palestra faz parte das comemorações do Dia Nacional de Saúde Mental e acontecerá às 14h30h, no auditório da Sociedade Semear, à rua Vila Cristina. A entrada é franca e as inscrições poderão ser feitas pelo telefone 0800 28 44 456 das 7h30 às 23h, diariamente ou no próprio local. As vagas são limitadas.

quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Médico do Sírio Libanês faz palestra em Aracaju


Com o objetivo de trazer para Sergipe as novidades em oncologia, a Clínica Onco Hematos está lançando o programa "Atualizações Onco Hematos". Trata-se de um programa inovador, que trará grandes especialistas para discutir o que há de novo na área da oncologia, segmentado por tipos da doença, reunindo informações recentemente divulgadas no mundo.


Para abrir o programa, o diretor científico da clínica, Nivaldo Farias e demais membros da diretoria convidaram o Dr. Riad Younes, Chefe do Serviço de Cirurgia Torácica do Hospital A.C Camargo, Diretor Clínico do Hospital Sírio Libanês e autor de diversos trabalhos científicos e livros.

Riad Younes fará palestra sobre "Câncer de Pulmão", no dia 2 de outubro. O evento acontecerá no Hotel Radisson, a partir das 19h. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site www.oncohematos.com.br

Dia do Idoso movimenta a cidade


O dia hoje será cheio de atividades para os aracajuanos da terceira idade. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a capital sergipana possui mais de 40 mil cidadãos com idade acima de 60 anos. Em 1º de outubro, Dia Nacional do Idoso - instituído pela Lei nº 11.433 -, estes aracajuanos vão usufruir de diversas ações promovidas pelas secretarias e órgãos municipais na cidade.
Áreas de convivência, cuidados com a saúde e contato com a natureza são apenas alguns dos elementos que fazem de Aracaju a capital da qualidade de vida também para os idosos. Além disso, atividades culturais, como as oficinas e aulas de dança da Escola Oficina de Artes Valdice Teles (EOAVT), estão sempre abertas ao público da melhor idade, estimulando o convívio entre as gerações e proporcionando lazer aos participantes.
Outra forma de promover a integração e levar entretenimento é a realização do Baile dos Idosos, organizado pela Secretaria Municipal de Assistência Social (Semasc). O evento, que acontece todas as sextas-feiras no Centro de Referência da Assistência Social (Cras) Prof. Gonçalo Rollemberg Leite, no bairro José Conrado de Araújo, devolve aos idosos o sentimento de cidadania e a alegria de aproveitar a vida.
Saúde
Resultado de uma parceria entre o Departamento de Educação Física da Universidade Federal de Sergipe (UFS) e a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), o programa Academia da Cidade é um sucesso entre os cidadãos da terceira idade. Realizado em praças, quadras e calçadões de diferentes bairros de Aracaju, o projeto estimula a prática de exercícios físicos de maneira descontraída, ao ar livre e em locais de fácil acesso.
Durante as aulas, são realizadas atividades de alongamento, ginástica localizada e aeróbica, além de caminhadas. Os educadores físicos e monitores das aulas também medem índices de pressão e frequência cardíaca, além de fazer avaliações físicas periódicas, garantindo mais qualidade de vida aos idosos.
Sementeira
Área verde, pistas para caminhada e a sombra das árvores fazem do Parque Augusto Franco (Sementeira) o local ideal para passar momentos agradáveis em contato com a natureza. Diariamente diversos idosos frequentam o parque para exercícios matinais e passeios ouvindo o canto dos pássaros, com a garantia de um ambiente seguro e tranquilo.
Foto: Alejandro Zambrana/AAN