domingo, 16 de agosto de 2009

Vendendo carne por peixe...ou melhor, pitú por camarão

Veja só o que ocorreu recentemente comigo. Costumo assistir canais variados da TV a cabo. O meu esposo, mais ainda do que eu, adora estar mudando de canal, de um lado para o outro. E foi numa dessa mudanças que ficamos assistindo um programa na National Geographic, falando sobre a culinária brasileira, destacando pratos típicos de cada região do país.
Daqui do Nordeste, como não poderia deixar de ser, foi a famosa e adorada acarajé baiana. E pasmem com a informação que foi passada, por uma instituição de credibilidade no mundo histórico, geográfico e de pesquisa, de que a iguaria era feita de tapioca e levava pitú...isso mesmo, tapicoa e pitú.
Quando ouvi, quase cai para trás...E as informações truncadas não pararam por aí...o carurú virou pururú, imagine!
Daí vem o meu questionamento: se conosco passaram as informações cheias de erros, devem fazer o mesmo em relação a cultura e culinária de outros países, afinal o que impede???
E o que mais me deixou abismada é que todo a matéria foi dublada, não posso dizer se por um brasileiro ou um inglês que fala brasileiro. Prefiro acreditar nessa segunda hipótese, afinal falar ele até pode, mas não é obrigado a conhecer todas as tradições do nosso Brasil. Agora, se foi um brasileiro e gravou isso mesmo assim, é melhor ele rever alguns conceitos éticos, de que a informação deve relatar a verdade dos fatos...Pelo menos é isso que o pvo de bem espera!

Nenhum comentário: