quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Dia do Idoso movimenta a cidade


O dia hoje será cheio de atividades para os aracajuanos da terceira idade. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a capital sergipana possui mais de 40 mil cidadãos com idade acima de 60 anos. Em 1º de outubro, Dia Nacional do Idoso - instituído pela Lei nº 11.433 -, estes aracajuanos vão usufruir de diversas ações promovidas pelas secretarias e órgãos municipais na cidade.
Áreas de convivência, cuidados com a saúde e contato com a natureza são apenas alguns dos elementos que fazem de Aracaju a capital da qualidade de vida também para os idosos. Além disso, atividades culturais, como as oficinas e aulas de dança da Escola Oficina de Artes Valdice Teles (EOAVT), estão sempre abertas ao público da melhor idade, estimulando o convívio entre as gerações e proporcionando lazer aos participantes.
Outra forma de promover a integração e levar entretenimento é a realização do Baile dos Idosos, organizado pela Secretaria Municipal de Assistência Social (Semasc). O evento, que acontece todas as sextas-feiras no Centro de Referência da Assistência Social (Cras) Prof. Gonçalo Rollemberg Leite, no bairro José Conrado de Araújo, devolve aos idosos o sentimento de cidadania e a alegria de aproveitar a vida.
Saúde
Resultado de uma parceria entre o Departamento de Educação Física da Universidade Federal de Sergipe (UFS) e a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), o programa Academia da Cidade é um sucesso entre os cidadãos da terceira idade. Realizado em praças, quadras e calçadões de diferentes bairros de Aracaju, o projeto estimula a prática de exercícios físicos de maneira descontraída, ao ar livre e em locais de fácil acesso.
Durante as aulas, são realizadas atividades de alongamento, ginástica localizada e aeróbica, além de caminhadas. Os educadores físicos e monitores das aulas também medem índices de pressão e frequência cardíaca, além de fazer avaliações físicas periódicas, garantindo mais qualidade de vida aos idosos.
Sementeira
Área verde, pistas para caminhada e a sombra das árvores fazem do Parque Augusto Franco (Sementeira) o local ideal para passar momentos agradáveis em contato com a natureza. Diariamente diversos idosos frequentam o parque para exercícios matinais e passeios ouvindo o canto dos pássaros, com a garantia de um ambiente seguro e tranquilo.
Foto: Alejandro Zambrana/AAN

Nenhum comentário: