segunda-feira, 10 de agosto de 2009

A polêmica regulamentação da profissão de mototaxista

A regulamentação da profissão de mototaxista nos Estados e Municípios deve ser discutida até a exaustão. A lei, sancionada pelo presidente Lula, pode ser um verdadeiro tiro no pé da União, uma vez que é crescente o número de acidentes envolvendo motos. Em consequência, o número de mortes em acidentes de trânsito envolvendo motos também cresce, quando não, avoluma ainda mais a legião de mutilados e inválidos.
E é nisso que a sanção da lei pode acarretar em mais custos para o Governo Federal, já que nas mortes registradas no trânsito, a família da vítima tem direito a receber o DPVAT. Quando não há mortes, há situações em que o motoqueiro e o carona pode sair mutilado e acaba sendo encostado pela Previdência Social por invalidez e mais uma vez acarreta em custo para a União (e irá pesar, com certeza, no bolso da população em geral, já sufocada por impostos).
A situação dos mototaxistas voltou à discussão na Câmara Municipal de Aracaju.
A sessão especial, sugerida pelo vereador Fábio Mitidieri (PDT), terá como convidado o presidente do Sindicato dos Trabalhadores com Moto do Estado de Sergipe, Guimarães Monteiro Neto. Esta é apenas uma das muitas discussões a serem travadas sobre o tema no Legislativo Municipal. Mas o assunto precisa envolver médico, técnicos em trânsito e a sociedade civil organizada para que no final, vença o consenso, valorizando, antes de tudo a vida.

Nenhum comentário: