terça-feira, 4 de agosto de 2009

Cremese realiza Jornada de Ética Médica

O Conselho Regional de Medicina do Estado de Sergipe (Cremese) realiza de 6 a 8 deste mês, a I Jornada de Ética Médica de Sergipe. O evento, que acontecerá no Hotel Aquarius, contará com a participação do presidente do Conselho Federal de Medicina (CFM), Edson de Oliveira Andrade, além de conselheiros de vários Estados e de Sergipe, bem como médicos e representantes no Ministério Público (MP). A jornada será aberta às 19h do dia 6, com a conferência “O Exercício da Medicina no Brasil: como fazê-lo diante dos desafios éticos?”, a ser proferida pelo presidente do CFM e que terá como secretário o presidente do Cremese, Henrique Batista e Silva.

As discussões serão retomadas às 8h do dia seguinte, com o tema “A Ética no exercício da especialidade médica”, que será abordado por Antônio Gonçalves Pinheiro, conselheiro federal pelo Estado do Pará, e secretariado por Petrônio Gomes, presidente da Sociedade Médica de Sergipe (Somese). Ainda pela manhã, o vice-presidente do CFM, Roberto Luis D’ Ávila, abordará o tema “Competência dos Conselhos Regionais: fiscalização das atividades profissionais perante as pessoas físicas e jurídicas”, que terá como secretária a presidenta da Academia Sergipana de Medicina (ASM), Deborah Pimentel.
Após o intervalo do almoço, os trabalhos serão reiniciados às 15h com a conferência “A implantação da Troca de Informações em Saúde Suplementar –TISS”, cujo expositor será Aloísio Tibiriçá Miranda, conselheiro federal pelo Rio de Janeiro, e o secretário Hamilton Maciel, da ASM. “Processos Éticos Profissionais” será o tema abordado pelo médico Rubens dos Santos Silva, conselheiro federal pelo Rio Grande do Norte, e secretariado pela promotora Miriam Tereza Cardoso Machado.

O presidente do CRM/AL, Emanoel Fortes Silveira Cavalcanti, iniciará as discussões da jornada no dia 8, abordando sobre a “Competência dos Conselhos Regionais: fiscalização das atividades profissionais perante as pessoas físicas e jurídicas”, cujo secretário será o presidente do sindicato dos Médicos de Sergipe (Sindimed), José Menezes. “Sistema Único de Saúde: é possível sem a participação do médico?” será o assunto discutido logo em seguida, tendo como expositor O conselheiro federal por Minas Gerais, Geraldo Luis Moreira Guedes. Caberá ao conselheiro federal pelo Amapá, Dardeg de Souza Aleixo, expor sobre “A Ética na Pericia Médica”, último tema do evento, que está previsto para ser encerrado ao meio-dia.

Coletiva
No dia da abertura da jornada, às 8h30, o presidente do Conselho Federal de Medicina (CFM), Edson de Oliveira Andrade, concederá entrevista coletiva no auditório do Cremese, sobre Ética Médica

Nenhum comentário: