quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Todos somos responsáveis

Sei que estou longe de ser uma fiel defensora do meio ambiente, mas procuro fazer algumas coisas que ajudam. Uma delas é não jogar papel ou qualquer outro tipo de lixo nas ruas. O mesmo eu faço com a minha filha: ensino que não se deve jogar nada no chão, seja em casa, na rua ou em qualquer outro lugar.

Sei que um simples papel de bala leva anos para ser absorvido pela natureza. Além de proteger o meio ambiente, é uma questão de educação...Não adiante reclamar que a cidade está suja se nós mesmos fazemos isso: descartamos pequenos "lixos" em meio à rua.

Depois não adianta reclamar que a cidade está suja ou que os ônibus que andamos são imundos se nós mesmos constumamos fazê-los de lixeira. A minha filha, seja um simples papel, me entrega ou coloca num lixeiro. Nem mesmo pela janela do carro, não jogo qualquer tipo de "lixinho" (as lixeirinhas, aquelas que colocamos ao lado do câmbio do carro, são bastante úteis). E olhe que já vi jogarem latas de bebidas e até bagaço de jaca...Pense que isso pode provocar um acidente.

Quer ver outra coisa: costumamos deixar na incumbência das escolas ensinar tudo aos nossos filhos, quando uma parcela desta educação compete aos pais. Falo no sentido de comportamento, higiene pessoal e também no acompanhamento do conteúdo que o aluno está aprendendo na escola (eu olho todos os dias a pasta da minha filha).

A princípio, um papel de bala é ínfimo e não causa esse estrago todo ao meio ambiente...Mas já parou para analisar se todos pensarem assim? Então vamos, cada um, fazer a nossa parte, com pequenos gestos? Afinal, os beneficiados seremos nós mesmos.

Nenhum comentário: