quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Crianças precisam de cuidados...e de pediatras


O anúncio de que os pediatras que atuam no Estado pretendem boicotar os planos de saúde já a partir do dia 10 deste mês, me deixa um tanto quanto preocupada. A categoria deve sim buscar suas melhorias, mas não em detrimento do sofrimento dos usuários e neste caso crianças, desde recém-nascidas até a idade da pré-adolescência. Boa parte desse público não sabe nem mesmo dizer direito o que está sentindo.
Digo isso não como pesquisadora, cientista ou outra profissão qualquer que tenha mais convivência e domínio sobre o assunto, mas como mãe. Procuro cuidar bem da minha filha, que hoje tem seis anos, ensinar noções de higiene pessoal e assim ajudá-la a evitar algumas doenças. Mas sou leiga....às vezes ela reclama que a cabeça está doendo e não sei como diagnosticar o que realmente ela está sentindo. E isso também não me cabe, afinal não sou médica.
Para ser médico é preciso, antes de tudo, ter um dom - na minha opinião dado por Deus -, mas me questiono se hoje a Medicina não virou muito mais um negócio lucrativo do que mesmo o médico ter o dom e o prazer de cuidar para que os pacientes não adoençam e curar os enfermos. De pesquisar para saber como curar os males que surgem e assim salvar vidas.
Conheço e convivo com médicos cuja atuação profissional tem a minha admiração, pela garra e coragem (não é fácil você lidar diariamente com a morte, numa verdadeira quebra de braço). A dedicação de alguns, não só à profissão como à luta em defesa da categoria, exige abnegação e compreensão da família. Veja o caso dos obstetras, que a qualquer hora pode ser chamados para fazer um parto e colocar mais uma criança no mundo.´
E é justamente por este ser que precisa mais de atenção e cuidado, que torço que haja um acordo entre planos e pediatras. Vamos aguardar o desenrolar das negociações, com pensamento positivo para que não se chegue ao extremo.

Nenhum comentário: