quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Câmara de Aracaju abre as portas para estudantes

Os alunos do Colégio Estadual Professor Arício Fortes, localizada no Bairro América, visitaram a Casa Legislativa Municipal na manhã de quarta-feira, 5/8. A visita faz parte do Projeto Escola que tem como objetivo integrar estudantes e vereadores.

O presidente da Câmara Municipal de Aracaju (CMA), Emmanuel Nascimento (PT) falou da importância dessa participação de escolas nos debates dos vereadores. Emmanuel disse que pretende ampliar o Projeto Escola no sentido de elaborar um material didático com vídeo institucional e apresentações de data show para divulgar o papel dos vereadores e o funcionamento do Legislativo Municipal.

A pedagoga do Colégio, Vânia Maria de Souza acha que esse encontro é bastante saudável e proveitoso, pois os alunos estão em fase de formação e que costumam discutir sobre política de forma geral em sala de aula ou em feiras culturais. Mas aproveitou a oportunidade para dar uma sugestão: "Acho muito válida esse encontro dos estudantes com os vereadores, porém as sessões deveriam ser mais didáticas, para que os alunos possam entender cada procedimento, qual a diferença entre pequeno e grande expediente, por exemplo", concluiu Vânia.

A aluna Isa Letícia aluna do 9° ano do fundamental, ressaltou a necessidade de mais tempo dessa visita, para aprender sobre o funcionamento do Legislativo.

Após a sessão, alunos, professores e os vereadores Emmanuel Nascimento(PT), Robson Viana (PT), Moritos Matos (PDT), Nitinho (DEM), Jailton Santana(PSC), Elber Batalha (PSB), Miriam Ribeiro(PSDB), Simone Goes (PT), Juvêncio de Oliveira(DEM), Dr. Emerson (PT) e Valdir Santos (PT do B), reuniram-se no Gabinete presidencial para mais esclarecimentos do referido projeto.

A maioria dos vereadores presentes falaram da alegria em receber os alunos e que é preciso tirar o estigma que vereador é um ser distante da sociedade.

Jailton Santana, por exemplo, comentou que em seu 1° pronunciamento na Câmara Municipal, solicitou ao presidente uma Câmara itinerante para facilitar o acesso de alunos e sociedade em geral.

Dr. Emerson em sua participação, falou que os jovens precisam criar responsabilidade e aprender a pensar coletivamente para que as reivindicações sejam atendidas.

Nenhum comentário: