sexta-feira, 21 de outubro de 2016

Coluna Saúde em Dia - Doação de Sangue

Dados do Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose) revelam que de janeiro a agosto deste ano, 1.510 voluntários foram inaptados, ou seja, não realizaram a doação de sangue em função da hemoglobina baixa, o que significa dizer que, os níveis de ferro presente no sangue estavam abaixo do recomendado para doar. O hemocentro reforça que o serviço de coleta de sangue prioriza a segurança do doador e do receptor. Estão aptos a doar sangue candidatos em bom estado de saúde, idade entre 16 anos completos e 69 anos, peso acima de 50 Kg. Menor de 18 anos somente com termo de autorização dos pais ou responsável legal. É necessário portar documento de identidade original, com foto, válido em todo território nacional. Mais informações, através dos telefones (79) 3225-8000, 3225-8039 e 3259-3174.

Outubro Rosa
O Programa Academia da Cidade, desenvolvido pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS), também entrou no clima do Outubro Rosa, movimento que reforça a importância da prevenção ao Câncer de mama. Até o final do mês vão ser realizadas diversas ações de promoção a saúde, com atividades físicas e educativas, em todos os 24 pólos do programa espalhados pela capital sergipana. Na manhã desta sexta-feira, 21, a chuva não atrapalhou as duas atividades realizadas com os alunos: uma caminhada no pólo do Bugio e o “Aulão Rosa” no pólo Maracaju.

Dia do Médico
A Sociedade Médica de Sergipe (Somese) realizou na noite da última terça-feira, 18 de outubro, Dia do Médico, a solenidade de entrega do troféu irmãos Hyder e Hugo Gurgel, no auditório do bloco G do Campus Farolândia, da Universidade Tiradentes (Unit). Médicos de diversas especialidades foram agraciados com a honraria, bem como diversas pessoas, consideradas pela entidade “Amigas da Somese”. Entre os homenageados, os anestesiologistas Cárcio Sobral Porto (ex-presidente da Sociedade de Anestesiologia do Estado de Sergipe – Saese), Lenita Maria Lenita Maria Franco de Carvalho e Vera Maria Silveira de Azevedo.

Noite musical
A noite do dia 18 de outubro foi de muita emoção no Teatro Tobias Barreto. A nona edição do Concerto Unimed, uma iniciativa da Unimed Sergipe para homenagear o Dia do Médico, trouxe ao maior palco do Estado, a força da música e da solidariedade para saudar o amor à Medicina. O espetáculo reuniu cooperados, amantes da arte e a sociedade em geral, e mostrou o talento da Orquestra Sinfônica de Itabaiana, da Banda Sinfônica do Agreste Sergipano e do Coral Unimed em uma grande celebração, que contou ainda com a participação do jovem cantor, Fábio Jean, interpretando clássicos da Música Popular Brasileira, outro ponto alto do evento. O Concerto, que já entrou para o calendário cultural do Estado, uniu a valorização do trabalho médico, a promoção da cultura e a solidariedade em uma grande festa.

I Onco Nordeste
O oncologista clínico da Onco Hematos, Nivaldo Farias, foi um dos palestrantes do I Onco Nordeste, evento realizado pela Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica Regional Nordeste (SBOC- NE), com o apoio da Sociedade Brasileira de Oncologia (SBOC), entre os dias 13 e 15 de outubro, em Recipe - PE. O evento, pioneiro na Região Nordeste, teve o objetivo de abranger diversas especialidades como: Radioterapia, imuno-oncologia, cirurgia oncológica, oncogeriatria, dentre outras. Esse congresso se constituiu como um marco na história do Nordeste, já que foi o primeiro evento bianual no calendário da região. O encontro integrou as sociedades referência no tratamento do câncer, de modo a seguir atualizando os médicos da forma mais abrangente, com conhecimento amplo em oncologia. 




sexta-feira, 30 de setembro de 2016

Coluna Saúde em Dia - Outubro Rosa

Na próxima quinta-feira, 6, das 14h às 17h, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), em parceria com o laboratório Roche, está realizando uma palestra sobre o Câncer de Mama, que será ministrada pelo Profº. Dr. Michel Fabiano Silva Alves, oncologista e chefe do serviço de oncologia do HUSE. O evento faz parte das comemorações do Outubro Rosa, que é o mês dedicado à conscientização da população para o Câncer de Mama. A palestra será realizada no Hotel Go Inn Aracaju, na rua Alferes José Pedro de Brito, nº 50, bairro Farolândia.

Conscientização
O movimento Outubro Rosa nasceu nos Estados Unidos, na década de 1990, para estimular a participação da população no controle do câncer de mama. A data é celebrada anualmente com o objetivo de compartilhar informações sobre o câncer de mama e promover a conscientização sobre a importância da detecção precoce. Como forma de esclarecer a população sobre a doença, a Clínica Onco Hematos trará durante esse mês, entrevistas com os médicos oncologistas da clínica para abordar diversos assuntos que envolvem a doença.  Segundo os dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), a estimativa para o Brasil, em 2016, são esperados 57.960 casos novos de câncer de mama, com um risco estimado de 56,20 casos a cada 100 mil mulheres.

Paz no Trânsito
A Unimed Sergipe, que é membro do Comitê Municipal de Mobilização pela Saúde, Segurança e Paz no Trânsito, foi uma das parceiras da SMTT na Semana Nacional do Trânsito. A iniciativa tem o objetivo de conscientizar sobre a segurança e a gentileza nas ruas da cidade. Durante o evento, foram realizados testes de glicemia e aferição de pressão arterial, além da participação do grupo de colaboradores voluntários da cooperativa em outras ações da Semana.  

Multivacinação
Iniciada no dia 19 de setembro, a Campanha de Multivacinação foi encerrada ontem. Realizada pelo Ministério da Saúde em parceria com a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), a campanha teve como principal objetivo regularizar as vacinas pendentes da população aracajuana, em especial de crianças e adolescentes. De acordo com os últimos dados divulgados pela SMS, até a última quarta, foram aplicadas 6.709 doses dos 14 tipos de vacinas disponibilizadas nas 43 Unidades de Saúde da Família de Aracaju. Durante a campanha, foi realizado no sábado, 24, o Dia D de intensificação, onde todas as unidades estiveram abertas para os pais pudessem fazer a atualização da Caderneta de Vacina de seus filhos. Em Aracaju, a abertura do Dia D aconteceu juntamente com a entrega do novo prédio da UBS Marx de Carvalho, no Ponto Novo, o primeiro da capital com dois pavimentos totalmente adaptado, com acessibilidade, plataforma elevatória, piso tátil, bebedouro para cadeirante e banheiro para deficiente físico.

Farmacopeia Brasileira
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) abriu a Consulta Pública 241, com o objetivo de fazer a atualização periódica da Farmacopeia Brasileira. O texto propõe a revisão das monografias de plantas medicinais e derivados na 5ª edição da Farmacopeia Brasileira, que possui atualmente 58 teses vigentes. Os interessados devem enviar as sugestões para a Consulta Pública 241 até 14 de novembro, por meio do preenchimento do formulário eletrônico. A Anvisa analisará as contribuições e, ao final, publicará o resultado da Consulta Pública no portal da Agência.

Academia ampliada
A atividade física é um importante instrumento para prevenir diversos tipos de doenças e é um grande aliado para as pessoas que sofrem com alguns tipos de doenças crônicas. Além de equipamentos de ginásticas instalados em diversos locais públicos, a população de Aracaju conta também com a Academia da Cidade, programa da Secretaria Municipal da Saúde, que possui 24 pólos espalhados em toda a cidade, inclusive na zona de expansão. Formado por professores e estudantes de Educação Física, o programa oferece a prática de atividades físicas gratuitamente para o povo da capital sergipana.

sexta-feira, 23 de setembro de 2016

Coluna Saúde em dia - Dia D de Multivacinação

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) realiza neste sábado, 24, o Dia “D” da Campanha de Multivacinação. A abertura acontecerá na nova Unidade Básica de Saúde do bairro Ponto Novo, a UBS Marx de Carvalho, às 8h. A campanha do Ministério da Saúde começou na última segunda-feira e segue até o dia 30 deste mês com o objetivo de atualizar os cartões de vacinas da população, em especial menores de cinco anos, crianças de nove anos e adolescentes de 10 a 15 anos incompletos. Durante o Dia “D” todas as 43 Unidades de Saúde da Família da Capital (USFs) estarão abertas das 8h às 17h para aplicar qualquer uma das 14 vacinas que foram disponibilizadas para a campanha, entre elas: BCG, Pentavalente, Rotavírus, Pneumo 10, Meningo C, Tríplice Viral, DTP Infantil, contra Varicela, contra Poliomielite (VIP e VOPb) , contra Hepatites A e B e contra HPV.

Yogabeneficente
Como parte da programação do Setembro Dourado, a Associação dos Voluntários a Serviço da Oncologia em Sergipe (Avosos) convida a sociedade a participar da Yogabeneficente, uma aula ao ar livre que será ministrada por Sammir Melo, fisioterapeuta, instrutor e praticante de Yoga. O evento acontecerá no próximo dia 24, às 16h, nos lagos da Orla de Atalaia, próximo ao Oceanário de Aracaju. Para participar basta doar 2 kg de alimentos não perecíveis, que serão revertidos às famílias de crianças e adolescentes assistidos pela Avosos. Os interessados em participar devem preferencialmente levar um tapete ou uma canga. As vagas para a Yogabeneficente são limitadas. Favor confirmar presença na sede da Avosos, localizada à rua Leonel Curvelo, 55, bairro Suíssa. As inscrições também poderão ser efetivadas antes do evento, no próprio local. Informações: (79) 3212-4727 / 3212-4731.

Caravana Saúde Aracaju
Neste sábado, 24, a Caravana Saúde Aracaju vai estar presente na feira livre do bairro Coroa do Meio, a partir das 7h. Promovida pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a ação oferece diversos serviços de promoção à saúde para a comunidade e também para os feirantes. O Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) Itinerante estará presente realizando testes rápidos de HIV, Hepatites e Sífilis. Além disso, a população poderá também aferir a pressão arterial, fazer exame de glicemia capilar e tirar dúvidas sobre assuntos ligados à saúde e prevenção. No local haverá ainda distribuição de panfletos educativos e preservativos femininos e masculinos.

Mais ferro
Dados do Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose) revelam que de janeiro a agosto deste ano, 1.510 voluntários foram inaptados, ou seja, não realizaram a doação de sangue em função da hemoglobina baixa, o que significa dizer que, os níveis de ferro presente no sangue estavam abaixo do recomendado para doar. O hemocentro reforça que o serviço de coleta de sangue prioriza a a segurança do doador e do receptor. Para isso utiliza a dosagem de hemoglobina ou o micro-hematócrito como métodos de triagem. A metodologia cumpre a Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) nº 34, de 11 de junho de 2014, do Ministério da Saúde (MS) que determina as condições necessárias para se tornar um doador de sangue. Os valores mínimos e máximos para liberação da doação são os seguintes: Hemoglobina: homens de 13mg/dl a 18mg/dl, e mulheres, 12,5mg/dl a 16mg/dl (miligrama/decilitro). O micro-hematócrito: homens maior ou igual a 39% e menor que 54% e mulheres maior ou igual a 38% e menor que 54%.

Reuso de produtos
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) abrirá para contribuições, a proposta de resolução (RDC) para o registro e o cadastro de produtos para saúde quanto à proibição de reuso, à rotulagem e às instruções de uso. O prazo para envio de comentários e sugestões sobre a proposta de RDC será de 60 dias. A contagem terá início sete dias após a data de publicação no DOU. O objetivo dessa proposta que entrará em discussão é estabelecer requisitos e critérios técnicos para produtos de reuso proibido e dos produtos passíveis de reuso. Aplica-se às empresas fabricantes e às importadoras de produtos para saúde quando da solicitação do registro e do cadastro dos produtos para saúde; sua alteração ou revalidação. Detalhes no http://portal.anvisa.gov.br/

sexta-feira, 16 de setembro de 2016

Coluna Saúde em Dia - SAMU 192 ativo

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgências (Samu 192 Sergipe) informa que o número 192 não está com defeito e permanece recebendo ligações gratuitamente de quem necessita do serviço. A mensagem que circula nos grupos de WhatsApp informando que o número apresenta problemas e que as ligações são pagas é falsa e os números expostos são residenciais. O número do Samu 192 encontra-se ativo, operativo e funcionando totalmente para prestar assistência pré-hospitalar de urgência e de emergência.  A Secretaria de Estado da Saúde e a Fundação Hospitalar de Saúde pedem à população que não repasse mensagens falsas porque, assim como os trotes, podem comprometer os trabalhos importantes desenvolvidos pelo Samu.

Multivacinação
 A Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), inicia nesta segunda-feira, 19, e segue até o dia 30, a Campanha Nacional de Multivacinação 2016 nas Unidades de Saúde da Família (USFs) da capital. Tendo como público-alvo menores de cinco anos, crianças de nove anos e adolescentes de 10 a 15 anos incompletos, o ministério enviou 19,2 milhões de doses extras de 14 vacinas para os postos de saúde de todo o País. Em Aracaju, as vacinas serão ofertadas em todas USFs da capital, com o objetivo de atualizar todas as vacinas pendentes.

Projeto Corujinha
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informa que, a partir deste mês de setembro, a equipe do Projeto Corujinha não atuará mais dentro da Clínica e Maternidade Santa Helena, localizada no bairro Suíssa. A suspensão do atendimento foi solicitada pela direção da própria unidade hospitalar. A orientação da SMS é que as mães dos bebês nascidos na referida maternidade e residentes em Aracaju, procurem a Unidade de Saúde da Família (USF) Dona Sinhazinha, que ficará como referência para a realização da aplicação destas primeiras vacinas: a BCG – ID, que é realizada em dose única e previne contra as formas graves de tuberculose; e a 1ª dose da vacina contra a Hepatite B. A SMS lembra ainda que a segunda dose contra a Hepatite B deve ser tomadas após 30 dias da primeira e a terceira dose após 180 dias também da primeira.
Saúde nos Santos Dumont
Hoje, das 8h às 12h, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) estará realizando mais uma Caravana Saúde Aracaju, desta vez na praça Ulisses Guimarães, no bairro Santos Dumont. A ação contará com a parceria da Sejesp , que levará o “Lazer em meu bairro” para a garotada ( oficinas de brinquedo e de desenho e os pula-pulas), e da Fundat, que ofertará corte de cabelo e oficina de currículo. Serão ofertados testes rápidos de HIV, Sífilis e Hepatites B e C; aferição de pressão arterial, glicemia capilar e Índice de Massa Corpórea (IMC); orientação nutricional e de saúde bucal; e atividade física com a Academia da Cidade. A população também receberá orientação postural e massagens rápidas, com fisioterapeutas do Nasf. Agentes do Centro de Controle do Zoonozes (CCZ), estarão mostrando o desenvolvimento da larva do mosquito Aedes aegypti, e outros tipos de animais peçonhentos.

Palestra sobre radioncologia
O radioncologista do Hospital de Cirurgia e do Hospital de Urgência de Sergipe (HUSE), Marco Antonio Santana, realizou na última quarta-feira, 14, uma palestra na Clínica Onco Hematos para os profissionais e convidados. O tema de debate foi o Carcinoma “in situ” de mama – as margens e a adjuvância. O carcinoma é uma lesão cancerosa pré-maligna ou não invasiva da mama e o objetivo da palestra foi atualizar os dados sobre a doença. Durante a palestra, além de tirar dúvidas dos profissionais, o radioncologista explicou os tipos de tratamentos relacionados à radioterapia e os fatores de risco da doença. Marco Antônio também esclareceu que a doença não é um câncer e tem baixíssima mortalidade, porém, para quem tem a doença, o risco de câncer de mama é 1,8 vezes maior que a população que não tem.

sexta-feira, 9 de setembro de 2016

Coluna Saúde em Dia - Medicamentos recolhidos

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou ontem a proibição da distribuição, comercialização e uso de dois lotes do antidepressivo Cloridrato de Fluoxetina, 20mg cartucho com 70 cápsulas, da empresa Blisfarma Indústria Farmacêutica Ltda. Uma amostragem do lote 593815 (validade abril/2017) constatou a presença de corpo estranho em blíster, enquanto o lote 612915 (validade setembro/2017) apresentou blísteres sem rótulo. Também foi determinado que a empresa promova o recolhimento de todo o estoque do produto existente no mercado.

Yogabeneficente
Como parte da programação do Setembro Dourado, a Associação dos Voluntários a Serviço da Oncologia em Sergipe (Avosos) convida a sociedade a participar da Yogabeneficente, uma aula ao ar livre que será ministrada por Sammir Melo, fisioterapeuta, instrutor e praticante de Yoga. O evento acontecerá no próximo dia 24, às 16h, nos lagos da Orla de Atalaia. Para participar basta doar 2 kg de alimentos não perecíveis, que serão revertidos às famílias de crianças e adolescentes assistidos pela Avosos. Os interessados em participar devem preferencialmente levar um tapete ou uma canga. As vagas para a Yogabeneficente são limitadas. Favor confirmar presença na sede da Avosos, localizada à rua Leonel Curvelo, 55, bairro Suíssa. Mais informações: (79) 3212-4727 / 3212-4731.

Saúde no 18 do Forte
A feira livre do bairro 18 do Forte  recebe neste sábado, 10,  a Caravana Saúde Aracaju. A ação, promovida pela  Secretaria Municipal de Saúde (SMS), vai oferecer diversos serviços de promoção à saúde para a comunidade e também para os feirantes, a partir das 7h. O Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) Itinerante estará presente realizando testes rápidos de HIV, Hepatites e Sífilis. Além disso, a população poderá também aferir a pressão arterial, verificar a glicemia e tirar dúvidas sobre assuntos ligados à saúde e prevenção. No local haverá ainda distribuição de panfletos educativos e preservativos femininos e masculinos. Iniciada em abril deste ano, a Caravana Saúde Aracaju já percorreu 25 localidades da cidade, sendo em 18 delas integradas às feiras livres, com o objetivo de aproximar ainda mais a população dos serviços de saúde, somando mais 16 mil atendimentos em cinco meses.

Corrente pela Vida
O Projeto Salve - Corrente de Assistência à Vida já é uma realidade em Sergipe. Fruto de uma parceria entre a Sociedade Médica de Sergipe (Somese), a Cooperativa dos Anestesiologistas de Sergipe (Coopanest-SE), Samu e Corpo de Bombeiros, o projeto foi lançado oficialmente no dia 1º de setembro, em noite festiva na sede da Somese. Estima-se que diariamente no Brasil, cerca de 800 pessoas têm parada cardiorrespiratória. O objetivo do Projeto Salve é ensinar à população em geral a reconhecer uma parada cardiorrespiratória, umas das principais causas de mortes anualmente no mundo. Com esse conhecimento, a pessoa pode realizar, imediatamente, os procedimentos de ressuscitação cardiopulmonar, o que pode aumentar em 75% as chances de sobrevivência.

Combate ao mosquito
Dando continuidade à força tarefa, um trabalho constante realizado pelo Programa Municipal de Controle do Aedes Aegypti, da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), agentes de Endemias e Comunitários de Saúde vão atuar hoje no bairro Cirurgia. As equipes se concentrarão, a partir das 7h30, na Unidade de Saúde da Família (USF) Oswaldo de Souza, de onde seguirão para intensificar o trabalho de eliminação dos focos do Aedes aegypti. Os agentes também estarão orientando à comunidade, de como manter livre a sua casa do mosquito, transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya.

sexta-feira, 19 de agosto de 2016

Coluna Saúde em Dia - Projeto Salve

Projeto Salve - Corrente de Assistência à Vida, idealizado pela Sociedade Médica de Sergipe (Somese), Cooperativa dos Anestesiologistas de Sergipe (Coopanest-SE), o Samu 192 Sergipe e Corpo de Bombeiros Militar 193 (CBM-SE), será lançado oficialmente dia 1º de Setembro, 19h30, na sede da Somese. O objetivo do projeto é ensinar a população a reconhecer uma parada cardiorrespiratória e realizar, de imediato, os procedimentos de ressuscitação cardiopulmonar, de acordo com a corrente de assistência à vida.

Trabalho contínuo
Hoje a força tarefa "Todos contra o mosquito" será realizada no bairro José Conrado de Araújo.  A ação desenvolvida pela Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), vai contar com a participação dos agentes de Endemias e de Saúde, e com 12 voluntários da Cruz Vermelha – filial Sergipe. A concentração será a partir das 7h e o início das atividades às 8h, saindo da Unidade de Saúde da Família (USF) João Cardoso Júnior (CSU), que fica na Rua Alagoas, 2051.

Prevenção no Mosqueiro
A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) realizará no sábado, 20, mais uma edição da Caravana Saúde Aracaju. A partir das 7h, equipes da SMS estarão na feira do povoado Mosqueiro, ofertando diversos serviços de saúde à população de daquela localidade, e também para os feirantes. O Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) Itinerante estará presente realizando testes rápidos de HIV, Hepatites e Sífilis. Além disso, a população poderá também aferir a pressão arterial, fazer exame de glicemia capilar e tirar dúvidas sobre assuntos ligados à saúde e prevenção. No local haverá ainda distribuição de panfletos educativos e preservativos femininos e masculinos.

Doenças Raras
No dia 6 de setembro, o Conselho Federal de Medicina (CFM) realizará em Brasília, o 1º Fórum de Doenças Raras, quando fará um panorama sobre os avanços e os desafios sobre o tema. No debate, serão abordados a importância do diagnóstico precoce e do tratamento adequado e o cenário atual da Genética Médica no Brasil. No mundo, mais de 400 milhões de pessoas sofrem com alguma doença rara. No Brasil são cerca de 13 milhões.

Nível III de Acreditação
A equipe e direção da Clínica Onco Hematos estão empenhadas para que a clínica alcance o nível III de Acreditação, certificação concedida pela Organização Nacional de Acreditação (ONA). De acordo com a enfermeira Renata Bonfim, que também participa do setor de Comissão de Qualidade da Onco Hematos, em 2012 foi conquistado a certificação ONA I, que está mais relacionado à estrutura física e aos critérios de segurança do paciente. Já em 2013 a clínica recebeu o ONA II, que está mais ligado a interação entre os processos da instituição, onde a empresa precisa apresentar uma gestão integrada. O princípio do nível III é a “excelência em gestão”. Uma Organização ou Programa da Saúde Acreditado com excelência atendem aos níveis I e II, além dos requisitos específicos de nível III. A instituição já deve demonstrar uma cultura organizacional de melhoria contínua com maturidade institucional.

sexta-feira, 5 de agosto de 2016

Coluna Saúde em Dia - Palestra I



O radio-oncologista do Hospital Sírio Libanês, Dr. Sebastião Corrêa, realiza hoje, 6, em Aracaju, palestra sobre o novo equipamento que irá realizar tratamentos de radioterapia para pacientes com câncer no estado. Os médicos da Clínica Onco Hematos, o cirurgião oncológico Roberto Gurgel e o oncologista clínico Nivaldo Vieira, participarão da palestra sobre o novo equipamento, que trará melhorias no atendimento aos pacientes do estado de Sergipe. O evento será realizado no auditório do Centro Médico Jardins, a partir das 9h30. Esse é um dos maiores investimentos em saúde que o estado vai receber através da CLINRADI, que é uma sociedade que conta com a participação de vários médicos oncologistas, inclusive com Dr. Willian Soares.

Palestra II
Segundo o cirurgião oncológico, Roberto Gurgel, a instalação desse equipamento de última geração pode reduzir significativamente a demanda pelos tratamentos de radioterapia, que antes eram realizados em outros estados. “Dr. Sebastião está trazendo o que tem de mais moderno em radiologia no mundo. Ele veio mostrar o potencial do serviço que será montado aqui no estado com esse novo equipamento, que renovará as esperanças de muitos pacientes”.

Combate constante
Dando continuidade à força tarefa, um trabalho constante realizado pelo Programa Municipal de Controle do Aedes Aegypti, da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), agentes de Endemias e Comunitários de Saúde vão atuar no bairro Cirurgia, neste sábado, 6. Contando com o apoio de voluntários de Cruz Vermelha – filial Sergipe, a estimativa é visitar cerca de 2,5 mil imóveis da localidade. As equipes se concentrarão, a partir das 7h30, na Unidade de Saúde da Família (USF) Oswaldo de Souza, de onde seguirão para intensificar o trabalho de eliminação dos focos do Aedes aegypti. Os agentes também estarão orientando à comunidade, de como manter livre a sua casa do mosquito, transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya.

Medicamentos suspensos
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) suspendeu na quinta, 4, o medicamento Biomag (cloridrato de sibutramina monoidratado) e seu genérico, o Cloridrato de Sibutramina, de 10 mg e 15 mg, fabricados pela empresa Aché Laboratórios Farmacêuticos S.A. Os medicamentos, utilizados no tratamento de obesidade, estavam sendo fabricados com um princípio ativo fornecido por um fabricante diferente do aprovado pela Agência. Também foi suspenso pela Anvisa o medicamento Gastrium (omeprazol), 10 e 20 mg, fabricado pelo mesmo laboratório. Uma auditoria identificou que o Gastrium, indicado para acidez no estômago, era fabricado com formulação distinta da aprovada pela Anvisa.

McDia Feliz
A Associação dos Voluntários a Serviço da Oncologia em Sergipe (Avosos) foi escolhida pelo Instituto Ronald McDonald para ser a beneficiada na 19ª edição do McDia Feliz em Sergipe, que será realizada no próximo dia 27 de agosto. Os tíquetes já se encontram à venda e as camisas também. Para adquirir antecipadamente, basta comparecer à sede da Avosos, que fica à rua Leonel Curvelo, nº 55, bairro Suíssa. Em 2016 serão contemplados 79 projetos de 57 instituições, o apoio será com base no valor arrecadado com a campanha em todo o território nacional. A renda obtida em 2015 para a Avosos, R$ 71.184,80, foi revertida para os projetos ´Colorindo a Vida´, ´Nutrindo a Vida´ e para a reforma da Brinquedoteca. A Avosos sempre foi, nesses 19 anos, a instituição beneficiada em Aracaju.

sexta-feira, 1 de julho de 2016

Coluna Saúde em Dia - Combate reforçado


A Secretaria Municipal da Saúde segue desenvolvendo ações de combate ao Aedes aegypti, transmissor da Dengue, Chikungunya e Zika Vírus. Hoje, a força-tarefa "Todos contra o mosquito" vai ganhar o reforço de jovens voluntários da Igreja  de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias que irão visitar, junto com os agentes de Endemias e de Saúde, residências e estabelecimentos comerciais de quatro bairros da capital: Luzia, Farolândia, Siqueira Campos e Santos Dumont. A concentração está marcada para 7h da manhã na sede da igreja de cada bairro e às 8h as equipes estarão nas ruas para identificar e eliminar possíveis focos do mosquito.

Boas doações
A campanha junina ‘Os Festejos Juninos estão no Sangue. A solidariedade Também’, realizada pelo Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose) encerrou com saldo positivo. A ação realizada no período de 01 a 29 de junho registrou 2.545 comparecimentos de voluntários e 1.904 doações efetivadas para atendimento da demanda transfusional da rede hospitalar. Deste total, 317 doações correspondem ao período do São João e 249 do São Pedro. Na quarta-feira, 29, o serviço recebeu o apoio de doadores fidelizados do município de Lagarto, distante 76 quilômetros de Aracaju. A iniciativa que foi coordenada pela doadora, Rosália Araújo dos Santos, mobilizou vinte e dois candidatos à doação.

Jornada de anestesiologia
Estão abertas as inscrições para a 50ª Jornada de Anestesiologia do Sudeste Brasileiro (JABS), que acontecerá de 15 à 17 de julho, em Vitória, no Espírito Santo. Acontecerão em paralelo, a 25º Jornada de Anestesiologia do Estado do Espírito Santo e a IV Simpósio Internacional de Saúde Ocupacional. Acesse www.saeseventos.org e saiba mais. As inscrições são gratuitas.

Vaga para comprador
A Coordenação Geral de Recursos Humanos da Unimed Sergipe abriu processo seletivo para o cargo de comprador. Os pré-requisitos para o cargo são: nível superior completo, experiência na área de compras, conhecimento em informática e habilidade com negociação. Os interessados deverão enviar currículo para recursoshumanos@unimedse.com.br com o assunto "Comprador" até a próxima quarta-feira, 6 de julho.

Aprendizado em oncologia
O cirurgião oncológico José Vieira, que integra a equipe da Clínica Onco Hematos, participou durante todo mês de março deste ano, de um estágio no Memorial Sloan Kettering Cancer Center, maior Hospital de Câncer de Nova Iorque. Durante este período, o médico participou de atividades científicas, meetings semanais para discussão de casos difíceis e observando procedimentos cirúrgicos robóticos, videolaparoscópicos e convencionais.

sexta-feira, 17 de junho de 2016

Coluna Saúde em Dia - Contra o mosquito

A Prefeitura de Aracaju (PMA), através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), continua realizando mutirões de combate ao Aedes aegypti em diversos bairros da capital sergipana. Neste sábado, 18, a força-tarefa "Todos contra o mosquito" será no bairro Cidade Nova e vai contar com a participação dos agentes de endemias e de saúde que irão visitar as casas e estabelecimentos comerciais da localidade. A concentração acontece a partir das 7h, na Unidade de Saúde da Família (USF) João Quintiliano da Fonseca Sobral e o início das atividades está marcado para as 8h.

Aprendizado em oncologia
O cirurgião oncológico José Vieira, que integra a equipe da Clínica Onco Hematos, participou durante todo mês de março deste ano, de um estágio no Memorial Sloan Kettering Cancer Center, maior Hospital de Câncer de Nova Iorque. Durante este período, o médico participou de atividades científicas, meetings semanais para discussão de casos difíceis e observando procedimentos cirúrgicos robóticos, videolaparoscópicos e convencionais.

Agasalho
Para aquecer o inverno de quem não tem condições de comprar roupas quentes, a Unimed Sergipe está realizando a Campanha do Agasalho 2016. Até o dia 23, podem ser doados cobertores, meias, casacos, blusas, camisetas, agasalhos, calçados e outras peças nas unidades de serviço da cooperativa. Não deixe de participar!

CAPs Infantojuvenil
A partir da próxima segunda-feira, 20, o Centro de Atenção Psicossocial (CAPs) AD Infantojuvenil Vida, da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), passa a funcionar em novo endereço, deixando a Rua Dr. José Calumby, no bairro Suíssa, para funcionar na Rua Frei Paulo, 344, no mesmo bairro. A inauguração está marcada para as 8h da manhã. A mudança de endereço foi pensada pela Prefeitura Municipal (PMA) para garantir um melhor atendimento aos usuários. Além disso, o CAPs também passa da modalidade II para III, atendendo no regime de 24h. O local terá oito leitos disponíveis para os usuários que necessitarem de acolhimento noturno.

Forró tranqüilo
A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) estará presente durante os 12 dias do Forró Caju 2016, que começa neste sábado, 18. Equipes da Rede de Urgência e Emergência (Reue), Vigilância Sanitária e do Programa Municipal de DST/Aids estarão a postos durante todos os dias e noites da festa, para atender a comunidade.  A tradicional festa da cidade contará com posto médico avançado, que terá 12 leitos, dois deles de estabilização para pacientes graves e os demais para pacientes de baixo e médio risco. A cada noite, cerca de 20 profissionais devem estar atuando. A equipe é composta por médicos, enfermeiros, auxiliares e técnicos de enfermagem, serviço de apoio supervisão e motoristas.

Prevenção
A equipe do Programa Municipal de DST/Aids e Hepatites Virais também estará presente no Forró Caju. Na Barraca da Prevenção, a estimativa é que sejam distribuídos, durante as 12 noites de festa, 165.600 preservativos, 48 mil géis lubrificantes e 6 mil  preservativos femininos. Seis pessoas estarão trabalhando a cada noite, sempre das 21h às 3h. O trabalho da equipe da Vigilância Sanitária começa mais cedo. Durante o Forró Caju, a cada dia, 20 fiscais estarão se revezando a partir das 14h. A fiscalização começa com a equipe do gelo formada por quatro pessoas. Os demais começam a atuar a partir das 17h até a madrugada, na área periférica e na parte interna da praça onde será realizada a festa.

sexta-feira, 10 de junho de 2016

Coluna Saúde em Dia - Remada da Saúde


Neste domingo, 12, a Prefeitura de Aracaju participa da 1ª Remada da Saúde e Qualidade de Vida promovida pela Faculdade Maurício de Nassau, na Orla Pôr do Sol, no Mosqueiro.  A partir das 7h, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) estará disponibilizando o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) Itinerante que vai realizar testes rápidos para HIV, Sífilis e Hepatites B e C. Durante o evento, também serão ofertados diversos serviços de saúde como: aferição de pressão arterial, exames de glicemia e avaliação nutricional.  A ação deve reunir aproximadamente 250 pessoas entre alunos dos cursos de enfermagem, fisioterapia, radiologia e educação física da faculdade, além dos profissionais de saúde.

Venda suspensa
A comercialização de 35 planos de saúde de oito operadoras foi suspensa pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), a partir desta sexta-feira (10). A medida, que faz parte do monitoramento periódico realizado pela reguladora pelo Programa de Monitoramento da Garantia de Atendimento, foi tomada em função de reclamações relativas à cobertura assistencial, como negativa e demora no atendimento. Se melhorar o serviço prestado e tiver redução do número de reclamações, a operadora pode ter a comercialização liberada no próximo ciclo, daqui a três meses.

Exame de Zika
A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) definiu a incorporação extraordinária de exames para detecção do Zika ao Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde, lista que estabelece a cobertura obrigatória que os planos de saúde devem oferecer aos seus beneficiários. Os exames previstos são o PCR (Polymerase Chain Reaction) para detecção do vírus nos primeiros dias da doença; o teste sorológico IgM, que identifica anticorpos na corrente sanguínea; e o IgG para verificar se a pessoa já teve contato com Zika em algum momento da vida. Os exames deverão ser assegurados para gestantes, bebês filhos de mães com diagnóstico de infecção pelo vírus, bem como aos recém-nascidos com malformação congênita sugestivas de infecção pelo Zika. Com a incorporação desses exames ao rol, a ANS estabeleceu prazo de 30 dias para que operadoras de planos de saúde organizar a rede de atendimento e de laboratórios para oferecer o procedimento.

Rotulagem dos alergênicos
Está acabando o prazo dado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para que a indústria de alimentos se adeque a rotulagem de alergênicos, alimentos que podem causar alergias. A Diretoria Colegiada da agência analisou no início deste mês o pedido apresentado pelo setor de alimentos para prorrogação dos prazos, previstos na resolução RDC 26/2015 e entendeu que não há motivos para extensão além dos 12 meses concedidos ao setor. A norma publicada em 3 de julho de 2015, obriga a indústria a declarar nos rótulos a presença dos principais alimentos que causam alergias. Seu principal o objetivo é informar objetivamente ao consumidor sobre a presença ou traços de alimentos que são comumente associados à alergias alimentares. A iniciativa foi aprovada em 2015 após uma grande mobilização popular de pais e mães que enfrentam dificuldades em identificar quais alimentos seus filhos podem ou não consumir.

Clínica de Radioterapia
Ainda este ano, Sergipe passará a contar com uma nova clínica de radioterapia, a Clinradi, que está sendo construída em Aracaju, com tecnoclogia de ponta e serviços de excelência. Com a conclusão da obra prevista para agosto e a finalização da instalação de equipamentos em outubro, após inaugurada, a clínica ofertará serviços de radioterapia, teleterapia e braquiterapia, com tecnologias de ponta, com capacidade de atendimento de 140 pacientes/mês, somente para a radioterapia. O paciente que precisa de tratamento oncológico, contará com atendimento integral, antes, durante e após o tratamento, contando com uma equipe formada por radioterapeutas, oncologistas, cirurgiões, além de atendimento psicológico, nutricional e odontológico.

sexta-feira, 3 de junho de 2016

Coluna Saúde em Dia - 12 anos Academia da Cidade


A Secretaria Municipal da Saúde (SMS), promove hoje à tarde, uma caminhada em comemoração aos 12 anos do Programa Academia da Cidade. A concentração será na praça do Mini Golf, a partir das 15h. Durante todo o percurso, que seguirá em direção ao Parque da Sementeira, equipes de outros programas da SMS farão intervenções de promoção à saúde. Os alunos dos 24 pólos do programa devem participar da ação que está sendo promovida com o objetivo de motivar a população aracajuana a manter hábitos de vida saudáveis.


Funcionamento do Hemose

O Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose), a partir deste mês de junho, estará adotando um novo regime de funcionamento do serviço de doação de sangue, aos sábados.  A medida tem como finalidade, o melhor aproveitamento das plaquetas, componente do sangue cujo período de validade é de apenas cinco dias. Mais informações através dos telefones: (79)3225-8000, 3225-8039 e 3259-3174. Este mês, funcionará nos dias 18 e 25, das 7h às 11h.


Caravana da Saúde

Dando continuidade às ações que visam ao bem estar da população aracajuana, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), promove hoje mais uma atividade da Caravana Saúde Aracaju. O evento será realizado na feira do conjunto Leite Neto, a partir das 7h. Contando com o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) Itinerante. No dia, será oferecido, à comunidade local, testes rápidos de Hepatite B e C, HIV e sífilis, exames de glicemia e a aferição de pressão arterial.


Entrega de donativos

Com o lema “Ter cuidado é muito importante, mas cuidar é mais ainda”, a Sociedade Sergipana de Anestesiologia do Estado de Sergipe (Saese) e a Cooperativa dos Anestesiologistas de Sergipe (Coopanest-SE) promoveram uma campanha para arrecadar fraldas, roupinhas, lenços, produtos de higiene e de cuidado para ajudar crianças com Microcefalia. A campanha, que contou com a ajuda do GBarbosa, ocorreu de 2 a 17 maio.  Os donativos arrecadados na campanha começaram a ser distribuídos na tarde de quinta-feira, 2, no Hospital Universitário (HU), que conta com uma equipe multidisciplinar para atender bebês com Microcefalia provenientes do interior do estado, e foi finalizada na sexta, no Centro Especializado em Reabilitação (CER II).


Bebês com Microcefalia

Segundo dados do Ministério da Saúde e da Secretaria de Estado da Saúde, atualmente Sergipe tem 195 casos de crianças com Microcefalia. Hoje elas são assistidas com tratamento na Rede de Atenção Especializada (Reae), da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), através do Centro de Especialidades Médicas da Criança e do Adolescente (Cemca) e do Centro Especializado de Reabilitação (CER II) e no Hospital Universitário (HU).

sexta-feira, 27 de maio de 2016

Coluna Saúde em Dia - Caravana da Cidadania

A Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA) promove na próxima terça-feira, 31, a primeira edição do Projeto Caravana da Cidadania. O evento será realizado no Centro de Qualificação e Unidade Produtiva da Fundat, no bairro 17 de Março, e vai reunir equipes de diversas secretarias: Saúde (SMS), Família e da Assistência Social (Semfas), Defesa Social e da Cidadania (Semdec), Meio Ambiente(Sema), Juventude e do Esporte (Sejesp), além daFundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat), Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) e Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT). A caravana acontecerá das 8h às 12h e vai oportunizar o acesso da população carente do bairro a vários serviços e atividades.

Troca de informação
A Agência Nacional de Saúde (Anvisa) e a equipe de pré-qualificação do Departamento de Medicamentos Essenciais e Produtos para a Saúde da Organização Mundial da Saúde (WHO/EMP/PQT) firmaram acordo de confidencialidade que possibilita a troca de  informações não-públicas de ambas as instituições. O interesse em firmar o acordo surgiu orginalmente da cooperação que tem ocorrido entre Anvisa e OMS para avaliação de kits para diagnósticos de Zika. O conhecimento prévio dos dados e procedimentos de pré-qualificação, bem como os requisitos para aprovação de emergências de ensaios laboratoriais, são, para o desempenho da Agência como órgão regulador, informações importantes para o exercício de sua missão institucional.

Academia da Cidade
Em comemoração aos 12 anos do Programa Academia da Cidade, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), irá promover, no dia 4 de junho, uma caminhada com os alunos dos 24 polos do programa para percorrer alguns pontos da cidade, que compreenderá o percurso entre a praça do Mini Golf e o Parque da Sementeira. Durante o evento, outros programas da SMS farão intervenções de promoção à saúde e incentivo à prática de exercícios físicos.

Medicina esportiva
A atuação do médico especialista em grandes eventos esportivos e no acompanhamento a atletas de alto desempenho será debatida no III Fórum de Medicina do Esporte, promovido pelo Conselho Federal de Medicina (CFM), em Brasília, no dia 5 de julho. O evento, a ser realizado na sede da autarquia, terá como primeiro ponto de debate a “Preparação Médica para os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro – Desafios e Oportunidades”, tema do primeiro painel, marcado para começar às 9h30. O expositor será o diretor médico do Comitê dos Jogos Olímpicos do Rio 2016, João Alves Granjeiro Neto. Os debatedores serão o ortopedista do Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia Marcelo Luiz Patrício e o conselheiro federal do CFM Nemésio Tomasella de Oliveira. Mais informações: http://portal.cfm.org.br/

Para idosos
Especialistas e gestores de saúde reunidos esta semana no Rio de Janeiro, discutiram novas formas de prestação e remuneração de serviços em três linhas de atenção prioritárias: cuidado ao idoso, oncologia e odontologia. No encontro, promovido pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), foram apresentados projetos inovadores que estão sendo desenvolvidos para o setor. Os modelos chamam a atenção para a necessidade de mudanças no sistema de cuidado em saúde, que produzam melhores resultados assistenciais e econômico-financeiros e sejam capazes de garantir a qualidade dos serviços e a sustentabilidade da saúde suplementar. Durante o encontro, foi lançado um livro em que é apresentado o projeto “Idoso Bem Cuidado”.

sábado, 21 de maio de 2016

Coluna Saúde em Dia - Saúde na feira



Agora é a vez do bairro Cirurgia receber a Caravana Saúde Aracaju. Neste sábado, 21, a partir das 7h, equipes da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) vão estar no local, ofertando diversos serviços de saúde e fazendo o trabalho educativo e de orientação. Este é mais um projeto da Prefeitura de Aracaju para levar qualidade de vida aos aracajuanos. A estrutura para receber a Caravana será montada na rua Nossa Senhora das Dores, próximo ao Colégio Salesiano.

Doação agendada
Visando facilitar o acesso do doador ao Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose), desde 2013, que a unidade disponibilizou o serviço de agendamento online para doação de sangue individual. A iniciativa visa ampliar o número de voluntários cadastrado ao serviço, que através dessa ferramenta web, pode escolher uma data e horário para realizar sua doação com tranquilidade. De acordo com a gerente da Captação de Doadores, Rozeli Dantas, a doação de sangue individual somente é agendada para o período da tarde. O agendamento pode ser efetuado através do endereço eletrônico: www.hemose.se.gov.br

Saúde suplementar
Cinco estados do Nordeste - Alagoas, Ceará, Paraíba, Sergipe e Maranhão - registraram aumento do número de beneficiários em planos de assistência médica no último ano. Os dados são da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), que divulgou esta semana a Sala de Situação, uma nova ferramenta para consulta às informações do setor.  A maior variação percentual foi obtida pelo Ceará: 4% de aumento, no comparativo de março de 2015 a março de 2016. Este também foi o estado que apresentou maior variação positiva em números absolutos - foram 50,5 mil contratos a mais em relação ao mesmo período do ano passado. Atualmente, o Ceará possui 1.266.565 beneficiários em planos de assistência médica. Alagoas e Sergipe apresentaram variação positiva de 3%, Sergipe de 2% e o Maranhão registrou aumento de 0,2%.

Telemedicina
O I Fórum de Telemedicina do Conselho Federal de Medicina (CFM), que acontecerá no dia 19 de julho, em Brasília (DF), já está com as inscrições abertas. O objetivo principal do evento é fomentar a aproximação e uma maior interface entre a prática médica e os diferentes campos da telemedicina, com especial atenção a segurança e confidencialidade do trânsito de informações pessoais e dados de saúde. Informações no site: www.portalmedico.org.br

Fora mosquito
Acontece neste sábado, no bairro Santo Antônio,  mais uma força tarefa de combate ao Aedes aegypti. Trata-se de um trabalho contínuo da Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), com o objetivo de eliminar focos do mosquito transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya. Cerca de 100 pessoas, entre agentes de endemias e de saúde, vão percorrer as ruas da localidade para visitar casas, terrenos e estabelecimentos comerciais. A concentração será a partir das 7h e o início das atividades às 8h, saindo da Unidade de Saúde da Família (USF) Cândida Alves, localizada na rua São João.