quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Coluna Saúde em Dia

Pesquisa em Oncologia

Os protocolos de pesquisa têm se multiplicado no Centro de Pesquisa – Onco Hematos. Todos os estudos passam por um rigoroso controle internacional de seleção e são submetidos aos comitês de ética nacional e local. O Centro conta ainda com a enfermeira Kátia Vivório na coordenação e os médicos Adolfo Scherr, André Peixoto e Nivaldo Vieira como investigadores. "É a possibilidade crescente de trazer tratamento de vanguarda aos pacientes sergipanos", assegura Nivaldo Vieira, investigador principal do Centro. O próximo estudo previsto será discutido em Buenos Aires, nos dias 1 a 4 de setembro. Na capital argentina, os investigadores explorarão novas indicações para as drogas alvo-moleculares nos pacientes portadores de câncer de mama.

IGB e AMAD

O cuidado com a saúde reuniu o Instituto GBarbosa (IGB) e a Associação de Membros e Amigos dos Diabéticos do Estado de Sergipe (AMAD) numa pareceria em prol da ?Vida Saudável?. Equipes da associação montam um posto de atendimento dentro dos supermercados onde oferecem os serviços de aferição de pressão arterial, distribuição de preservativos e palestras de conscientização sobre diabetes e doenças sexualmente transmissíveis (DSTs). Colaboradores, clientes e a comunidade são atendidos gratuitamente. O GBarbosa Mercado será a próxima loja a receber o posto de atendimento, no dia 27, durante manhã e tarde. E em setembro novas ações serão promovidas pela parceria.

Tratamento de drogados I

Serviço oferecido pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) desde junho deste ano, o Disque-Saúde (0800-282-2822) tem orientado famílias e usuários de drogas que procuram tratamento. A iniciativa integra o Plano Estadual de Enfrentamento ao Crack e outras Drogas, que engloba, além da SES, outras secretarias como Segurança Pública (SSP) e Inclusão, Assistência e Desenvolvimento Social (Seides). Nos dois primeiros meses de funcionamento do serviço, que opera 24 horas, foram recebidas 54 ligações, a maioria delas de pessoas que necessitam de encaminhamento para tratamento.

Tratamento de drogados II

Os usuários de drogas que buscam o serviço, geralmente, são encaminhados aos Centros de Atenção Psicossocial. Nessas unidades, não só os usuários, como também as famílias recebem o devido apoio. Outros locais para onde podem ser encaminhados são os leitos psiquiátricos dos hospitais gerais, para desintoxicação, ou a Fazenda Esperança em Lagarto ou Gararu.

De volta do doutorado na USP

Tendo cumprido a parte mais árdua de seu doutorado na USP de Ribeirão Preto, o oncologista Nivaldo Vieira, diretor técnico da Clínica Onco Hematos, voltou a morar na cidade de Aracaju. Durante o ano de 2009 e o primeiro semestre de 2010, ele teve que aliar a sua agenda de consultório em Aracaju, com viagens a Congressos no Brasil e exterior, com todas as obrigações do doutorado na USP. Agora, já tendo passado a fase mais empenhativa, voltou a residir em Aracaju para poder dedicar-se mais a seus pacientes e ao Centro de Pesquisa Onco Hematos. A previsão é de conclusão da tese até o meio de 2011.

Residência Médica

A Federação Nacional dos Médicos (Fenam), a Comissão Nacional de Residência Médica, Associação Médica Brasileira (AMB) e o Conselho Federal de Medicina (CFM) promovem, nos dias 2 e 3 de setembro, na sede da Associação Médica de Brasília (DF), o Fórum de Revisão dos Conteúdos dos Programas de Residência Médica. O objetivo do evento é atualizar e adequar os conteúdos dos programas de residência, considerando conhecimentos, habilidades, atitudes, programação teórica e prática detalhada, recursos humanos necessários (preceptoria), infraestrutura essencial para desenvolvimento do programa (instalações e equipamentos), e procedimentos de avaliação do médico residente.

Top of mind entre


A ABA (Associação Brasileira de Anunciantes) realizou, em parceria com a Top Brands Consultoria e Gestão de Marcas, a sexta edição de uma pesquisa que avalia a força das marcas baseada na lembrança e fidelidade do consumidor, em diversas categorias. A Unimed foi, por mais uma vez, a marca de Plano de Saúde com maior índice de top of mind, segundo a Pesquisa ABA/Top Brands 2010. Na pesquisa, 26% dos entrevistados apontaram a Cooperativa Médica em primeiro lugar na categoria Plano de Saúde. O estudo foi feito com base em 1.860 entrevistas por telefone realizadas nas cidades de São Paulo, Porto Alegre, Curitiba, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Recife, Salvador e Distrito Federal, que entrou pela primeira vez na pesquisa.


Esta coluna é publicada toda quinta-feira, no Jornal do Dia.


Nenhum comentário: