sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Coluna Saúde em Dia

Reajuste planos de saúde I

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) determinou o índice máximo a ser aplicado aos contratos de planos de assistência médica individuais antigos - aqueles celebrados antes da entrada em vigor da Lei n.º 9.656/98 - pelas cinco operadoras que possuem Termos de Compromisso (TC) sobre cláusulas de reajuste. São três seguradoras especializadas em saúde e duas operadoras de medicina de grupo. O universo de beneficiários atingidos por esses índices corresponde a 1,06% do total deles na saúde suplementar no Brasil.

Reajuste planos de saúde II

As operadoras de medicina de grupo - Amil Assistência Médica Internacional e Golden Cross - foram autorizadas a reajustarem seus contratos em até 7,30%. As seguradoras especializadas em saúde - Sul América, Bradesco Saúde e Itaúseg Saúde - poderão aplicar um índice de até 10,91%. O reajuste está autorizado para aplicação, a partir de julho de 2010, aos contratos com data de aniversário entre junho de 2010 e maio de 2011 para a operadora Amil, e entre julho de 2010 e junho de 2011 para as demais, não podendo haver cobrança retroativa ao período anterior a julho de 2010. Além disso, deve ser respeitado o princípio da anualidade dos contratos.

Capacitação

O ambulatório do Centro de Hemoterapia de Sergipe - Hemose iniciou os preparativos para uma capacitação destinada aos profissionais do Programa Saúde de Família - PSF dos municípios sergipanos. O curso terá como objetivo fornecer mais informações sobre o diagnóstico e o tratamento da Doença de Falciforme. O trabalho dará continuidade ao simpósio referente a doença, realizado no mês passado pelo Hemose, com a participação de diversos profissionais da área da saúde em especial do serviço de Atenção Básica.

Aleitamento materno

Durante esta semana, as Unidades de Saúde da Família (USF) de Aracaju estão promovendo atividades de educação em Saúde para estimular as mulheres a amamentarem seus filhos. Na terça, no bairro Lamarão, a USF Carlos Hardman com apoio da comunidade mobilizou mais de 200 usuários, dentre eles as gestantes cadastradas. A programação especial marca a Semana Mundial de Aleitamento Materno em Aracaju, comemorada de 2 a 8 de agosto. Ontem à tarde, atividade semelhante acontece na USF Eunice Barbosa, localizada na rua Beira Rio, no bairro Coqueiral. A USF apresentou o vídeo “Amamentação muito mais do que alimentar a criança”, debateu sobre o tema e realizou sorteio de brindes entre servidores e comunidade.

Semana da Saúde

A partir da próxima segunda-feira, os usuários da Unimed Sergipe terão a oportunidade de participar da Semana da Saúde de agosto. O tema abordado será “Alcoolismo e Tabagismo”. Na ocasião, a equipe do Serviço de Medicina Preventiva da Cooperativa (Sempre) irá distribuir folhetos informativos sobre a temática, aferir pressão e realizar busca ativa de outras patologias. A Semana da Saúde acontece das 7 às 10h no Centro de Fisioterapia, situado na rua Alcides Leite – nº 221, e na Unidade Diagnóstico I, localizada na rua Campo do Brito - n° 1038.

Laboratório Top

No último dia 28, a Rede Primavera, através da clínica Diagnose, foi contemplada com o Top Correio 2010, premiação do Jornal Correio de Sergipe que aponta as melhores marcas (de vários segmentos) eleitas através de pesquisa feita junto aos consumidores sergipanos. No segmento da saúde, a Diagnose foi premiada por ser a marca de Laboratório Particular mais lembrada pelo público.

Gravidez precoce

O projeto de Lei nº 39/2010, de autoria da vereadora Simone Gois, foi aprovado ontem pelo plenário da Câmara Municipal de Aracaju (CMA), em segunda discussão. A propositura autoriza o Poder Executivo a instituir o Programa de Orientação em Saúde e Atendimento Social à Gravidez Precoce e Juvenil. Hoje o PL será submetido mais uma vez ao plenário, em terceira votação.

Adoçantes e açúcar no sangue

Uma matéria publicada no New York Times revela que a maioria dos adoçantes artificiais – sacarina, aspartame e sucralose, por exemplo – oferece a doçura do açúcar, mas sem as calorias. Eles não contêm carboidratos e, portanto, não produzem nenhum efeito sobre o nível de açúcar no sangue. No entanto, esses adoçantes às vezes estão presentes em produtos “sem açúcar” como outro substituto do açúcar, o álcool de açúcar. Embora os alcoóis de açúcar forneçam menos calorias do que o açúcar comum – em geral cerca de 1,5 a 3 calorias por grama, em comparação a 4 calorias por grama de açúcar – eles ainda podem aumentar levemente o nível de açúcar no sangue.

Esta coluna é publicada toda quinta-feira, no Jornal do Dia.

Nenhum comentário: